Buscar

Assinale a alternativa CORRETA: a) Todas as alternativas estão corretas. b) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. c) Apenas as alternativ...

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
( ) O Estado moderno absolutista, enquanto mecanismo de poder econômico ligado aos interesses mercantis da burguesia, na fase de transição do feudalismo ao capitalismo, rompeu com os privilégios da nobreza feudal e da Igreja católica.
( ) Os 'valores' e 'forças' referenciados no texto acima dizem respeito aos valores e forças do feudalismo que, no início da Idade Moderna, ainda não haviam sido totalmente destruídos.
( ) Para a concentração dos poderes nas mãos do rei, pressuposto necessário à formação dos Estados Nacionais, além da aliança rei/burguesia, a tese do 'direito divino', de Thomas Hobbes, serviu de base teórica para justificar a existência do Estado Absolutista.
( ) A autoridade monárquica e a formação dos Estados Nacionais, no início da Idade Moderna, foram favorecidas pelo crescente poder dos senhores feudais em seus burgos e pelo poder temporal e espiritual da igreja e dos papas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. Justificativa: 1) O Estado moderno absolutista, enquanto mecanismo de poder econômico ligado aos interesses mercantis da burguesia, na fase de transição do feudalismo ao capitalismo, rompeu com os privilégios da nobreza feudal e da Igreja católica. (Correta) 2) Os 'valores' e 'forças' referenciados no texto acima dizem respeito aos valores e forças do feudalismo que, no início da Idade Moderna, ainda não haviam sido totalmente destruídos. (Correta) 3) Para a concentração dos poderes nas mãos do rei, pressuposto necessário à formação dos Estados Nacionais, além da aliança rei/burguesia, a tese do 'direito divino', de Thomas Hobbes, serviu de base teórica para justificar a existência do Estado Absolutista. (Correta) 4) A autoridade monárquica e a formação dos Estados Nacionais, no início da Idade Moderna, foram favorecidas pelo crescente poder dos senhores feudais em seus burgos e pelo poder temporal e espiritual da igreja e dos papas. (Incorreta)

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina