Buscar

Cite e explique duas características da economia brasileira que ajudam a entender a permanência multissecular da exclusão social entre nós. A econo...

Cite e explique duas características da economia brasileira que ajudam a entender a permanência multissecular da exclusão social entre nós.
A economia brasileira foi baseada na monocultura de exportação, o que gerou uma grande dependência em relação aos mercados externos e uma concentração de renda nas mãos dos grandes proprietários de terra e comerciantes.
A escravidão foi uma das principais bases da economia brasileira, o que gerou uma exclusão social e racial que se perpetuou ao longo dos séculos, mesmo após a abolição da escravatura.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A permanência multissecular da exclusão social no Brasil pode ser explicada por diversas características da economia brasileira. Duas delas são: 1. Monocultura de exportação: A economia brasileira foi baseada na monocultura de exportação, o que gerou uma grande dependência em relação aos mercados externos e uma concentração de renda nas mãos dos grandes proprietários de terra e comerciantes. Essa dependência fez com que o país se tornasse vulnerável às flutuações do mercado internacional, o que afetou diretamente a economia e a população brasileira. Além disso, a concentração de renda gerou uma desigualdade social que se perpetua até hoje. 2. Escravidão: A escravidão foi uma das principais bases da economia brasileira, o que gerou uma exclusão social e racial que se perpetuou ao longo dos séculos, mesmo após a abolição da escravatura. A escravidão foi responsável pela exploração de mão de obra barata e pela concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. Essa exclusão social e racial se reflete até hoje na desigualdade de oportunidades e na concentração de renda nas mãos de poucos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais