Buscar

Portugal no contexto dos Grandes Descobrimentos apresentava elementos medievais e modernos que conduziram a um tipo peculiar de colonização. No Bra...

Portugal no contexto dos Grandes Descobrimentos apresentava elementos medievais e modernos que conduziram a um tipo peculiar de colonização. No Brasil, heranças portuguesas mesclaram-se àquelas provenientes da presença indígena e africana, conduzindo a um tipo específico de formação social. Baseando-se nessas considerações, assinale a alternativa correta de acordo com as afirmativas abaixo:
I. No imaginário português, o mar apresentava-se como a morada de seres lendários e míticos; condição de purgatório ou paraíso para aqueles que o atravessavam. Paralelamente, a nação portuguesa apresentava-se como o símbolo da possibilidade de dominar o mar, ao criar um grande império comercial e sacralizá-lo através da disseminação do Cristianismo.
II. A expansão colonial reforçou a velha prática medieval em Portugal de distribuição de privilégios para a nobreza, fortalecendo seu parasitismo. No Brasil, tal prática realizava-se pela distribuição de cargos político-burocráticos, além de sesmarias, gerando as bases para a constituição de uma elite colonial.
III. A ordem jurídica da sociedade portuguesa era a estamental, classificando os indivíduos entre nobreza, clero e povo. No Brasil, não havia diversificação na hierarquia social. O único critério de divisão social baseava-se no estatuto jurídico: homens livres X cativos.

I
II
III
a) Todas estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) Nenhuma está correta.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Somente I e II estão corretas. Justificativa: I. No imaginário português, o mar apresentava-se como a morada de seres lendários e míticos; condição de purgatório ou paraíso para aqueles que o atravessavam. Paralelamente, a nação portuguesa apresentava-se como o símbolo da possibilidade de dominar o mar, ao criar um grande império comercial e sacralizá-lo através da disseminação do Cristianismo. (CORRETA) II. A expansão colonial reforçou a velha prática medieval em Portugal de distribuição de privilégios para a nobreza, fortalecendo seu parasitismo. No Brasil, tal prática realizava-se pela distribuição de cargos político-burocráticos, além de sesmarias, gerando as bases para a constituição de uma elite colonial. (CORRETA) III. A ordem jurídica da sociedade portuguesa era a estamental, classificando os indivíduos entre nobreza, clero e povo. No Brasil, não havia diversificação na hierarquia social. O único critério de divisão social baseava-se no estatuto jurídico: homens livres X cativos. (INCORRETA)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais