Buscar

Q19 – C Justificativa. Letra A errada - Art. 412, CC (“O valor da cominação imposta na cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal....

Q19 – C

Justificativa.

Letra A errada - Art. 412, CC (“O valor da cominação imposta na cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal.”) A cláusula penal não pode ter valor excedente ao da obrigação principal.

Letra B errada - Art. 408, CC (“Incorre de pleno direito o devedor na cláusula penal, desde que, culposamente, deixe de cumprir a obrigação ou se constitua em mora”) Se estiver isento de culpa, não incide a penalidade

Letra C correta - Art. 408, CC (“ Incorre de pleno direito o devedor na cláusula penal, desde que, culposamente, deixe de cumprir a obrigação ou se constitua em mora”)

Letra D errada - Art. 416, CC (“Para exigir a pena convencional, não é necessário que o credor alegue prejuízo. Parágrafo único. Ainda que o prejuízo exceda ao previsto na cláusula penal, não pode o credor exigir indenização suplementar se assim não foi convencionado. Se o tiver sido, a pena vale como mínimo da indenização, competindo ao credor provar o prejuízo excedente.”)

Letra E errada - Art. 414, CC (“Sendo indivisível a obrigação, todos os devedores, caindo em falta um deles, incorrerão na pena; mas esta só se poderá demandar integralmente do culpado, respondendo cada um dos outros somente pela sua quota. Parágrafo único. Aos não culpados fica reservada a ação regressiva contra aquele que deu causa à aplicação da pena.”)


a) Valor da cláusula penal
b) Incidência da cláusula penal
c) Culpa do devedor para incidência da cláusula penal
d) Exigência de prejuízo para incidência da cláusula penal
e) Responsabilidade dos devedores

Essa pergunta também está no material:

Obrigações - Questões Adimplemento-Extinção-Inadiplemento Gabarito Comentado
15 pág.

Direito Civil II Universidade Federal da Grande DouradosUniversidade Federal da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C, que afirma que a culpa do devedor é necessária para a incidência da cláusula penal, conforme o Art. 408 do Código Civil. As demais alternativas estão incorretas, pois o valor da cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal (Art. 412), a incidência da cláusula penal ocorre de pleno direito quando o devedor é culpado (Art. 408), não é necessário alegar prejuízo para exigir a pena convencional (Art. 416) e, em caso de obrigação indivisível, todos os devedores incorrem na pena, mas somente o culpado pode ser demandado integralmente (Art. 414).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais