Buscar

2)Explique a existência de pelo menos três mundos num só. A fábula, a perversidade e a possibilidade apresentada por Milton Santos. A globalização...

2)Explique a existência de pelo menos três mundos num só. A fábula, a perversidade e a possibilidade apresentada por Milton Santos.

A globalização que vivenciamos nos dias atuais se apresenta em três faces distintas: fábula (a globalização como ela se mostra), perversidade (como ela realmente é) e possibilidade (a globalização como oportunidade).
A globalização como fábula quer mostrar o mundo cada vez mais integrado e conectado, onde as notícias seriam instantâneas e cada indivíduo teria acesso ao mundo todo a partir da livre circulação de pessoas, informações, serviços e capital.
Porém, ao analisar a realidade, percebe-se que os benefícios da globalização não chegaram a todos os lugares.
A desigualdade se torna cada vez maior e o mundo é diretamente submetido aos donos dos meios de informação e as empresas transnacionais, configurando assim a globalização por perversidade.
A globalização como possibilidade busca alcançar meios alternativos de tornar essa globalização perversa, mais humana e justa, a partir dos próprios avanços advindos da globalização.
Como por exemplo, na valorização das culturas individuas (se contrapondo a ocidentalização e homogeinização do mundo), organização de fontes alternativas de informação (contraposição às agencias globais) e movimentos como o “slow food”, que é um contraponto aos “fast foods”,símbolo do capitalismo e da velocidade.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito do Exercícios para PF de geo
3 pág.

Comunicação Social e Jornalismo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Milton Santos, geógrafo brasileiro, apresenta a ideia de que a globalização se apresenta em três faces distintas: fábula, perversidade e possibilidade. A globalização como fábula é a forma como ela se mostra, como um mundo cada vez mais integrado e conectado, onde as notícias seriam instantâneas e cada indivíduo teria acesso ao mundo todo a partir da livre circulação de pessoas, informações, serviços e capital. Porém, ao analisar a realidade, percebe-se que os benefícios da globalização não chegaram a todos os lugares, configurando assim a globalização por perversidade. A desigualdade se torna cada vez maior e o mundo é diretamente submetido aos donos dos meios de informação e as empresas transnacionais. A globalização como possibilidade busca alcançar meios alternativos de tornar essa globalização perversa, mais humana e justa, a partir dos próprios avanços advindos da globalização, como a valorização das culturas individuais, organização de fontes alternativas de informação e movimentos como o “slow food”, que é um contraponto aos “fast foods”, símbolo do capitalismo e da velocidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais