Buscar

Um gás ideal passa por processos termodinâmicos mostrados no diagrama abaixo. a. Calcule o trabalho em cada processo. b. Qual é a variação da energ...

Um gás ideal passa por processos termodinâmicos mostrados no diagrama abaixo. a. Calcule o trabalho em cada processo. b. Qual é a variação da energia interna, quando o gás vai do estado A para B, seguindo o caminho 1 – 2, sabendo que o sistema recebe 1200 J de calor em 1 e cede 400 J em 2?. c. Qual é a quantidade de calor envolvida no processo 3, sabendo que o processo 4 é adiabático?
a. Calcule o trabalho em cada processo.
b. Qual é a variação da energia interna, quando o gás vai do estado A para B, seguindo o caminho 1 – 2, sabendo que o sistema recebe 1200 J de calor em 1 e cede 400 J em 2?.
c. Qual é a quantidade de calor envolvida no processo 3, sabendo que o processo 4 é adiabático?
Um processo isotérmico é aquele que acontece sem variação na temperatura.
Um processo isobárico é aquele que acontece à pressão constante.
Um processo isocórico é aquele em que não há realização de trabalho.
Um processo adiabático é caracterizado por não haver trocas de calor entre o ambiente e o sistema.
Todas as máquinas térmicas absorvem calor de uma fonte com uma temperatura relativamente alta (TQ), realizam algum trabalho mecânico (W) e rejeitam algum calor a uma temperatura mais baixa (TF).

Essa pergunta também está no material:

Fisica Termodinâmica Ondas e Ótica
167 pág.

Física II Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a. Para calcular o trabalho em cada processo, é necessário calcular a área sob a curva em cada processo no diagrama PV. - No processo 1-2, a área é um trapézio, então o trabalho é: W = (b + a) * h / 2 = (0,4 + 1,2) * 2 / 2 = 1,2 J - No processo 2-3, a área é um retângulo, então o trabalho é: W = b * h = 1,2 * 2 = 2,4 J - No processo 3-4, a área é um triângulo, então o trabalho é: W = b * h / 2 = 0,4 * 2 / 2 = 0,4 J - No processo 4-1, a área é um retângulo, então o trabalho é: W = b * h = 0,8 * 2 = 1,6 J b. Para calcular a variação da energia interna, é necessário usar a primeira lei da termodinâmica: ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna, Q é o calor e W é o trabalho. - No caminho 1-2, o calor é Q = 1200 J e o trabalho é W = 1,2 J, então ΔU = Q - W = 1200 - 1,2 = 1198,8 J - No caminho 2-3, como é um processo isotérmico, não há variação na energia interna, então ΔU = 0 - No caminho 3-4, como é um processo adiabático, não há troca de calor, então ΔU = -W = -0,4 J - No caminho 4-1, como é um processo isobárico, a variação da energia interna é ΔU = Q - W = -400 - 1,6 = -401,6 J - A variação total da energia interna é a soma das variações em cada caminho: ΔU = 1198,8 + 0 - 0,4 - 401,6 = 796,8 J c. Como o processo 4 é adiabático, não há troca de calor, então Q3 = -ΔU = -796,8 J.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando