Logo Passei Direto
Buscar
Oficialmente, os lixões não deveriam existir, pois a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou o seu fechamento até 2014. Porém, muitos municípios brasileiros ainda têm lixões ativos. Sobre esse tema, suas definições e particularidades, escolha a alternativa correta:

C. A presença do lixo orgânico agrava o impacto socioeconômico do lixão, pela falta de renda e posses dos catadores, que vivem à margem da sociedade e dos serviços de saúde.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando a afirmação apresentada na alternativa C, podemos observar que ela aborda a questão do lixo orgânico e seu impacto socioeconômico nos catadores que trabalham em lixões. A presença de lixo orgânico realmente pode agravar as condições de trabalho e de vida dos catadores, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras e falta de acesso a serviços básicos, como saúde. Portanto, a alternativa C é correta ao destacar como a presença do lixo orgânico afeta negativamente a situação dos catadores e a realidade socioeconômica em que vivem. A resposta correta é: C. A presença do lixo orgânico agrava o impacto socioeconômico do lixão, pela falta de renda e posses dos catadores, que vivem à margem da sociedade e dos serviços de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa C está incorreta. A presença do lixo orgânico pode ser prejudicial ao meio ambiente, mas não é o fator que agrava o impacto socioeconômico do lixão. O impacto socioeconômico é causado pela falta de infraestrutura adequada para o tratamento de resíduos sólidos, o que leva à contaminação do solo, da água e do ar, além de afetar a saúde dos catadores e da população local. A presença de lixo orgânico pode até mesmo ser uma oportunidade para a geração de renda e trabalho para os catadores, por meio da compostagem e reciclagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa CORRETA:
I - A energia hidrelétrica é a energia elétrica obtida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado, é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
II - Por ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica está isenta de impactos ambientais e sociais.
III - Normalmente, as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, o que diminui os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.
IV - Apesar de ser uma fonte limpa de energia, a construção de usinas hidrelétricas pode causar impactos ambientais e sociais, como a inundação de áreas e o deslocamento de comunidades.

4. Considere o texto abaixo:
O princípio da _____ se refere às práticas que evitam intervenções que possam causar danos ambientais, enquanto o princípio da _____ se refere a impedir ações prejudiciais ao meio ambiente.
I. Prevenção – Precaução.
II. Precaução – Prevenção.
III. Desenvolvimento – Sustentabilidade.
IV. Conservação – Preservação.
V. Educação – Conscientização.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

B. Prevenção – Precaução.

Indique a alternativa INCORRETA.
E.
As afirmativas II e IV.

I. A educação ambiental é um processo contínuo e permanente que deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo.
II. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, multidisciplinar e transversal.
III. A educação ambiental deve ser desenvolvida apenas em escolas e universidades, não sendo necessária em outros espaços educativos.
IV. A sensibilização da coletividade pode ser alcançada somente com a educação formal.

Sobre o conceito de educação ambiental definido na Política Nacional de Educação Ambiental, é CORRETO afirmar:

A. A educação ambiental é um processo contínuo e permanente que deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo.
B. A construção de valores voltados à conservação da natureza é um objetivo da educação ambiental.
C. A educação ambiental deve ser desenvolvida apenas em escolas e universidades, não sendo necessária em outros espaços educativos.
D. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa isolada, sem conexão com outras áreas do conhecimento.

Considerando o histórico da educação ambiental, é INCORRETO afirmar:

A. A Conferência de Tbilisi, realizada em 1977, é considerada um marco na história da educação ambiental.
B. A educação ambiental surgiu como uma resposta aos problemas ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento econômico adotado no pós-guerra.
C. A Primeira Conferência sobre Educação Ambiental, que ocorreu na Geórgia em 1977, não teve representatividade para a evolução dessa temática.
D. A educação ambiental tem como objetivo formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Considerando os conceitos estudados nesta Unidade de Aprendizagem, assinale a afirmativa que NÃO corresponde às conexões entre a gestão ambiental e a educação ambiental.

A. A gestão ambiental deve ser orientada pelos princípios da sustentabilidade e da precaução.
B. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, multidisciplinar e transversal.
C. Os conceitos ecopedagógicos não estão relacionados com os conceitos pedagógicos da educação ambiental.
D. A gestão ambiental deve ser desenvolvida de forma participativa, envolvendo a sociedade civil e os setores público e privado.

Mais conteúdos dessa disciplina