Buscar

Na mineração, tem havido grande pressão da sociedade para que haja o desenvolvimento de tecnologias de ponta, a fim de diminuir os impactos socioec...

Na mineração, tem havido grande pressão da sociedade para que haja o desenvolvimento de tecnologias de ponta, a fim de diminuir os impactos socioeconômico e ambiental nos locais de instalação. Sobre a mineração sustentável no Brasil, assinale a alternativa correta: Questão 1Escolha uma opção: a. A mineração sustentável já é uma realidade na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento; no entanto, o Brasil ainda está "engatinhando" para essa fase da mineração. b. O Brasil fica atrás na produção mundial de ferro, pois não tem tecnologia suficiente para a sua exploração a fim de atender à demanda que o mercado mundial exige. c. Certificados como os impostos para a venda e a comercialização de diamantes, além de aumentarem o preço do mineral, incentivam o comércio e a exploração ilegal deste. d. As leis brasileiras, apesar de não exigirem um plano de impacto ambiental pelas mineradoras, o fazem em razão de exportações que exigem o cumprimento dessa etapa. e. O Brasil tem pouca importância na economia global de produtos oriundos da mineração e, por isso, não tem uma lei ambiental mais rígida. Isso se deve ao falto de haver pouca degradação por parte da mineração em solo brasileiro.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: As leis brasileiras, apesar de não exigirem um plano de impacto ambiental pelas mineradoras, o fazem em razão de exportações que exigem o cumprimento dessa etapa. Embora a mineração sustentável ainda não seja uma realidade em muitos países, incluindo o Brasil, o país tem leis que exigem um plano de impacto ambiental pelas mineradoras, mesmo que não seja uma exigência geral. Além disso, o Brasil é um grande produtor de minério de ferro e tem uma lei ambiental rígida para proteger o meio ambiente.

0
Dislike0
User badge image

Nágila Rocha

O Brasil segue a linha mundial no desenvolvimento de tecnologias e preservação ambiental, principalmente por ser um dos principais exportadores de bens minerais (como ferro), o que é imposto pelas instituições financeiras e pelas empresas que adquirem seus produtos. Além disso, a sociedade tem exigido mais sobre a preservação ambiental, e as leis brasileiras para preservação, planejamento de fechamento de mina e monitoramento de possíveis poluições causadas pela instalação da mina (estudo de impacto ambiental) são rígidas e passam pela fiscalização de órgãos ambientais e minerário responsáveis na região. Assim, pode-se dizer que o Brasil já apresenta mineração sustentável, principalmente no que diz respeito às grandes minerações, mas que ainda está "engatinhando" para essa fase da mineração. Certificados de venda e comercialização de determinados bens minerais, como o certificado Kimberley para diamantes, são utilizados para que não se alimente a exploração ilegal do bem mineral, principalmente em locais onde não há infraestrutura nem boa fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, como o que ocorreu na África.

0
Dislike0
User badge image

Nágila Rocha

Resposta correta: A)A mineração sustentável já é uma realidade na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento; no entanto, o Brasil ainda está "engatinhando" para essa fase da mineração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais