Buscar

Um paciente comparece a uma Unidade de Pronto Atendimento relatando apresentar quadro febril persistente há alguns dias. Diante da suspeita de infe...

Um paciente comparece a uma Unidade de Pronto Atendimento relatando apresentar quadro febril persistente há alguns dias. Diante da suspeita de infecção por arbovírus, foram realizados exames laboratoriais que poderiam auxiliar o diagnóstico e o tratamento do paciente. Considerando esse caso clínico, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O hemograma, caso apresente resultado de leucocitose com desvio à esquerda e níveis normais de monócitos, confirmará a infecção viral do paciente.
II. A investigação sorológica, o isolamento viral, o PCR e a imuno-histoquímica, quando possíveis, podem ser somados aos achados epidemiológicos e clínico-laboratoriais para o diagnóstico de arboviroses.
III. O ácido acetilsalicílico (AAS), por agir como analgésico e antipirético no tratamento sintomático, poderá ser prescrito pelo farmacêutico para esse paciente.
IV. Os parâmetros laboratoriais, como contagem de plaquetas, velocidade de hemossedimentação (VHS) e coagulograma, são úteis para acompanhar a gravidade do quadro de arbovirose.
É correto apenas o que se afirma em
A I e II.
B II e IV.
C III e IV.
D I, II e III.
E I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

2023_PV_farmacia_super_ampliada
66 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e IV. Justificativa: I. O hemograma não é suficiente para confirmar a infecção viral do paciente, pois pode haver outras causas para a leucocitose com desvio à esquerda e níveis normais de monócitos. II. A investigação sorológica, o isolamento viral, o PCR e a imuno-histoquímica são exames importantes para o diagnóstico de arboviroses, juntamente com os achados epidemiológicos e clínico-laboratoriais. III. O ácido acetilsalicílico (AAS) não é indicado para o tratamento de arboviroses, pois pode aumentar o risco de sangramento. IV. Os parâmetros laboratoriais, como contagem de plaquetas, velocidade de hemossedimentação (VHS) e coagulograma, são úteis para acompanhar a gravidade do quadro de arboviroses.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina