Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
A compreensão crítica dos conceitos básicos de uma disciplina é o primeiro passo quando se propõe a estudar uma determinada disciplina. Isso se aplica também ao estudo da Hermenêutica. Deste modo, nossa primeira tarefa é nos familiarizarmos com a terminologia do campo e sua aplicação na análise que este se empenha em fazer. Descreva o que é a interpretação, a exegese e a heurística.
* A interpretação é um termo amplo, visto que seu objeto abrange qualquer comunicação, seja ela oral, escrita, gestual ou simbólica.
* Heurística consiste em desenvolver técnicas ou princípios que auxiliam na interpretação textual.
* O conceito de exegese implica extrair o significado de um texto, buscando explicar, interpretar, contar, relatar, descrever o seu significado.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Interpretação é o processo de compreender e atribuir significado a uma mensagem, seja ela oral, escrita, gestual ou simbólica. A exegese é uma técnica de interpretação textual que busca extrair o significado de um texto, explicando, interpretando, contando, relatando ou descrevendo seu significado. A heurística, por sua vez, consiste em desenvolver técnicas ou princípios que auxiliam na interpretação textual, permitindo que o leitor possa compreender melhor o texto e extrair dele o máximo de informações possíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ontologia é a ciência que procura responder às questões relativas ao ser. O ser nada mais é do que tudo o que podemos dizer ou pensar. Diante das muitas indagações relativas ao ser, foram elaborados três tipos de respostas: a ontologia das ideias, a ontologia da substância e a ontologia do devir. Sobre essas três formas de resposta oferecidas pela ontologia, disserte sobre a principal característica de cada uma.
A ontologia da ideia é proveniente de Parmênides e define o ser como absoluto, completo em si mesmo, não tem falta de nada e nem excede, ele é e não há possibilidade de negar, pois com a negação do ser o mesmo deixaria de existir. Nesse sentido, o ser é expresso no pensamento.
A ontologia da substância provém de Aristóteles e defende a ideia de que não podemos conhecer o ser em si, mas nosso conhecimento resume-se a conhecer a substância do ser, pelo fato de ser impossível conhecer o UNO, mas o ser está expresso nas coisas.
A ontologia do devir teve origem em Heráclito, a resposta apresentada por esta corrente é que as coisas estão em constante mudança. Nesse sentido, a essência e a matéria são permanentes, mas o ser é expresso na mudança.

Mais conteúdos dessa disciplina