Buscar

“Sobrevivente do atentado de Bruxelas opta por eutanásia após depressão Uma sobrevivente do ataque terrorista no aeroporto de Bruxelas em 2016 opto...

“Sobrevivente do atentado de Bruxelas opta por eutanásia após depressão Uma sobrevivente do ataque terrorista no aeroporto de Bruxelas em 2016 optou por fazer uma eutanásia após seis anos de sofrimento psicológico. Shanti De Corte, de 23 anos, foi diagnosticada com depressão severa e tinha episódios constantes de ataque de pânico. [...] A Bélgica autoriza a eutanásia para pessoas que estejam em ‘uma condição medicamente fútil de sofrimento físico ou mental constante e insuportável que não pode ser aliviado, resultante de um distúrbio grave e incurável causado por doença ou acidente.’” Fonte: . Acesso em: 10 Out. 2022. Considerando nossos estudos desta unidade, bem como o trecho da notícia acima, assinale a alternativa correta:

O Brasil aplica a mesma legislação da Bélgica sobre o assunto.
No Brasil, apenas a distanásia é permitida, vez que encontra amparo no art. 5º, III, da Constituição Federal de 1988.
No Brasil, caso semelhante poderia ocorrer, tendo em vista que a legislação nacional é concorde com a aplicação da eutanásia.
No Brasil, caso semelhante não poderia ocorrer, tendo em vista que a legislação nacional criminaliza a prática da eutanásia, podendo esta ser tipificada até como homicídio.
No Brasil, não é permitida apenas a ortotanásia, vez que proibida expressamente pela Constituição Federal de 1988.

Essa pergunta também está no material:

Diretos Humanos N2
814 pág.

Direitos Humanos Faculdade Mario SchenbergFaculdade Mario Schenberg

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No Brasil, caso semelhante não poderia ocorrer, tendo em vista que a legislação nacional criminaliza a prática da eutanásia, podendo esta ser tipificada até como homicídio. A eutanásia é considerada crime no Brasil, sendo punível com pena de reclusão de 6 a 20 anos, conforme o artigo 121 do Código Penal. O país permite apenas a ortotanásia, que é a suspensão de tratamentos que prolongam a vida de pacientes em estado terminal, com o objetivo de evitar o sofrimento desnecessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais