Buscar

(PGM - BH/2017) Marcos, advogado, prestava serviços advocatícios, sem vínculo empregatício, a determinada sociedade empresária que lhe pagava R$ 10...

(PGM - BH/2017) Marcos, advogado, prestava serviços advocatícios, sem vínculo empregatício, a determinada sociedade empresária que lhe pagava R$ 10 mil mensais. Tendo ficado sem receber a quantia relativa a um dos meses de prestação de serviços, o advogado tomou conhecimento de que a empresa havia decretado falência. Ainda assim, o administrador judicial decidiu, com a anuência do comitê de credores, pela continuidade do contrato em relação à massa falida, para evitar o aumento do passivo. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da legislação aplicável.
a) Após a decretação da falência, o crédito de Marcos é considerado extraconcursal.
b) A decisão do administrador pela continuidade do contrato deve ser considerada inválida, pois depende de autorização judicial.
c) O crédito de Marcos anterior à decretação da falência é quirografário.
d) Como os honorários advocatícios não decorreram de vínculo empregatício, Marcos não poderá habilitar seu crédito.

Essa pergunta também está no material:

Questões de revisão e espelho de resposta - E A D EMP
8 pág.

Direito Empresarial III Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) O crédito de Marcos anterior à decretação da falência é quirografário. O crédito quirografário é aquele que não possui garantia real ou preferência em relação aos demais créditos, sendo pago após os créditos com garantia real e os créditos trabalhistas. Como o contrato de prestação de serviços advocatícios não possui garantia real e não decorreu de vínculo empregatício, o crédito de Marcos é quirografário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais