Buscar

A sociolinguística apresenta contribuições significativas para o ensino de língua portuguesa em contexto de educação básica. Seus subsídios acerca ...

A sociolinguística apresenta contribuições significativas para o ensino de língua portuguesa em contexto de educação básica. Seus subsídios acerca da diversidade linguística nos fazem pensar a urgência de uma pedagogia culturalmente sensível com os saberes dos educandos. A partir dessas considerações, analise as assertivas a seguir e selecione a que esteja ancorada em uma prática pedagógica culturalmente sensível:
I- A compreensão da troca ortográfica de “mais” no lugar de “mas” na escrita do aluno a partir de seu modo de falar permite um trabalho de identificação da variação linguística, bem como a posterior conscientização da diferença entre forma escrita e falada, ao invés da mera correção ortográfica.
II- O trabalho de conscientização em sala de aula deve sempre levar o aluno a substituir sua variedade linguística, quando estiver errada, para passar a falar conforme a norma-padrão.
III- O reconhecimento da heterogeneidade que já existe na sala de aula é um aspecto importante do trabalho com ensino de língua portuguesa (da conscientização da língua padrão, dos usos em diferentes situações comunicativas, etc.).
a) (X) ( x ) I e III.
b) ( ) III.
c) ( ) II e III.
d) ( ) I, II e III.
e) ( ) I e II.

Essa pergunta também está no material:

gabarito (2)
37 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa ancorada em uma prática pedagógica culturalmente sensível é a letra A) (X) (x) I e III. Isso porque a alternativa I propõe uma abordagem que leva em consideração a variação linguística do aluno, permitindo que ele compreenda a diferença entre a forma escrita e falada da língua, sem simplesmente corrigir o erro ortográfico. Já a alternativa III destaca a importância de reconhecer a heterogeneidade presente na sala de aula, o que é fundamental para uma prática pedagógica culturalmente sensível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais