Buscar

Questão 5/10 - Acústica e Óptica Calcule a partir dos dados da situação a seguir: Um raio luminoso monocromático provém de um meio X para um meio Y...

Questão 5/10 - Acústica e Óptica
Calcule a partir dos dados da situação a seguir:
Um raio luminoso monocromático provém de um meio X para um meio Y, formando com a superfície de separação um ângulo de 60°. Sabendo que o ângulo de refração no meio Y é de 60° e o índice de refração do meio Y é igual a 1.
Fonte: texto elaborado pelo autor.

Considerando essas informações e o livro-base da disciplina de Acústica e Óptica, determine o índice de refração do meio X:
Nota: 10.0

A √32
B √3
C √2
D 1
E √2

Essa pergunta também está no material:

Apol II - Acústica e óptica
7 pág.

Acústica Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver essa questão, podemos utilizar a Lei de Snell-Descartes, que relaciona os ângulos de incidência e refração com os índices de refração dos meios envolvidos. A fórmula é dada por: n1 * sen(i) = n2 * sen(r) Onde: n1 = índice de refração do meio de origem (meio X) n2 = índice de refração do meio de destino (meio Y) i = ângulo de incidência r = ângulo de refração Sabemos que o ângulo de refração no meio Y é de 60° e o índice de refração do meio Y é igual a 1. Portanto, podemos escrever: n1 * sen(60°) = 1 * sen(60°) Simplificando a equação, temos: n1 = sen(60°) / sen(60°) n1 = 1 Portanto, o índice de refração do meio X é igual a 1. A alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais