Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Urbanismo

Outros
Leia o trecho a seguir: “[...] a partir da conformação, pelos reis Navarros, do Caminho de Santiago de Compostela, rota de peregrinação entre o norte da França e Compostela (Galiza) local do túmulo do Apóstolo, fundaram-se, ao longo deste percurso, povoações como Puentelareina (foro de 1122) e o burgo de San Cerín de Pamplona (foro de 1129), com traçado de vias perpendiculares e quarteirões alongados de duas fileiras de lotes, que conformam uma malha ortogonal.” Fonte: ROCCA, L. D. A Cidade Colonial Ibero-Americana: A malha urbana. 2002. 293 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 110, out. 2002. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cidade espanhola de Puentelareina, analise as afirmativas a seguir: I. Puentelareina se estrutura a partir de uma malha ortogonal estabelecida pelo cruzamento de dois eixos perpendiculares principais, que ligam a entrada até o centro da cidade. II. Uma praça quadrada se forma no centro da cidade de Puentelareina, a partir de pórticos em toda a sua delimitação e circunscrita por construções no formato de “L”. III. A cidade de Puentelareina se configura a partir da estrada presente na rota de peregrinação, caracterizada pela alta densidade e também pelos lotes estreitos e alongados. IV. No entorno da igreja de Santiago da cidade de Puentelareina, configura-se um espaço livre para o cemitério, sendo o único espaço público, o que evidencia a ausência de espaços públicos relevantes. Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV
1. I, II e III.
2. II e IV.
3. II e III.
4. I e IV.
5. Correta: III e IV
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o trecho e as informações estudadas sobre a cidade espanhola de Puentelareina, a alternativa correta é a 5: III e IV. A cidade se configura a partir da estrada presente na rota de peregrinação, caracterizada pela alta densidade e pelos lotes estreitos e alongados. Além disso, no entorno da igreja de Santiago da cidade de Puentelareina, configura-se um espaço livre para o cemitério, sendo o único espaço público, o que evidencia a ausência de espaços públicos relevantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As cidades espanholas tiveram um processo de urbanização semelhante ao do território português, com a ocupação de diversos povos que deixaram um legado bem estruturado, influenciando todo o processo de urbanização do território espanhol. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cidades espanholas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A consolidação do território espanhol se deu com a expansão para o sul, expulsão dos mouros, um processo militar denominado de Reconquista, que prosseguiu com a conquista das Américas. Porque: II. Na idade média, o território espanhol foi dividido em diversos reinos, que correspondem à atual divisão político-administrativa da Espanha em Comunidades Autônomas. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
1.
2.
3.
4.
5.
Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Le Corbusier levantou diversos planos hipotéticos sobre um novo planejamento urbano baseado no Movimento Moderno. Logo, começou a difundir algumas ideias audaciosas de seu grande projeto urbanístico. Um deles é La Ville Contemporaine pour trois millions d’habitants, de 1922, em que a ideia era vincular a menor ocupação do solo urbano possível com a maior centralização plausível dos elementos arquitetônicos, onde o espaço urbano possuía linhas delimitadoras de territórios homogêneos, determinando rigidez formal e estabilidade funcional. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Le Corbusier, pode-se afirmar que o objetivo da proposta Corbusiana é:

1. Suprimir problemas de tráfego urbano, criando vias que contemplem a escala do homem.
2. Criar um modelo de cidade ideal como uma obra de arte.
3. Suprir as prioridades do homem através da escala urbana, criando diversos núcleos mistos.
4. Oferecer uma gama de possibilidade de vivências dentro da mesma cidade.
5. Correta: Mitigar o caos urbano, eliminando-o através da separação de tarefas na malha urbana.

“No século XIII, implementaram-se cidades de perímetro retangular e malha ortogonal com praça central. São as cidades catalão-aragonesas de Jaime I, o Conquistador, na região do Levante, fundadas para conter aos mouros, depois da conquista de Valência.” Fonte: ROCCA, L. D. A Cidade Colonial Ibero-Americana: A malha urbana. 2002. 293 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 111, out. 2002. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cidade espanhola, pode-se afirmar que a cidade que exemplifica o momento em que as cidades do século XIII passam a adotar traçados urbanos de malha ortogonal com praça central é:

1. Valência.
2. Compostela.
3. Burgo de San Cerín de Pamplona
4. Navarra.
5. Correta: Villareal de los Infantes.

O processo de urbanização das cidades espanholas, bem como o urbanismo das cidades portuguesas, é bastante semelhante. Isso ocorre pois ambos os países dividem geograficamente o mesmo espaço, conhecido como Península Ibérica, região com forte influência da cultura islâmica, fundamental para o desenvolvimento do local. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os novos modelos de cidades espanholas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os povos que invadiram a Península Ibérica nesse período foram fundamentais no processo de formação das novas cidades tanto portuguesas quanto espanholas. Porque: II. O legado deixado por esses povos trouxe mudanças, principalmente no período medieval, implantando suas características e patrimônios, modificando as estruturas urbanas das cidades. A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta: As asserções I e II são proposições falsas
1. a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
2. Correta: As asserções I e II são proposições falsas
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

As cidades portuguesas vão receber muitas influências dos povos mulçumanos, principalmente no que tange os aspectos religiosos desses povos, em que cada grupo étnico habita um bairro diferente, o que se reflete também no território português, que passa a dispor de paróquias de frequentadores nesses locais religiosos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as cidades portuguesas, pode-se afirmar que nome dado a esses frequentadores é:

1. Comunidade.
2. Confraria.
3. Paróquia.
4. Correta: Freguesia.
5. Irmandades.

A composição das cidades se dá através do processo gerado pela forma como as pessoas se apropriam de um local, formando um assentamento urbano dominado por humanos. Esse processo se diferencia pelas condições históricas, bem como pelas potencialidades sociais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das cidades, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Nas primeiras cidades, havia alguns pontos importantes quanto à escolha do local de implantação. Sua base deveria ser próxima de rios, pois, assim, podiam se alicerçar a produção agrícola, devido à fertilidade das terras. Porque: II. A evolução da sociedade se dá através de novas formas de trabalho, explosão demográfica, espalhamento urbano, entre outras características que trazem soluções, e também problemas que devem ser sanados. A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e II é uma proposição falsa.
2. Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
5. As asserções I e II são proposições falsas.

A Ville Radieuse é um grande projeto utópico de Le Corbusier, que buscava um novo planejamento urbano que atendesse às novas necessidades de uma nova sociedade, que precisava buscar soluções para os diversos problemas pertencentes à população daquele período. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características da Ville Radieuse, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A Ville Radieuse tinha por objetivo desafogar o centro da cidade, ampliando os meios de circulação e de áreas verdes, além de aumentar a densidade. II. ( ) A Ville Radieuse se constitui em um plano urbano que estabelecia meios de transporte urbano eficientes e grandes espaços verdes, contribuindo para uma melhor sociedade. III. ( ) A Ville Radieuse foi projetada para que funcionasse como uma máquina de morar, dividida através do zoneamento das funções da cidade, com base em uma malha cartesiana. IV. ( ) A Ville Radieuse se caracteriza em uma estrutura retilínea concêntrica e possui apenas dois eixos principais de circulação, que remetem para a composição clássica das cidades romanas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A Ville Radieuse tinha por objetivo desafogar o centro da cidade, ampliando os meios de circulação e de áreas verdes, além de aumentar a densidade.
II. ( ) A Ville Radieuse se constitui em um plano urbano que estabelecia meios de transporte urbano eficientes e grandes espaços verdes, contribuindo para uma melhor sociedade.
III. ( ) A Ville Radieuse foi projetada para que funcionasse como uma máquina de morar, dividida através do zoneamento das funções da cidade, com base em uma malha cartesiana.
IV. ( ) A Ville Radieuse se caracteriza em uma estrutura retilínea concêntrica e possui apenas dois eixos principais de circulação, que remetem para a composição clássica das cidades romanas.
1. V, F, F, V.
2. F, V, V, F.
3. V, F, F, V.
4. V, V, F, F.
5. Incorreta: V, V, V, F.

O CIAM foi fundado no Castelo de La Sarraz, exatamente em 25 de junho de 1928. Este primeiro encontro foi organizado em Paris por Le Corbusier e Gabriel Guévrékian e, em Zurique, pelos membros da Werkbund Suíça e pelo historiador de arte Siegfried Giedion. No começo, o CIAM funcionou como um instrumento de propaganda para promover a nova arquitetura que estava se desenvolvendo na Europa dos anos 1920. Fonte: CAPPELLO, M. B. C. Interlocução entre a Europa e o Brasil – Os CiAM e os arquitetos brasileiros - História e historiografia da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil. In: Seminário DOCOMOMO Brasil, 13, Salvador, p. 2, 2019. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes iônicos das células do corpo humano, analise as afirmativas a seguir: I. Os CIAMs foram responsáveis por introduzir um novo estilo arquitetônico, visando uma arquitetura limpa, sintética, funcional e racional. Esse estilo propunha o novo, sem dispensar o passado. II. A Carta de Atenas, documento resultante do IV CIAM, propõe quatro funções básicas na cidade, que formariam o zoneamento da cidade, são elas: habitação, trabalho, recreação e circulação. III. São as três divisões da Carta de Atenas: Generalidades, a relação da cidade e da região; Estado Atual Crítico das Cidades, o estado da cidade naquele momento; Conclusões, que elenca os pontos de doutrina. IV. O documento foi proposto exclusivamente para auxiliar na reconstrução das cidades no pós-guerra, para construções tecnológicas e voltadas para a construção em grande escala. Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os CIAMs foram responsáveis por introduzir um novo estilo arquitetônico, visando uma arquitetura limpa, sintética, funcional e racional. Esse estilo propunha o novo, sem dispensar o passado.
II. A Carta de Atenas, documento resultante do IV CIAM, propõe quatro funções básicas na cidade, que formariam o zoneamento da cidade, são elas: habitação, trabalho, recreação e circulação.
III. São as três divisões da Carta de Atenas: Generalidades, a relação da cidade e da região; Estado Atual Crítico das Cidades, o estado da cidade naquele momento; Conclusões, que elenca os pontos de doutrina.
IV. O documento foi proposto exclusivamente para auxiliar na reconstrução das cidades no pós-guerra, para construções tecnológicas e voltadas para a construção em grande escala.
1. Correta: II e III.
2. I, III e IV.
3. III e IV.
4. I e II.
5. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina