Buscar

Chapman (2013) aponta que a única diferença entre um motor síncrono e um gerador síncrono ocorre no fato da inversão do fluxo de potência. Entende-...

Chapman (2013) aponta que a única diferença entre um motor síncrono e um gerador síncrono ocorre no fato da inversão do fluxo de potência. Entende-se, portanto, que o sentido do fluxo de corrente do estator também se já invertido. Assim, Ia deve ser invertida, acarretando mudança na equação das leis das tensões de Kirchoff que é igual a:

Vø = EA+ j.Xs.IA + RA.IA

ou

EA = VØ - j.XS.IA - RA.IACom base nesse contexto, disserte a respeito do circuito equivalente de um gerador e de um motor síncronos.

FONTE: CHAPMAN, S. J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O circuito equivalente de um gerador síncrono é composto por uma fonte de tensão EA, uma reatância de sincronismo Xs, uma resistência de armadura RA e uma corrente de armadura IA. Já o circuito equivalente de um motor síncrono é composto por uma fonte de tensão VØ, uma reatância de sincronismo Xs, uma resistência de armadura RA e uma corrente de armadura IA. A diferença entre os dois circuitos está na direção do fluxo de potência, que é invertida entre o gerador e o motor síncronos. No gerador, a energia mecânica é convertida em energia elétrica, enquanto no motor, a energia elétrica é convertida em energia mecânica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais