Buscar

A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Quando os seres humanos começaram a se agrupar para facilitar a vida, eles bus...

A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Quando os seres humanos começaram a se agrupar para facilitar a vida, eles buscavam os laços familiares para promover o agrupamento. Em seguida, as famílias foram crescendo e dando origem aos clãs. Nesse período, a humanidade ainda levava um estilo de vida nômade. Com o sedentarismo, que foi a fixação das pessoas em locais estabelecidos, os clãs de famílias deram origem às tribos e, posteriormente, às cidades. A família passou a ser o laço de confiança para a procriação e a continuidade da espécie, além de garantir proteção e o compartilhamento da alimentação. Nesse período, criou-se um modelo de família patriarcal, baseado na chefia da família pelos pais, que eram casados com as mães. Hoje em dia, esse modelo patriarcal não é o único presente em nossa sociedade. O modelo seguido pelas políticas sociais brasileiras, para a criação dos seus programas, projetos e serviços voltados para a família, considera que Selecione uma alternativa: a) a família possui centralidade na proteção de seus membros, independente da forma como tem se organizado nos momentos atuais. Quando a família não consegue prover as necessidades sociais, financeiras, de cuidados entre outras questões, acaba por recorrer ao Estado que por meios dos programas, projetos e serviços busca atender estas necessidades. b) a família pouco atuante em suas necessidades e devido a isso possui programas, projetos e serviços que rapidamente que atendam as necessidades materiais, financeiras, de cuidados entre outras apresentadas para tirar aquela família em situação de miserabilidade que se encontra para isso acompanha as crianças destas famílias por apenas três (03) meses. c) os recursos financeiros e bens duráveis pertencentes a família poderão ser vendidos para prover suas necessidades, sem esta ter que recorrer ao Estado, que á partir desta ideologia, é contra a implantação de programas, projetos e serviços que venham atender tais necessidades. Neste sentido, as famílias são totalmente responsáveis por suas necessidades ou mazelas sociais vivenciadas. d) o Estado têm como primazia e pressuposto do total atendimento das necessidades que as famílias possuem, principalmente com relação a suas necessidades financeira, alimentares, de moradia, de saúde, de educação entre outras, conforme preconiza no artigo 6º da Constituição Federal de 1988: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição." e) a família tem que prover sua subsistência, principalmente por meio das mulheres que compõem seu núcleo, pois elas normalmente são as que conseguem emprego mais facilmente que os homens e por isso possuem a obrigatoriedade em prover o total sustento de suas famílias, não podendo contar com a ajuda financeira de nenhum dos seus parentes colaterais ou até mesmo distantes.

Respostas

10 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O modelo seguido pelas políticas sociais brasileiras, para a criação dos seus programas, projetos e serviços voltados para a família, considera que a família possui centralidade na proteção de seus membros, independente da forma como tem se organizado nos momentos atuais. Quando a família não consegue prover as necessidades sociais, financeiras, de cuidados entre outras questões, acaba por recorrer ao Estado que por meios dos programas, projetos e serviços busca atender estas necessidades. A alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0
User badge image

Leiri Alves

o Estado têm como primazia e pressuposto do total atendimento das necessidades que as famílias possuem, principalmente com relação a suas necessidades financeira, alimentares, de moradia, de saúde, de educação entre outras, conforme preconiza no artigo 6º da Constituição Federal de 1988: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina