Buscar

Para que uma despesa pública ocorra, o Ente público deve primeiramente arrecadar os recursos que serão utilizados. Somente após o efetivo ingresso ...

Para que uma despesa pública ocorra, o Ente público deve primeiramente arrecadar os recursos que serão utilizados. Somente após o efetivo ingresso dos recursos nos cofres públicos a despesa poderá ser autorizada e efetivada, sob pena de desequilíbrio orçamentário e financeiro, podendo responder por crime de responsabilidade fiscal. Analise as afirmativas abaixo que tratam da receita pública e assinale a única alternativa incorreta:
a) A receita pública orçamentária obedece ao princípio de caixa, somente é considerada quando ocorrer o efetivo ingresso no patrimônio do Ente, já sob o enfoque patrimonial a receita pública segue o princípio da competência.
b) Os recursos recebidos por um Município a que tem direito em decorrência do Fundo de Participação dos Municípios, composto por tributos federais repartidos com os Municípios, devem ser registrados no Ente recebedor como transferências correntes e não receita tributária.
c) A remuneração (juros sobre saldo bancário ou sobre aplicação financeira) dos depósitos bancários dos recursos livres dos Entes públicos deve ser registrada como Receita Corrente Patrimonial.
d) O recebimento de créditos tributários que já haviam sido inscritos em dívida ativa pelo Ente deve resultar no registro do valor principal como Receita Orçamentária Tributária e os encargos (multa e juros) como Receita Extraorçamentária.
e) As receitas com operação de crédito serão registradas como Receita de Capital , com exceção das operações de crédito por antecipação da receita orçamentária, que serão classificadas como Receitas Extraorçamentárias.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO3 - Bloco 7 - Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade Pública para Concurso Nacional Unificado - 2024
136 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "d". O recebimento de créditos tributários que já haviam sido inscritos em dívida ativa pelo Ente deve resultar no registro do valor principal como Receita Extraorçamentária e os encargos (multa e juros) como Receita Orçamentária Tributária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais