Logo Passei Direto
Buscar

História Econômica

Ce Doutor Tarquinio Lopes Filho
De acordo com a Teoria Financeira, é correto afirmar que: A Hipótese dos Mercados Eficientes diz que há eficiência produtiva na economia A tendência aleatória nos preços de ativos nunca foi empiricamente documentada para preços de commodities ou preços de ações A ausência de correlação clara entre mudanças sucessivas de preços nos mercados de ativos levantou a ideia de que tais preços seguiam um caminho pré-determinado A concepção clássica de determinação de preços através do equilíbrio entre oferta e demanda era compatível com a ideia de um caminho aleatório para os preços A famosa "Hipótese de Mercados Eficientes" postulou que o funcionamento adequado dos mercados permitia que todas as informações públicas sobre um ativo fossem canalizadas imediatamente para o seu preço
User badge image
Eliane Ferreira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A afirmação correta sobre a Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) é que "a famosa 'Hipótese de Mercados Eficientes' postulou que o funcionamento adequado dos mercados permitia que todas as informações públicas sobre um ativo fossem canalizadas imediatamente para o seu preço". Essa hipótese sugere que os preços dos ativos refletem todas as informações disponíveis, tornando impossível obter retornos acima da média de forma consistente, a menos que se tenha acesso a informações privilegiadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a Teoria Financeira, é correto afirmar que a famosa "Hipótese de Mercados Eficientes" postulou que o funcionamento adequado dos mercados permitia que todas as informações públicas sobre um ativo fossem canalizadas imediatamente para o seu preço.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A "teoria da imputação" foi um conceito desenvolvido pela escola austríaca e se referia a:
Atribuir a cada meio de produção o valor que o bem produzido traz ao consumidor dividido pelo custo total do trabalho.
Basear-se no princípio da dificuldade de produção para determinar valores de bens, sendo que aos meios de produção isso seria feito indiretamente, imputando a eles a proporção feita por esse meio ao valor do bem.
Atribuir a cada meio de produção uma parcela do valor que o bem produzido traz ao consumidor, parcela está baseada na divisão do trabalho.
Imputar aos bens os valores relativos aos seus custos de produção.
Atribuir a cada meio de produção uma parcela do valor que o bem produzido traz ao consumidor, parcela está baseada na contribuição feita por esse meio ao processo produtivo do bem.

Assinale a alternativa correta sobre a economia do bem-estar.
Impostos agravam o problema de externalidades.
Pigou desenvolveu uma forma de corrigir externalidades através de impostos e subsídios.
O problema de externalidades surge quando os preços de mercado são muito altos.
Pigou demonstrou que subsídios são uma solução para externalidades negativas.
Externalidades não afetam o bem-estar econômico.

Sobre investimentos e poupança, na visão da teoria desenvolvida por Keynes, podemos afirmar que:
As decisões de poupança determinam o nível de equilíbrio da renda, enquanto que os investimentos se adaptam.
As decisões de investimento, assim como as de poupança, dependem essencialmente da renda e das expectativas de curto prazo dos empresários.
O investimento é definido como a parcela da renda que não é utilizada para consumo.
As decisões de investimento determinam o nível de equilíbrio da renda, enquanto que a poupança se adapta.
Tanto as decisões de investimento quanto as de poupança determinam o nível de equilíbrio da renda.

Na segunda metade do século XX, houve um movimento de economistas questionando a hipótese de maximização de lucro como guiando as decisões das empresas, argumentando que havia evidências de que a sua gestão não era pautada por esse princípio. Alguns economistas neoclássicos, como Milton Friedman, entraram no debate para defender a preservação dessa hipótese. Entre esses argumentos, podemos destacar como INCORRETO:
A evolução da economia levará a uma mudança na composição da indústria em direção à solução de maximização de lucro, com empresas nesse caminho aumentando de tamanho, enquanto que as em caminho diferente desparecerão pela falência.
Há um processo de seleção natural na economia, em que as empresas que não se pautam pela maximização do lucro não sobreviverão.
Como lucros se traduzem em crescimento, há uma pressão evolucionária para que as empresas sejam forçadas a adaptar sua gestão para rotinas de maximização de lucros, caso contrário não sobreviverão.
A evidência de empresas não se pautando pela maximização de lucros na sua gestão é fraca, baseada em um número bastante reduzido de empresas. Por outro lado, é bastante clara e aceita a evidência de que lucros se traduzem em crescimento. Baseados, principalmente, em torno desses pontos, argumentam que a maximização de lucro tem que estar em jogo nas decisões das empresas.
As empresas não precisam maximizar o lucro de forma consciente. Como os lucros se traduzem em crescimento, a pressão evolucionária forçará as empresas a se adaptarem a rotinas de maximização de lucros.

Sobre William Petty (importante nome do período do pensamento econômico chamado de pré-clássico), é incorreto afirmar que:
Teve como objetivo introduzir o método quantitativo rigoroso na análise dos fenômenos sociais.
Contribui ao trazer reflexões sobre questões econômicas institucionais e demográficas em conjunto com uma busca cívica e intelectual.
Buscava dar uma explicação racional às análises quantitativas.
Era considerado o fundador da política aritmética, que era uma extensão ao campo das Ciências Sociais de ideias advindas das Ciências Naturais.
Partiu do método lógico-dedutivo dos escolásticos para estabelecer a sua estrutura de análise.

Sobre a corrente de pensadores pré-clássicos conhecidos como fisiocratas, é correto afirmar que: Não reconheciam as relações interprodutivas que ligam os diferentes setores. A agricultura era considerada o único setor capaz de produzir excedente. Não reconheciam o papel relevante da acumulação para o processo produtivo. Foram os primeiros a explorar o conceito de excedente, que poderia ser gerado tanto pela agricultura quanto pelo setor industrial. Opunham-se ao iluminismo francês quanto à ideia de que havia uma "ordem natural" imutável ao longo do tempo e intrínseca à própria natureza das coisas.

Selecione a alternativa correta quanto ao Manifesto Comunista, lançado em fevereiro de 1848: Foi publicado na forma de um livro extenso e teve pouco destaque entre as obras de Marx Contribuiu diretamente para eclosão da revolução popular que ocorria em Paris também em fevereiro de 1848 Sua publicação encerrou a teoria de Marx e deu pouco espaço para o conflito de classes Fez uma defesa enfática do socialismo utópico. Seu principal objetivo era expor as diferenças entre o socialismo marxista da Liga Comunista e outras vertentes do socialismo

Qual foi a proposta de Marx para o Movimento Operário na década de 1870?
Fortalecimento das relações com os socialistas utópicos.
Adoção das ideias liberais defendidas pelos Estados do Norte na Guerra Civil Americana.
Fim das relações com os órgãos de estado e partidos políticos, em linha com os anarquistas.
Transformação em partido político.
Encerramento das atividades.

Mais conteúdos dessa disciplina