Buscar

Nos termos do Decreto-lei 200, de 25/02/1967, a Administração Indireta Federal é composta por autarquias, empresas públicas, sociedades de economia...

Nos termos do Decreto-lei 200, de 25/02/1967, a Administração Indireta Federal é composta por autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas. A respeito do regime jurídico aplicável a tais entidades, considere as afirmações a seguir.
I - As autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno, e sua criação pressupõe lei específica.
II - As empresas públicas que exploram atividade econômica e que, portanto, se posicionam em situação de concorrência com a iniciativa privada, estão dispensadas da realização de licitação para contratarem com terceiros.
III - As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado e submetem-se, quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários, ao regime jurídico próprio das empresas privadas.
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - Bloco 7 - Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024
140 pág.

Estrutura da Administração Pública Federal Brasileira Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) I e II". Justificativa: I - Correta. As autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno, e sua criação pressupõe lei específica, conforme previsto no art. 37, XIX, da Constituição Federal de 1988. II - Correta. As empresas públicas que exploram atividade econômica e que, portanto, se posicionam em situação de concorrência com a iniciativa privada, estão dispensadas da realização de licitação para contratarem com terceiros, conforme previsto no art. 173, §1º, II, da Constituição Federal de 1988. III - Incorreta. As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado, mas não se submetem, quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários, ao regime jurídico próprio das empresas privadas, pois estão sujeitas a um regime jurídico híbrido, que combina normas de direito público e privado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais