Buscar

A deflexão no tubo manômetro é de "h" metros quando a pressão no tanque é de 150 kPa absoluta, conforme ilustrado na figura a seguir. O líquido man...

A deflexão no tubo manômetro é de "h" metros quando a pressão no tanque é de 150 kPa absoluta, conforme ilustrado na figura a seguir. O líquido manométrico é mercúrio (densidade = 13600kg/m³). Se o líquido manométrico for substituído por óleo (densidade = 800 kg/m³) e a pressão no tanque for mantida constante, o que acontecerá com o valor "h" da deflexão no tubo do manômetro? Assinale a alternativa CORRETA:

A A deflexão "h" aumentará, pois o óleo tem peso específico menor do que o mercúrio, necessitando de uma deflexão de coluna maior para equilibrar a pressão no tanque.
B A deflexão "h" diminuirá, pois o óleo é, geralmente, mais viscoso do que o mercúrio.
C A deflexão "h" diminuirá, pois o óleo tem peso específico maior do que o mercúrio, necessitando de uma deflexão de coluna menor para equilibrar a pressão no tanque.
D A deflexão "h" permanecerá constante, pois a densidade do líquido não influencia a deflexão da altura da coluna do líquido a dada pressão.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual mecanica dos fluidos
7 pág.

Mecânica dos Fluidos UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: A deflexão "h" aumentará, pois o óleo tem peso específico menor do que o mercúrio, necessitando de uma deflexão de coluna maior para equilibrar a pressão no tanque. Isso ocorre porque a deflexão do tubo manômetro é diretamente proporcional à densidade do líquido manométrico. Como o óleo tem densidade menor que o mercúrio, a deflexão "h" aumentará para equilibrar a pressão no tanque.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais