Buscar

A realidade brasileira no campo da avaliação e monitoramento de políticas públicas e, especificamente, de políticas sociais possui muitas particula...

A realidade brasileira no campo da avaliação e monitoramento de políticas públicas e, especificamente, de políticas sociais possui muitas particularidades. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
No Brasil, até os anos 1990 ocorriam avaliações sistemáticas somente nas áreas de saúde e educação.
Na década de 2000, a avaliação de políticas sociais ganha relevância em função da conjuntura socioeconômica, em que o agravamento das expressões da questão social e a escassez de recursos exigiam políticas sociais mais eficientes.
As demandas de democratização da sociedade e do Estado explicitadas pelos movimentos sociais e sindicalistas na década de 1980, assim como a recusa do autoritarismo, da centralização e do caráter burocrático, clientelista e excludente das políticas sociais, significaram uma redefinição dos critérios de avaliação da política social.
No Brasil, a institucionalização da avaliação é parte de um processo mais amplo de construção da democracia e profissionalização da administração privada, que foi se estabelecendo, a partir da Lei Orgânica da Assistência Social. Estes mecanismos de avaliação e monitoramento, ainda que representem a necessidade de controle e accountability, respondem também à pressão da sociedade por transparência e responsabilização da gestão pública.
A administração pública brasileira carrega traços de uma cultura autoritária, burocrática e patrimonial, mas que não se coloca como um obstáculo para a efetivação da avaliação.
a) ex-ant.
b) de eficiência.
c) de impactos.
d) Avaliação de processo.
e) Avaliação de impacto.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO7 - Bloco 7 - Políticas Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024
161 pág.

Políticas Públicas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) Avaliação de impacto". A partir da leitura do texto, é possível perceber que a avaliação de políticas sociais ganha relevância na década de 2000, em função da conjuntura socioeconômica, em que o agravamento das expressões da questão social e a escassez de recursos exigiam políticas sociais mais eficientes. Além disso, a institucionalização da avaliação é parte de um processo mais amplo de construção da democracia e profissionalização da administração privada, que foi se estabelecendo, a partir da Lei Orgânica da Assistência Social. Estes mecanismos de avaliação e monitoramento, ainda que representem a necessidade de controle e accountability, respondem também à pressão da sociedade por transparência e responsabilização da gestão pública. A avaliação de impacto é uma das formas de avaliação de políticas públicas que busca mensurar os efeitos e resultados das políticas implementadas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais