Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO7 - Bloco 7 - Políticas Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que se refere à formulação e à implementação de políticas públicas sobre a teoria de redes de políticas públicas, é correto afirmar que:
a) a formulação e implementação de políticas públicas constituem prerrogativas exclusivas do executivo e do legislativo.
b) os atores estatais são, cada vez mais, capazes de garantir, sozinhos, os recursos necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
c) a formulação e implementação de políticas públicas não são mais atribuídas somente à ação do Estado, enquanto ator singular e monolítico, mas resultam da interação de muitos atores distintos.
d) os atores públicos são os únicos envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas.

Entre as análises de políticas públicas centradas na sociedade, a concepção pluralista sustenta que:
a) as sociedades se organizam em classes sociais, que são os principais atores no processo de tomada de decisão pública.
b) o Estado constitui um instrumento a serviço dos interesses de classe da burguesia.
c) as sociedades são compostas por diversos centros de poder, nenhum deles totalmente soberano na tomada de decisão pública.
d) as decisões de políticas públicas são puramente técnicas, inexistindo conflito de interesses.

“Trata-se da articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social. Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais”.

O Ciclo de Políticas Públicas é utilizado como recurso de análise, pois divide o processo de elaboração de uma política pública em fases, permitindo, assim, que sejam observadas separadas ou em conjunto. As fases serão consideradas aqui conforme a figura a seguir:
( ) Entre os atores que mais se preocupam com a etapa de identificação do problema, estão ONGs, partidos e agentes políticos.
( ) A etapa de formulação de alternativas busca apresentar soluções para o problema público identificado.
( ) O monitoramento da política pública só pode ser utilizado na etapa de formulação de políticas públicas.
( ) A avaliação feita antes da implementação da política é chamada ex ante e a avaliação realizada após a implementação da política é chamada pos itinere.
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – F.
c) V – F – V – F.
d) V – V – F – F.
e) V – V – F – V.

A literatura aponta as principais etapas ou fases para o processo de formulação de políticas públicas. Assinale a opção que descreve como ficou conhecida essa dinâmica.

a) Ciclo de políticas públicas.
b) Manual de políticas públicas.
c) Problema público.
d) Diagnóstico situacional.
e) Decisão política.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

a) organizar as demandas sociais.
b) realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
c) construir alianças políticas.
d) julgar os efeitos previstos para uma política pública.
e) designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

Escolas públicas de São Paulo usam teorias de Nobel para reduzir evasão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fases da política pública mencionadas no texto.

a) Trata-se da fase de formulação a partir de uma teoria reconhecida com o Prêmio Nobel, a qual foi implementada com os lembretes de SMS, avaliada e monitorada em relação aos custos, redução dos índices de reprovação e aumento das notas.
b) Apresentaram-se três fases da política pública: a formação da agenda a partir do experimento nudge; a implementação com os lembretes de SMS e, finalmente, a mensuração sobre os impactos dessa política pública.
c) O texto ilustrou três fases da política pública: a agenda, quando a Secretaria de Educação de São Paulo escolheu o

Considere as seguintes fases do ciclo de políticas públicas:
I. Agenda.
II. Formulação.
III. Implementação.
IV. Avaliação.
Considere também as seguintes descrições, que são descrições de cada uma dessas fases:
A. Definem-se os objetivos das políticas públicas, as ações que serão desenvolvidas e suas metas avaliando alternativas de forma objetiva e levando-se em conta questões como viabilidade financeira, legal e política.
B. Elementos como burocracia, disputa por poder, contexto social, econômico e tecnológico, recursos políticos e econômicos, capacidade do setor responsável pela execução e o apoio político podem afetar esta fase.
C. Decorre da impossibilidade de atender a todos os problemas da sociedade, mesmo considerando o ordenamento constitucional, pois os recursos necessários para as ações são insuficientes frente a todas as demandas.
D. A coleta de dados permite a análise da efetividade e da sustentabilidade das ações desenvolvidas, possibilitando correção, prevenção de erros e criação de novas informações para futuras políticas públicas.
Relacionando, de forma coerente e correta, as fases com suas respectivas descrições, temos:
a) I-A, II-C, III-D e IV-B.
b) I-C, II-A, III-D e IV-B.
c) I-C, II-A, III-B e IV-D.
d) I-D, II-A, III-B e IV-C.
e) I-C, II-B, III-A e IV-D.

Considere as afirmativas a respeito dos modelos de tomada de decisão.
I. Enxerga o processo de tomada de decisão como algo dúbio, imprevisível, e que em nada se relaciona com a busca de meios para alcançar fins, ou, em suma, existem “vários problemas e poucas soluções”.
II. Preconiza que o tomador de decisão deve possuir o conhecimento mais completo e preciso possível das consequências de cada escolha para maximizar o resultado.
III. Visualiza o processo decisório com limitações e fragmentações sugerindo que a decisão seja tomada sem especificação prévia de objetivos, dando maior foco à discussão de ações concretas e aos fins desejados.
IV. A escolha de uma ação se relaciona com o grau de aceitação que ela suscita e não com sua contribuição à satisfação de objetivos prévios, isto é, as decisões dos governos são, no fundo, apenas incrementais.

São características relacionadas ao modelo de tomada de decisão em políticas públicas desenvolvido por Lindblom, Caiden e Wildavsky e que se contrapõe a modelos como os de Laswell, Simon, Cohen, March e Olsen:

a) I e II, somente.
b) I, II e III, somente.
c) II, somente.
d) II e IV, somente.
e) III e IV, somente.

A figura esquematiza algumas das ideias do modelo de John kingdon que interpreta a formação da agenda de políticas públicas, demonstrando que

a) uma janela de oportunidade é a possibilidade de convergência dos três fluxos (problema, solução e condições políticas) que pode resultar na formação de agenda.
b) o surgimento de uma política pública independe da confluência de problemas, soluções e condições políticas favoráveis.
c) as condições políticas (fluxo da política) dependem da solução (fluxo de solução).
d) janelas de oportunidades são situações frequentes e permanecem abertas por um longo tempo.
e) a evidência de um problema público (fluxo dos problemas) é constante ao longo do tempo.

Na tomada de decisão em políticas públicas, os acordos são mais facilmente alcançados quando os itens em discussão consistem apenas em acréscimos ou decréscimos nos orçamentos ou de modificações nos programas existentes. É razoável pensar que a tensão política envolvida na aprovação efetiva de novas políticas a cada ano, partindo-se sempre da estaca zero e com decisões do tipo “tudo ou nada”, não são a tônica do funcionamento de um governo. Assim, o ___________ é importante para diminuir conflitos, manter a estabilidade e preservar o próprio sistema político.

a) incrementalismo
b) racionalismo absoluto
c) neoinstitucionalismo histórico
d) keynesianismo
e) pluralismo

Sobre a tipologia dos atores no processo de formulação de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) São considerados atores formais os partidos políticos, os membros dos legislativos e a autoridade máxima do Executivo em cada esfera (presidente da República, governadores e prefeitos), as equipes de governo, a burocracia e o Poder Judiciário.
b) Os atores coletivos, que agem intencionalmente na esfera governamental, são integrados pelos movimentos sociais, as empresas, os sindicatos e os meios de comunicação.
c) São exemplos de atores individuais os políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de opinião (jornalistas, artistas e ídolos de um modo geral), entre outros.
d) São exemplos de atores públicos, que compõem o sistema político exercendo funções públicas, os gestores públicos, os juízes, os políticos, os parlamentares, além das instituições e organizações do governo e as internacionais.

O planejamento em políticas públicas, imprescindível para o aprimoramento da gestão,

a) é um instrumento burocrático que viabiliza o orçamento, mas a depender das especificidades de cada política social, pode-se estabelecer seu próprio ciclo orçamentário sem necessidade de seguir o calendário estabelecido para o PPA, a LDO e a LOA.
b) deve, no processo de planificação, desconsiderar as especificidades advindas da densidade demográfica e portes dos municípios, pois as políticas setoriais já trazem em seu desenho suas principais provisões e atribuições.
c) deve respeitar os seguintes momentos: definição da agenda − posicionamento exclusivo do chefe do executivo sobre as prior

O termo em questão é:

a) Policy.
b) Politics.
c) Accountability.
d) Policy makers.

Uma política formulada com base no modelo do processo organizacional fundamenta-se na ideia de que:

a) escolhas são sistemáticas, feitas a partir de um conjunto fixo de alternativas, em ambiente onde a incerteza é controlável;
b) existe uma distância clara entre o problema que está sendo solucionado e o problema público como um todo;
c) organizações filtram o problema e implementam as escolhas, sejam elas quais forem, com atenção aos objetivos;
d) políticas públicas e suas ações são resultado de escolhas racionais, em que as consequências são conhecidas;
e) solução de problemas é decorrente de resposta a eventos que geram barganhas e jogos de poder.

Sobre a discussão da territorialização, é falso afirmar que:
d) ainda que sob uma perspectiva da territorialização, os estados e municípios não podem tomar as decisões e implementar políticas de acordo com as diversidades e necessidades do território.

No que se refere à implementação de políticas, assinale a opção correta.

a) Na fase de implementação são realizadas reuniões, consultas e (ou) audiências públicas para analisar os melhores cenários para a política pública.
b) A perspectiva bottom-up da implementação começa com a análise das decisões do governo e avalia quantas dessas decisões foram de fato executadas pelos administradores.
c) Os arranjos para implementação de políticas públicas podem incluir órgãos dos entes federados, assim como organizações privadas e do terceiro setor.
d) Na fase de implementação são definidas não só as metas, mas também os recursos e o horizonte temporal da atividade de planejamento.
e) A abordagem top-down considera que o processo de implementação pode ser bem sucedido quando os formuladores de políticas entenderem que são parte de uma rede organizacional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

No que se refere à formulação e à implementação de políticas públicas sobre a teoria de redes de políticas públicas, é correto afirmar que:
a) a formulação e implementação de políticas públicas constituem prerrogativas exclusivas do executivo e do legislativo.
b) os atores estatais são, cada vez mais, capazes de garantir, sozinhos, os recursos necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
c) a formulação e implementação de políticas públicas não são mais atribuídas somente à ação do Estado, enquanto ator singular e monolítico, mas resultam da interação de muitos atores distintos.
d) os atores públicos são os únicos envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas.

Entre as análises de políticas públicas centradas na sociedade, a concepção pluralista sustenta que:
a) as sociedades se organizam em classes sociais, que são os principais atores no processo de tomada de decisão pública.
b) o Estado constitui um instrumento a serviço dos interesses de classe da burguesia.
c) as sociedades são compostas por diversos centros de poder, nenhum deles totalmente soberano na tomada de decisão pública.
d) as decisões de políticas públicas são puramente técnicas, inexistindo conflito de interesses.

“Trata-se da articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social. Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais”.

O Ciclo de Políticas Públicas é utilizado como recurso de análise, pois divide o processo de elaboração de uma política pública em fases, permitindo, assim, que sejam observadas separadas ou em conjunto. As fases serão consideradas aqui conforme a figura a seguir:
( ) Entre os atores que mais se preocupam com a etapa de identificação do problema, estão ONGs, partidos e agentes políticos.
( ) A etapa de formulação de alternativas busca apresentar soluções para o problema público identificado.
( ) O monitoramento da política pública só pode ser utilizado na etapa de formulação de políticas públicas.
( ) A avaliação feita antes da implementação da política é chamada ex ante e a avaliação realizada após a implementação da política é chamada pos itinere.
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – F.
c) V – F – V – F.
d) V – V – F – F.
e) V – V – F – V.

A literatura aponta as principais etapas ou fases para o processo de formulação de políticas públicas. Assinale a opção que descreve como ficou conhecida essa dinâmica.

a) Ciclo de políticas públicas.
b) Manual de políticas públicas.
c) Problema público.
d) Diagnóstico situacional.
e) Decisão política.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

a) organizar as demandas sociais.
b) realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
c) construir alianças políticas.
d) julgar os efeitos previstos para uma política pública.
e) designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

Escolas públicas de São Paulo usam teorias de Nobel para reduzir evasão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fases da política pública mencionadas no texto.

a) Trata-se da fase de formulação a partir de uma teoria reconhecida com o Prêmio Nobel, a qual foi implementada com os lembretes de SMS, avaliada e monitorada em relação aos custos, redução dos índices de reprovação e aumento das notas.
b) Apresentaram-se três fases da política pública: a formação da agenda a partir do experimento nudge; a implementação com os lembretes de SMS e, finalmente, a mensuração sobre os impactos dessa política pública.
c) O texto ilustrou três fases da política pública: a agenda, quando a Secretaria de Educação de São Paulo escolheu o

Considere as seguintes fases do ciclo de políticas públicas:
I. Agenda.
II. Formulação.
III. Implementação.
IV. Avaliação.
Considere também as seguintes descrições, que são descrições de cada uma dessas fases:
A. Definem-se os objetivos das políticas públicas, as ações que serão desenvolvidas e suas metas avaliando alternativas de forma objetiva e levando-se em conta questões como viabilidade financeira, legal e política.
B. Elementos como burocracia, disputa por poder, contexto social, econômico e tecnológico, recursos políticos e econômicos, capacidade do setor responsável pela execução e o apoio político podem afetar esta fase.
C. Decorre da impossibilidade de atender a todos os problemas da sociedade, mesmo considerando o ordenamento constitucional, pois os recursos necessários para as ações são insuficientes frente a todas as demandas.
D. A coleta de dados permite a análise da efetividade e da sustentabilidade das ações desenvolvidas, possibilitando correção, prevenção de erros e criação de novas informações para futuras políticas públicas.
Relacionando, de forma coerente e correta, as fases com suas respectivas descrições, temos:
a) I-A, II-C, III-D e IV-B.
b) I-C, II-A, III-D e IV-B.
c) I-C, II-A, III-B e IV-D.
d) I-D, II-A, III-B e IV-C.
e) I-C, II-B, III-A e IV-D.

Considere as afirmativas a respeito dos modelos de tomada de decisão.
I. Enxerga o processo de tomada de decisão como algo dúbio, imprevisível, e que em nada se relaciona com a busca de meios para alcançar fins, ou, em suma, existem “vários problemas e poucas soluções”.
II. Preconiza que o tomador de decisão deve possuir o conhecimento mais completo e preciso possível das consequências de cada escolha para maximizar o resultado.
III. Visualiza o processo decisório com limitações e fragmentações sugerindo que a decisão seja tomada sem especificação prévia de objetivos, dando maior foco à discussão de ações concretas e aos fins desejados.
IV. A escolha de uma ação se relaciona com o grau de aceitação que ela suscita e não com sua contribuição à satisfação de objetivos prévios, isto é, as decisões dos governos são, no fundo, apenas incrementais.

São características relacionadas ao modelo de tomada de decisão em políticas públicas desenvolvido por Lindblom, Caiden e Wildavsky e que se contrapõe a modelos como os de Laswell, Simon, Cohen, March e Olsen:

a) I e II, somente.
b) I, II e III, somente.
c) II, somente.
d) II e IV, somente.
e) III e IV, somente.

A figura esquematiza algumas das ideias do modelo de John kingdon que interpreta a formação da agenda de políticas públicas, demonstrando que

a) uma janela de oportunidade é a possibilidade de convergência dos três fluxos (problema, solução e condições políticas) que pode resultar na formação de agenda.
b) o surgimento de uma política pública independe da confluência de problemas, soluções e condições políticas favoráveis.
c) as condições políticas (fluxo da política) dependem da solução (fluxo de solução).
d) janelas de oportunidades são situações frequentes e permanecem abertas por um longo tempo.
e) a evidência de um problema público (fluxo dos problemas) é constante ao longo do tempo.

Na tomada de decisão em políticas públicas, os acordos são mais facilmente alcançados quando os itens em discussão consistem apenas em acréscimos ou decréscimos nos orçamentos ou de modificações nos programas existentes. É razoável pensar que a tensão política envolvida na aprovação efetiva de novas políticas a cada ano, partindo-se sempre da estaca zero e com decisões do tipo “tudo ou nada”, não são a tônica do funcionamento de um governo. Assim, o ___________ é importante para diminuir conflitos, manter a estabilidade e preservar o próprio sistema político.

a) incrementalismo
b) racionalismo absoluto
c) neoinstitucionalismo histórico
d) keynesianismo
e) pluralismo

Sobre a tipologia dos atores no processo de formulação de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

a) São considerados atores formais os partidos políticos, os membros dos legislativos e a autoridade máxima do Executivo em cada esfera (presidente da República, governadores e prefeitos), as equipes de governo, a burocracia e o Poder Judiciário.
b) Os atores coletivos, que agem intencionalmente na esfera governamental, são integrados pelos movimentos sociais, as empresas, os sindicatos e os meios de comunicação.
c) São exemplos de atores individuais os políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de opinião (jornalistas, artistas e ídolos de um modo geral), entre outros.
d) São exemplos de atores públicos, que compõem o sistema político exercendo funções públicas, os gestores públicos, os juízes, os políticos, os parlamentares, além das instituições e organizações do governo e as internacionais.

O planejamento em políticas públicas, imprescindível para o aprimoramento da gestão,

a) é um instrumento burocrático que viabiliza o orçamento, mas a depender das especificidades de cada política social, pode-se estabelecer seu próprio ciclo orçamentário sem necessidade de seguir o calendário estabelecido para o PPA, a LDO e a LOA.
b) deve, no processo de planificação, desconsiderar as especificidades advindas da densidade demográfica e portes dos municípios, pois as políticas setoriais já trazem em seu desenho suas principais provisões e atribuições.
c) deve respeitar os seguintes momentos: definição da agenda − posicionamento exclusivo do chefe do executivo sobre as prior

O termo em questão é:

a) Policy.
b) Politics.
c) Accountability.
d) Policy makers.

Uma política formulada com base no modelo do processo organizacional fundamenta-se na ideia de que:

a) escolhas são sistemáticas, feitas a partir de um conjunto fixo de alternativas, em ambiente onde a incerteza é controlável;
b) existe uma distância clara entre o problema que está sendo solucionado e o problema público como um todo;
c) organizações filtram o problema e implementam as escolhas, sejam elas quais forem, com atenção aos objetivos;
d) políticas públicas e suas ações são resultado de escolhas racionais, em que as consequências são conhecidas;
e) solução de problemas é decorrente de resposta a eventos que geram barganhas e jogos de poder.

Sobre a discussão da territorialização, é falso afirmar que:
d) ainda que sob uma perspectiva da territorialização, os estados e municípios não podem tomar as decisões e implementar políticas de acordo com as diversidades e necessidades do território.

No que se refere à implementação de políticas, assinale a opção correta.

a) Na fase de implementação são realizadas reuniões, consultas e (ou) audiências públicas para analisar os melhores cenários para a política pública.
b) A perspectiva bottom-up da implementação começa com a análise das decisões do governo e avalia quantas dessas decisões foram de fato executadas pelos administradores.
c) Os arranjos para implementação de políticas públicas podem incluir órgãos dos entes federados, assim como organizações privadas e do terceiro setor.
d) Na fase de implementação são definidas não só as metas, mas também os recursos e o horizonte temporal da atividade de planejamento.
e) A abordagem top-down considera que o processo de implementação pode ser bem sucedido quando os formuladores de políticas entenderem que são parte de uma rede organizacional.

Prévia do material em texto

201) 
Políticas Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnot
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/899453
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
No que se refere à formulação e à implementação de políticas públicas sobre a teoria de redes de
políticas públicas, é correto afirmar que:
a) a formulação e implementação de políticas públicas constituem prerrogativas exclusivas do
executivo e do legislativo.
b) os atores estatais são, cada vez mais, capazes de garantir, sozinhos, os recursos necessários à
formulação e implementação de políticas públicas.
c) a formulação e implementação de políticas públicas não são mais atribuídas somente à ação do
Estado, enquanto ator singular e monolítico, mas resultam da interação de muitos atores distintos.
d) os atores públicos são os únicos envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3Jnot
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899453
202) 
203) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/899452
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Entre as análises de políticas públicas centradas na sociedade, a concepção pluralista sustenta que:
a) as sociedades se organizam em classes sociais, que são os principais atores no processo de
tomada de decisão pública.
b) o Estado constitui um instrumento a serviço dos interesses de classe da burguesia.
c) as sociedades são compostas por diversos centros de poder, nenhum deles totalmente soberano na
tomada de decisão pública.
d) as decisões de políticas públicas são puramente técnicas, inexistindo conflito de interesses.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899451
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
No que se refere aos modelos que relacionam Estado e sociedade, no campo das políticas públicas,
assinale a opção correta:
a) As análises de políticas públicas centradas no Estado consideram todas as atividades do Estado
dependentes dos poderes situados no âmbito social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899452
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899451
204) 
b) As análises de políticas públicas centradas na sociedade compartilham o pressuposto de que a
ação do Estado é sempre a variável dependente, cabendo à sociedade o status de elemento dinâmico
na relação Estado-sociedade.
c) As análises de políticas públicas centradas no Estado têm em comum a concepção de que o Estado
seria um ente passivo que responde à atividade dinâmica originada da sociedade.
d) As análises de políticas públicas centradas na sociedade consideram que as ações de políticas
públicas são dotadas de significativa autonomia frente à sociedade, seus grupos de interesse e
classes sociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899440
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Políticas públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para solucionar
problemas da sociedade. Quais os elementos que contribuem para a formulação de políticas públicas?
a) Indicadores, feedback das ações governamentais, processos institucionais e análise das
preferência dos atores.
b) Indicadores, avaliação de clima organizacional, processos administrativos e planejamento.
c) Indicadores, feedback das ações governamentais, análise swot e preferência dos atores.
d) Indicadores, processos institucionais, análise de preferência de atores e análise swot.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899440
205) 
206) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2596282
IUDS - Ana (PGM Nov Iguaçu)/Pref Nova Iguaçu/Administração/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O ciclo de políticas públicas tem como grande vantagem permitir uma visão intuitiva prática para
conceptualização e organização do estudo das políticas públicas. Nesse sentido, a fase do ciclo
estratégico em que são iniciadas atividades com vistas a obter conhecimento mais profundo sobre
aspectos técnicos necessários para levar em frente a concepção da política pública é a denominada:
a) formulação de alternativas
b) implantação do plano tático
c) elaboração do plano estratégico
d) implantação do plano operacional
e) percepção de atores públicos e privados
www.tecconcursos.com.br/questoes/1780166
METRÓPOLE - Res (HOB)/HOB/Serviço Social/2019
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
“Trata-se da articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações
conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social.
Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às
necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em
torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais”.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2596282
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1780166
207) 
Segundo CAVALCANTI, BATISTA; SILVA (2013), o conceito apresentado é
a) Intersetorialidade.
b) Interdisciplinaridade.
c) Interculturalidade.
d) Intradisciplinaridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/623120
CONSULPLAN - Coord PL (CM BH)/CM BH/2018
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
A política pública destina-se precipuamente ao provimento de orientações normativas que,
fundadas em valores específicos, visam à elaboração de estratégias, planos e programas para o alcance
de determinadas finalidades. Quanto ao processo de formulação, implementação e fiscalização das
Políticas Públicas, analise as alternativas e assinale a correta.
a) A participação da sociedade apenas será relevante no processo de fiscalização das políticas
públicas.
b) A situação-problema privada apresentar-se-á como objeto central de interesse no processo de
formulação das políticas públicas.
c) A formulação de políticas públicas consiste, em linhas gerais, num processo de encontrar um
conjunto de possíveis políticas para solução de determinado problema. 
d) A agenda pública terá caráter formal e vinculativo, estabelecendo hierarquia entre os problemas
nela inseridos e obrigatoriedade de efetividade de resolução destes. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623120
208) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/719508
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O Ciclo de Políticas Públicas é utilizado como recurso de análise, pois divide o processo de
elaboração de uma política pública em fases, permitindo, assim, que sejam observadas separadas ou em
conjunto. As fases serão consideradas aqui conforme a figura a seguir:
 
Figura 1 – O ciclo de políticas públicas
Fonte – Elaboração própria
 
Com base na Figura 1, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719508
( ) Entre os atores que mais se preocupam com a etapa de identificação do problema, estão ONGs,
partidos e agentes políticos.
 
( ) A etapa de formulação de alternativas busca apresentar soluções para o problema público
identificado.
 
( ) O monitoramento da política pública só pode ser utilizado na etapa de formulação de políticas
públicas.
 
( ) A avaliação feita antes da implementação da política é chamada ex ante e a avaliação realizadaapós a implementação da política é chamada pos itinere.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – F.
c) V – F – V – F.
d) V – V – F – F.
e) V – V – F – V.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/779956
COPERVE UFSC - Adm (UFSC)/UFSC/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/779956
209) 
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam
ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas
públicas, assinale a alternativa correta.
a) O modelo de decisão da “lata de lixo” (do inglês garbage can) se aplica quando há um grande
número de tomadores de decisão e uma grande dose de incerteza sobre as causas dos problemas e
suas soluções.
b) De forma geral, a criação de políticas públicas envolve cinco atividades, também vistas como
estágios, que ocorrem como uma progressão linear: definição de agenda, formulação, tomada de
decisão, implementação e avaliação.
c) A fase de tomada de decisão corresponde à execução de atividades de tal forma que as ações do
governo alcancem as metas preestabelecidas.
d) A nova gestão pública foi uma abordagem que integrou os órgãos criadores de políticas públicas
aos órgãos implementadores, a fim de impulsionar a eficiência e a eficácia administrativa.
e) Em vez de adotar alternativas de maximização da política pública, no modelo de decisão racional
espera-se que as decisões tomadas por negociação sejam o resultado de sucessivas comparações
limitadas que os tomadores de decisão fazem entre novas propostas versus os resultados de decisões
anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/622822
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Administração e Finanças/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/622822
210) 
211) 
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
As últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento
denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão,
elaboração, implementação e avaliação. Sobre a literatura balizada relativa às políticas públicas, assinale
a afirmativa INCORRETA. 
a) Laswell (1936) introduz a expressão policy analysis (análise de política pública). 
b) Max Weber (1959; 1979) questionou a ênfase no racionalismo de Laswell e Simon. 
c) Easton (1965) contribuiu para a área ao definir a política pública como um sistema.
d) Simon (1957) introduziu o conceito de racionalidade limitada dos decisores públicos (policy
makers). 
www.tecconcursos.com.br/questoes/538699
FGV - EPPGG (SEPOG RO)/SEPOG RO/2017
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
A literatura aponta as principais etapas ou fases para o processo de formulação de políticas
públicas.
1. Identificação do problema
2. Construção da agenda
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/538699
212) 
3. Formulação de alternativas (políticas públicas)
4. Tomada de decisão
5. Implementação
6. Avaliação
Assinale a opção que descreve como ficou conhecida essa dinâmica.
a) Ciclo de políticas públicas.
b) Manual de políticas públicas.
c) Problema público.
d) Diagnóstico situacional.
e) Decisão política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/843703
FCM - CEFETMINAS - Tecno (IF Baiano)/IF Baiano/Gestão Pública/2017
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Numere as etapas do processo de análise de interesses na formação de políticas públicas, em
ordem crescente da realização das ações.
( ) Revisão da análise para constatação de interesses favoráveis e desfavoráveis.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/843703
213) 
( ) Listagem dos principais stakeholders, favoráveis e contrários à política pública.
( ) Estabelecimento de ações do programa criado para implementar a política pública.
( ) Análise do impacto da política pública sobre cada stakeholder e da sua influência na sociedade.
( ) Elaboração de diagrama de stakeholders com relação à influência política e ao impacto das ações
sobre os interesses.
A ordem correta dessa sequência é
a) 1, 2, 4, 5, 3.
b) 3, 1, 2, 4, 5.
c) 4, 1, 3, 2, 5.
d) 4, 5, 3, 1, 2.
e) 5, 3, 4, 2, 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/578705
VUNESP - CUP (SEPOG SP)/SEPOG SP/Controle e Auditoria/2017
AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública - Da Destinação de Recursos para o Setor
Privado (arts. 26 a 28 da LRF)
Na formulação de política pública social, com finalidade de fomentar o emprego e a inserção no
mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade social, área técnica da Administração
Pública estadual propõe a instituição de um programa que abrange a oferta de cursos profissionalizantes
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/578705
de nível técnico e bolsa auxílio aos frequentadores dos cursos, com vistas a estimular a conclusão e
evitar a evasão. A implementação válida desse programa depende
a) da aprovação de lei específica que autorize a instituição do programa e permita a destinação de
recursos públicos para cobrir necessidades de pessoas físicas, da observância das condições
estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, de previsão no orçamento ou em seus créditos
adicionais, e da edição de decreto, pelo Chefe do Poder Executivo, que regulamente a lei específica.
b) da observância das condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, de previsão no
orçamento ou em seus créditos adicionais, e da edição de decreto, pelo Chefe do Poder Executivo,
que instituirá o programa, identificará o público alvo, os cursos que poderão ser oferecidos e o valor e
condições de recebimento das bolsas auxílio.
c) de previsão no plano plurianual das ações, da existência de recursos orçamentários no exercício
em que for implementado programa, e da edição de decreto pelo Chefe do Poder Executivo, que
instituirá o programa, identificará o público alvo, os cursos que poderão ser oferecidos e o valor e
condições de recebimento das bolsas auxílio.
d) de edição de decreto pelo Chefe do Poder Executivo, que instituirá o programa, identificará o
público alvo, os cursos que poderão ser oferecidos e o valor e condições de recebimento das bolsas
auxílio, porque a política pública em foco decorre da Constituição Federal.
e) de edição de decreto pelo Chefe do Poder Executivo, que instituirá o programa, identificará o
público alvo, os cursos que poderão ser oferecidos e o valor e condições de recebimento das bolsas
auxílio, e da edição de Resolução, pelo Titular da Secretaria estadual com atribuição específica na
matéria, que detalhará os critérios para oferta de cursos e bolsas auxílio e estabelecerá os
procedimentos necessários para controle e avaliação do programa público de fomento.
214) 
215) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/462792
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE PE)/TRE PE/Judiciária/2017
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado
ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em
a) organizar as demandas sociais.
b) realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
c) construir alianças políticas.
d) julgar os efeitos previstos para uma política pública.
e) designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um
programa público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/577559
VUNESP - Ag Fisc (TCE-SP)/TCE SP/Administração/2017
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Leia o seguinte texto para responder à questão.
Escolas públicas de São Paulousam teorias de Nobel
para reduzir evasão
Lembretes curtos via SMS para os pais sobre a importância da frequência escolar. Essa medida simples e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/462792
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/577559
de baixo custo melhorou as notas e reduziu a repetência de crianças do 9º ano do ensino fundamental,
na rede estadual de São Paulo.
Os alunos cujos responsáveis receberam mensagens tiveram um avanço nas notas de português e de
matemática em uma prova oficial (Saresp) equivalente a meio ano letivo de aprendizagem. A taxa de
reprovação entre esses estudantes caiu: 3%. A potencial economia de recursos com a queda da
repetência é de R$ 12,4 para cada real investido.
O experimento, feito por um semestre em 2016, com a adoção do programa EduqMais no Estado, é um
exemplo da potencial eficácia do que Richard Thaler, laureado com o Nobel de Economia, batizou de
nudge, uma espécie de “empurrão” da política pública nos indivíduos na direção de ações benéficas para
eles próprios e para a sociedade”.
(Érica Fraga e Ana Estela de Sousa Pinto. Folha de S.Paulo, 15.10.2017. Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fases da política pública mencionadas no texto.
a) Trata-se da fase de formulação a partir de uma teoria reconhecida com o Prêmio Nobel, a qual foi
implementada com os lembretes de SMS, avaliada e monitorada em relação aos custos, redução dos
índices de reprovação e aumento das notas.
b) Apresentaram-se três fases da política pública: a formação da agenda a partir do experimento
nudge; a implementação com os lembretes de SMS e, finalmente, a mensuração sobre os impactos
dessa política pública.
c) O texto ilustrou três fases da política pública: a agenda, quando a Secretaria de Educação de São
Paulo escolheu o uso do nudge; a proposição, ao implementar os SMS para os pais, e, finalmente,
avaliação de impacto, no caso, a taxa de reprovação.
d) A fase de definição de agenda de política pública contou com um embasamento científico do
prêmio nobel Richard Thaler, e a fase de implementação e resultados trouxe indicadores objetivos e
mensuráveis.
216) 
e) A fase de elaboração teve como base um fundamento científico do campo econômico reconhecido
com o Prêmio Nobel, e a fase de resultados apresentou os benefícios sociais mensuráveis junto ao
público-alvo, no caso, os estudantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/329059
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE PI)/TRE PI/Judiciária/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Em relação às políticas públicas e ao processo de comunicação, assinale a opção correta.
a) A implementação de uma política pública é o momento em que se efetiva a ação e se coloca em
prática a decisão política, inexistindo pré-condição para tanto.
b) A abordagem racional refere-se à análise e formulação de políticas públicas e consiste em dar foco
ao processo político.
c) A partir da predefinição do problema, o processo ou ciclo de políticas públicas contempla os
seguintes momentos: agenda, elaboração, formulação, implementação, execução, acompanhamento
e avaliação.
d) A comunicação pública recebe essa denominação por estar diretamente vinculada à comunicação
praticada pelos entes públicos.
e) Devido ao caráter permanente de utilização, as redes de comunicação organizacionais são
formalizadas e caracterizadas pela verticalização de poderes entre os interlocutores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203428
QUADRIX - Ana Tec (CFP)/CFP/Ciências Sociais e Humanas/2016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/329059
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203428
217) 
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Considere as seguintes fases do ciclo de políticas públicas:
I. Agenda.
II. Formulação.
III. Implementação.
IV. Avaliação.
Considere também as seguintes descrições, que são descrições de cada uma dessas fases:
A. Definem-se os objetivos das políticas públicas, as ações que serão desenvolvidas e suas metas
avaliando alternativas de forma objetiva e levando-se em conta questões como viabilidade financeira,
legal e política.
B. Elementos como burocracia, disputa por poder, contexto social, econômico e tecnológico, recursos
políticos e econômicos, capacidade do setor responsável pela execução e o apoio político podem
afetar esta fase.
C. Decorre da impossibilidade de atender a todos os problemas da sociedade, mesmo considerando
o ordenamento constitucional, pois os recursos necessários para as ações são insuficientes frente a
todas as demandas.
D. A coleta de dados permite a análise da efetividade e da sustentabilidade das ações desenvolvidas,
possibilitando correção, prevenção de erros e criação de novas informações para futuras políticas
públicas.
Relacionando, de forma coerente e correta, as fases com suas respectivas descrições, temos:
218) 
a) I-A, II-C, III-D e IV-B.
b) I-C, II-A, III-D e IV-B.
c) I-C, II-A, III-B e IV-D.
d) I-D, II-A, III-B e IV-C.
e) I-C, II-B, III-A e IV-D.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203427
QUADRIX - Ana Tec (CFP)/CFP/Ciências Sociais e Humanas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Considere as afirmativas a respeito dos modelos de tomada de decisão.
I. Enxerga o processo de tomada de decisão como algo dúbio, imprevisível, e que em nada se
relaciona com a busca de meios para alcançar fins, ou, em suma, existem “vários problemas e
poucas soluções”.
II. Preconiza que o tomador de decisão deve possuir o conhecimento mais completo e preciso
possível das consequências de cada escolha para maximizar o resultado.
III. Visualiza o processo decisório com limitações e fragmentações sugerindo que a decisão seja
tomada sem especificação prévia de objetivos, dando maior foco à discussão de ações concretas e
aos fins desejados.
IV. A escolha de uma ação se relaciona com o grau de aceitação que ela suscita e não com sua
contribuição à satisfação de objetivos prévios, isto é, as decisões dos governos são, no fundo,
apenas incrementais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203427
219) 
 
São características relacionadas ao modelo de tomada de decisão em políticas públicas desenvolvido por
Lindblom, Caiden e Wildavsky e que se contrapõe a modelos como os de Laswell, Simon, Cohen, March e
Olsen:
a) I e II, somente.
b) I, II e III, somente.
c) II, somente.
d) II e IV, somente.
e) III e IV, somente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/368997
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Observe a figura.
 
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/368997
220) 
A figura esquematiza algumas das ideias do modelo de John kingdon que interpreta a formação da
agenda de políticas públicas, demonstrando que
a) uma janela de oportunidade é a possibilidade de convergência dos três fluxos (problema, solução
e condições políticas) que pode resultar na formação de agenda.
b) o surgimento de uma política pública independe da confluência de problemas, soluções e
condições políticas favoráveis.
c) as condições políticas (fluxo da política) dependem da solução (fluxo de solução).
d) janelas de oportunidades são situações frequentes e permanecem abertas por um longo tempo.
e) a evidência de um problema público (fluxo dos problemas) é constante ao longo do tempo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/413502
FCC - TNS (SEMTCAS)/Pref Teresina/Assistente Social/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O trabalho em rede denota uma nova definição das políticas públicas e um novo arranjo do papel
do poder público governamental e da sociedade civil organizada em torno de um interesse coletivo. Com
formatos diversos, as redes têm como liga o enfrentamento social de problemas desafiadores e,como
propósito,
a) contribuir para a formulação e execução de políticas e para o atendimento integral.
b) solucionar os problemas, minimizando as demandas recorrentes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/413502
221) 
c) dividir responsabilidades e competências, resguardando as instituições.
d) compartilhar recursos de forma solidária e igualitária.
e) estabelecer fluxos e hierarquias para o atendimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/368988
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Na tomada de decisão em políticas públicas, os acordos são mais facilmente alcançados quando os
itens em discussão consistem apenas em acréscimos ou decréscimos nos orçamentos ou de modificações
nos programas existentes. É razoável pensar que a tensão política envolvida na aprovação efetiva de
novas políticas a cada ano, partindo-se sempre da estaca zero e com decisões do tipo “tudo ou nada”,
não são a tônica do funcionamento de um governo. Assim, o ___________ é importante para diminuir
conflitos, manter a estabilidade e preservar o próprio sistema político.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) incrementalismo
b) racionalismo absoluto
c) neoinstitucionalismo histórico
d) keynesianismo
e) pluralismo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/368988
222) 
223) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/368994
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Ainda que incomum, a fase do processo de políticas públicas em que o problema é percebido como
resolvido, as leis e ações que ativavam a política pública são compreendidas como ineficazes ou o
problema perdeu progressivamente importância e saiu da agenda, é definida como:
a) monitoramento.
b) insulamento burocrático.
c) agenda-setting.
d) formulação de alternativas.
e) extinção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369013
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Entre os novos arranjos para a produção de políticas públicas em nível subnacional no Brasil, pode-
se apontar:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/368994
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369013
224) 
a) a reestatização da provisão de serviços públicos com o uso de organizações sociais (OSs) nas
áreas de saúde, educação e cultura.
b) a descentralização, com o repasse de recursos financeiros, das políticas sociais dos municípios
para os estados e a União.
c) o uso de consórcios públicos intermunicipais.
d) a integração vertical de empresas públicas estaduais com empresas públicas municipais na
prestação de serviços de transporte coletivo.
e) a adoção de formas de coprodução de bens e serviços públicos que desconsideram as
organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369001
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
A etapa de formulação de políticas públicas envolve, dentre outras atividades, o desenho de
alternativas como um momento em que são analisados os vários caminhos para que um objetivo possa
ser alcançado. Cada uma das alternativas, além de requerer diferentes recursos, vai necessitar de
mecanismos que induzam ao comportamento desejado.
 
Assinale a alternativa que descreve corretamente um desses mecanismos.
a) O mecanismo de premiação busca influenciar o comportamento por meio de estímulos negativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369001
225) 
b) O mecanismo de conscientização busca influenciar o comportamento por meio da construção e
apelo ao senso de dever moral.
c) O mecanismo de coerção busca influenciar o comportamento por meio de estímulos positivos.
d) O mecanismo de soluções técnicas busca influenciar o comportamento por meio de recompensa
material ou punições.
e) O mecanismo de persuasão busca influenciar o comportamento por meio da aplicação de práticas
e equipamentos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/413495
FCC - TNS (SEMTCAS)/Pref Teresina/Assistente Social/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O ciclo de políticas públicas é um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de
uma política pública em fases sequenciais e interdependentes. Essas fases compreendem:
a) formulação de alternativas-planejamento; operacionalização; equacionamento; monitoramento e
avaliação.
b) formação da agenda; ação; implantação; monitoramento e avaliação.
c) reflexão; tomada de decisão; equacionamento; implementação.
d) identificação do problema; formação da agenda; formulação de alternativas − planejamento.
e) decisão; ação; operacionalização; extinção, continuação, adequação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/413495
226) 
227) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/383126
CEBRASPE (CESPE) - AGPP I (Pref SP)/Pref SP/Gestão Administrativa/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Sabe-se que a sociedade brasileira apresenta elevada desigualdade econômica, social e étnico-
racial, o que historicamente tem produzido hierarquização social. Esse cenário, presente em todo o país,
produz privilégios e exclusões que devem ser considerados pelas administrações municipais no processo
de formulação de políticas públicas. No caso da capital paulista, as políticas públicas voltadas para o
setor da saúde sustentam-se em alguns princípios, como no princípio de que as desigualdades
econômicas e sociais
a) exercem reduzida influência na educação básica e no ensino médio.
b) foram amplamente superadas por projetos de transferência de renda.
c) inexistem no processo de ocupação espacial do município.
d) não se manifestam na obtenção de emprego e do salário.
e) geram impacto sobre as causas de adoecimento e morte da população.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1005348
FUNDEP - Tecno (IFNMG)/IFNMG/Gestão Pública/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Sobre a tipologia dos atores no processo de formulação de políticas públicas, assinale a alternativa
INCORRETA.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383126
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1005348
228) 
a) São considerados atores formais os partidos políticos, os membros dos legislativos e a autoridade
máxima do Executivo em cada esfera (presidente da República, governadores e prefeitos), as equipes
de governo, a burocracia e o Poder Judiciário.
b) Os atores coletivos, que agem intencionalmente na esfera governamental, são integrados pelos
movimentos sociais, as empresas, os sindicatos e os meios de comunicação.
c) São exemplos de atores individuais os políticos, os burocratas, os magistrados, os formadores de
opinião (jornalistas, artistas e ídolos de um modo geral), entre outros.
d) São exemplos de atores públicos, que compõem o sistema político exercendo funções públicas, os
gestores públicos, os juízes, os políticos, os parlamentares, além das instituições e organizações do
governo e as internacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350118
FGV - Ana (MPE RJ)/MPE RJ/Administrativa/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Na formulação de políticas públicas de combate ao uso de drogas, é importante reconhecer o papel
dos assistentes sociais como agentes no nível de rua. A forma pela qual a atuação desses profissionais se
insere numa relação coerente de causa e efeito somente pode ser observada em retrospecto, dada a
natureza emergente de suas práticas cotidianas. Suas decisõesbaseiam-se no seu discernimento, a cada
momento, e os resultados nem sempre podem ser previstos com confiança.
 
É correto considerar que a formulação de uma política pública, nesse contexto, seja do tipo:
a) caótica;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350118
229) 
b) complicada;
c) complexa;
d) desordenada;
e) simples.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1203424
QUADRIX - Ana Tec (CFP)/CFP/Ciências Sociais e Humanas/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas, os elementos ou características abaixo
estão presentes ou fazem parte de todas elas, exceto:
a) A política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, ele faz.
b) Ela envolve atores formais e informais e diferentes níveis de decisão e é materializada
principalmente através da ação direta ou indireta dos governos.
c) A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras, sendo composta por um conjunto de
ações do governo que irão produzir efeitos específicos.
d) Envolve a tomada de decisão racional por parte dos decisores através da criação de estruturas
que enquadrem o comportamento dos atores na direção da redistribuição de benefícios para
coletividade.
e) Política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de
delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1203424
230) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/410701
FCC - Ass Soc (ALMS)/ALMS/2016
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O planejamento em políticas públicas, imprescindível para o aprimoramento da gestão,
a) é um instrumento burocrático que viabiliza o orçamento, mas a depender das especificidades de
cada política social, podese estabelecer seu próprio ciclo orçamentário sem necessidade de seguir o
calendário estabelecido para o PPA, a LDO e a LOA.
b) deve, no processo de planificação, desconsiderar as especificidades advindas da densidade
demográfica e portes dos municípios, pois as políticas setoriais já trazem em seu desenho suas
principais provisões e atribuições.
c) deve respeitar os seguintes momentos: definição da agenda − posicionamento exclusivo do chefe
do executivo sobre as prioridades; definição de alternativas; e avaliação dos resultados − pautado
nos indicadores quantitativos.
d) precede, condiciona e orienta a ação estatal. É um mecanismo pelo qual o Estado viabiliza o
acesso aos bens e serviços considerados direitos sociais aos seus cidadãos, sendo assim o
planejamento pode ser considerado a necessidade de mediação entre futuro e o presente.
e) deve estar pautado na elaboração do PPA, LDO e LOA, que é de iniciativa privativa do Poder
Legislativo e deve ser encaminhado ao Poder Executivo para aprovação, seguindo seu cronograma
quadrienal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205161
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/IPLANFOR/Assessor de Relações Institucionais e Mobilização
Social/2015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/410701
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205161
231) 
232) 
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Leia o seguinte enunciado:
 
Refere-se à formulação de propostas, tomada de decisões e sua implementação por organizações
públicas de temas que afetam a coletividade, mobilizando interesses e conflitos. Significa a atividade do
governo de desenvolver políticas públicas, a partir do processo da política.
 
O termo em questão é:
a) Policy.
b) Politics.
c) Accountability.
d) Policy makers.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2080579
PRGP UNIFEI - Aux Adm (UNIFEI)/UNIFEI/2015
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
Sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), identifique a alternativa incorreta.
a) Em suas ações, a A3P tem priorizado como um de seus princípios a política dos 5 R’s: Repensar,
Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que geram impactos socioambientais
significativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2080579
233) 
b) A A3P tem como eixos temáticos o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão
adequada dos resíduos gerados, o desenvolvimento de tecnologias ambientais, a capacitação das
lideranças do setor público e as licitações sustentáveis.
c) A A3P propõe harmonia com o princípio de economicidade, traduzida na relação de custo-benefício
e eficiência exigida pela constituição federal.
d) Entre seus objetivos fundamentais, a A3P visa reduzir o impacto ambiental direto e indireto
causado pela execução de atividades de caráter administrativo e operacional ligadas ao serviço
público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341556
FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Administrativa/Analista Administrativo/2015
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
A formulação de políticas públicas pode ser compreendida de maneiras distintas, de acordo com a
teoria subjacente que a explica.
Uma política formulada com base no modelo do processo organizacional fundamenta-se na ideia de que:
a) escolhas são sistemáticas, feitas a partir de um conjunto fixo de alternativas, em ambiente onde a
incerteza é controlável;
b) existe uma distância clara entre o problema que está sendo solucionado e o problema público
como um todo;
c) organizações filtram o problema e implementam as escolhas, sejam elas quais forem, com atenção
aos objetivos;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341556
234) 
d) políticas públicas e suas ações são resultado de escolhas racionais, em que as consequências são
conhecidas;
e) solução de problemas é decorrente de resposta a eventos que geram barganhas e jogos de poder.
www.tecconcursos.com.br/questoes/832413
FUNCERN - Tecno (IF RN)/IF RN/Gestão Pública/2015
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
O ciclo de políticas identifica as fases do processo de produção de uma política de maneira
sequencial e interdependente. Tais fases estão sequencialmente apresentadas na:
a) identificação do problema, tomada de decisão, formação da política e avaliação.
b) formação de agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação e avaliação.
c) identificação do problema, tomada de decisão, desenvolvimento e avaliação.
d) formação de agenda, tomada de decisão, formação da política, formação de alternativas e
avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205170
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/IPLANFOR/Assessor de Relações Institucionais e Mobilização
Social/2015
Ciências Políticas - Formação da Agenda e Formulação das Políticas Públicas. Modelos de
Tomada de Decisão
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/832413
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205170
235) 
236) 
Sobre a discussão da territorialização, é falso afirmar que:
a) o território necessariamente implica em relações de poder, em organização, em disputa, em
grupos, em tendências, em redes e conexões.
b) o território pode ser entendido como todo e qualquer espaço caracterizado pela presença do
poder.
c) o território materializa as articulações estruturais e conjunturais a que os indivíduos e/ou grupos
sociais estão submetidos num determinado tempo histórico.
d) ainda que sob uma perspectiva da territorialização, os estados e municípios não podem tomar as
decisões e implementar políticas de acordo com as diversidades e necessidades do território.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415620
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Planejamento e Orçamento/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
No que se refere à implementação de políticas públicas, assinale a opção que apresenta
mecanismos eficientes no combate à corrupção.
a) fortalecimento do clientelismo; nepotismo;fortalecimento das práticas de controle interno e
externo; melhorias no acesso às informações públicas
b) fortalecimento do clientelismo; nepotismo; melhorias no acesso às informações públicas;
fortalecimento do princípio da pessoalidade
c) transparência dos atos promovidos pela administração pública; melhorias no acesso às informações
públicas; fortalecimento do princípio da pessoalidade
d) transparência dos atos promovidos pela administração pública; fortalecimento de práticas de
controle interno e externo; melhorias no acesso às informações públicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415620
237) 
238) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450097
CEBRASPE (CESPE) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Administração/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
No que se refere à implementação de políticas, assinale a opção correta.
a) Na fase de implementação são realizadas reuniões, consultas e (ou) audiências públicas para
analisar os melhores cenários para a política pública.
b) A perspectiva bottom-up da implementação começa com a análise das decisões do governo e
avalia quantas dessas decisões foram de fato executadas pelos administradores.
c) Os arranjos para implementação de políticas públicas podem incluir órgãos dos entes federados,
assim como organizações privadas e do terceiro setor.
d) Na fase de implementação são definidas não só as metas, mas também os recursos e o horizonte
temporal da atividade de planejamento.
e) A abordagem top-down considera que o processo de implementação pode ser bem sucedido
quando os formuladores de políticas entenderem que são parte de uma rede organizacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579656
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Analise o trecho a seguir:
 
“Apesar da percepção generalizada de que os servidores públicos são técnicos especialistas na área
em que trabalham, eles muitas vezes não têm sequer um treinamento geral em análise e gestão de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450097
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579656
239) 
políticas públicas, e muito menos treinamento em análise e gestão do setor em que trabalham.” (Wu,
et al, 2014, p.25)
 
Considerando que essa problemática apresentada pelos autores reflete diretamente em todo o ciclo de
políticas públicas municipal, é correto afirmar que
a) as escolas de governo têm papel fundamental para a boa implementação de políticas públicas,
capacitando a máquina administrativa com competências técnicas e políticas necessárias para a boa
gestão.
b) cursos de formação como etapa eliminatória de concursos públicos são formas de diminuir essa
problemática, apesar de não serem capazes de preparar os futuros servidores para atividades que
envolvam capacidade analítica.
c) a superespecialização é um componente importante para transformação das políticas públicas,
permitindo que cada área setorial ou funcional tenha pessoas que considerem tão somente os
componentes de causa e efeito de sua ação governamental específica.
d) a tomada de decisão deve ser realizada pelos atores políticos, uma vez que assumiram
compromissos públicos e possuem visão de médio e longo prazo, visando o próximo ciclo eleitoral.
e) o acúmulo de experiência dos servidores ao longo do tempo pode resolver esta problemática,
desde que estes não deixem que perspectivas políticas interfiram nas análises técnicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2505531
FUNCERN - GPP (Bom Jesus (RN))/Pref Bom Jesus (RN)/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O ciclo de políticas públicas apresenta uma fase em que as decisões inicialmente tomadas deixam
de ser apenas intenções e se tornam intervenção na realidade, efetivando o que fora decidido. Essa fase
se refere à
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2505531
240) 
a) avaliação.
b) implementação.
c) formação da agenda.
d) tomada de decisões.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579678
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Na cidade de São Paulo, desde março de 2023, a responsabilização pela gestão, manutenção,
exploração, revitalização e expansão dos serviços cemiteriais e funerários passou para a iniciativa
privada a partir de uma concessão de 25 anos. Deste modo, um conjunto de empresas assumirá
gradativamente o serviço, antes prestado pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP)
e que dará suporte até janeiro de 2024. A fiscalização da política pública será de atribuição da
Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula).
 
Considerando o período de transição das atividades entre as concessionárias e o Serviço Funerário do
Município de São Paulo (SFMSP), assinale a alternativa que representa uma barreira típica de
implementação com potencial risco de ocorrência.
a) Cooptação.
b) Mudanças de prioridades.
c) Autorização lenta.
d) Limitação de fundos.
e) Oposição burocrática.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579678
241) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579682
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Leia o trecho a seguir.
 
Ações da Prefeitura garantem cidade inclusiva à população LGBTI
 
Atenta a questões importantes que envolvem a comunidade LGBTQIA+, a Prefeitura de São Paulo tem
trabalhado de forma contínua para aplicar e aprimorar ações inclusivas. Nesta quarta-feira (17), Dia
Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, a Prefeitura reitera suas políticas afirmativas
de combate ao preconceito.
 
Para reforçar sua postura inclusiva, a gestão municipal oferece inúmeros serviços, em todas as áreas,
que garantem acolhimento e acesso a atendimento específico de saúde, dignidade e cidadania às
pessoas LGBT. Além disso, há também oportunidades de emprego, renda e qualificação profissional.
 
Um exemplo desse compromisso de ser uma cidade inclusiva são os três Centros de Acolhida Especiais
para Mulheres Trans em situação de rua e um preferencialmente para homens trans, onde recebem, além
da hospedagem, café da manhã, almoço, lanche e jantar. As vagas são fixas, e não apenas para pernoite.
Com esse olhar, a Prefeitura ainda contratou técnicos LGBTQIA+ para trabalhar no Ampara SP, uma ação
complementar ao Serviço Especializado de Abordagem Social do município para aumentar a adesão ao
acolhimento das pessoas em situação de rua.
 
Em São Paulo, travestis, mulheres e homens transexuais têm garantido o direito do uso do nome social e
o reconhecimento da identidade de gênero em todos os órgãos da Administração Pública Municipal, por
meio do decreto 58.228. É garantido, por exemplo, fazer matrícula escolar ou emitir o cartão do Bilhete
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579682
242) 
Único ou do SUS usando o nome social. O nome social é o modo como uma pessoa se identifica, como é
reconhecida, chamada e denominada em sua comunidade e meio social. (...)
 
(Prefeitura de São Paulo, 17.05.2023) Confidencial até o momento da aplicação.
 
A implementação de uma política pública complexa como as de gênero exige uma série de estudos,
análises, experimentações, coordenações e envolvimento de diversos stakeholders. Sob a ótica de
arranjos institucionais, é possível afirmar que este tipo de política demanda uma gestão:
a) vertical e humanizada.
b) situacional e verticalizada.
c) hierarquizada e setorial.
d) intersetorial e sistêmica.
e) horizontal e funcional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336593
FGV - ACE (TCE ES)/TCE ES/Auditoria Governamental/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
No desenvolvimento de uma política pública podem existir diferentes formas de coprodução com o
cidadão. Essa diferenciação ocorre em função do tipo de participação e envolvimento do cidadão ao
longo do processo. Por exemplo, há políticas em que a comunidade toma as iniciativas e se articula,
permanentemente, como microcosmo que age em prol do bem comum,independentemente de o
cidadão ser ou não solicitado ou convocado pelo poder público.
 
Essa modalidade de coprodução envolve a participação do tipo:
a) por consulta;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336593
243) 
b) passiva;
c) funcional;
d) interativa;
e) automobilização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2337941
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O contingenciamento de recursos em função de políticas macroeconômicas pode comprometer a
implementação de políticas públicas. Considerando o âmbito da Administração Pública brasileira, assinale
a alternativa que representa uma exceção ao contingenciamento por encontrar vinculação constitucional.
a) Saúde
b) Trabalho
c) Transporte
d) Saneamento
e) Meio Ambiente
www.tecconcursos.com.br/questoes/2337937
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2337941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2337937
244) 
245) 
A implementação de políticas públicas pode ser operacionalizada por meio de diferentes
instrumentos. Um instrumento que compromete a legitimidade de uma política pública quando utilizado,
são as (os)
a) leis ordinárias
b) medidas provisórias.
c) leis complementares
d) decretos legislativos
e) emendas constitucionais
www.tecconcursos.com.br/questoes/2310823
IADES - Prof (UnDF)/UnDF/História/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
No processo de implementação, cada vez mais organizações não estatais estão envolvidas na
produção de políticas públicas, como, por exemplo, as organizações sociais na saúde no Brasil. Nas
análises, não levar em consideração esses atores significa deixar os estudos às cegas na questão
empírica presente em muitos países.
 
Acerca da perspectiva analítica que entende implementação de políticas públicas como processo
interativo, é correto afirmar que essas políticas são implementadas
a) por grupos multiorganizacionais, que podem ser de dentro das estruturas estatais ou de fora
delas, os quais interagem entre si defendendo diferentes perspectivas e valores acerca das políticas
públicas.
b) por atividades contínuas que também exigem decisões em cada ação governamental, pois nem
todas as ações são previstas, controladas ou normatizadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2310823
246) 
c) por processos decisórios que envolvem várias camadas com mandato para decisão, que dependem
de negociações, consensos e sistemas de adesão.
d) em conformidade com a decisão legítima dos atores democraticamente eleitos, em que são
observados os possíveis erros no processo de implementação para corrigi-los.
e) por meio de vários níveis hierárquicos envolvidos na decisão, em que os atores coordenam as
próprias ações com base nos incentivos e nos controles sob constante avaliação por parte dos
superiores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2182436
CONSULPLAN - Tec (MPE PA)/MPE PA/Sociólogo/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Na maioria dos países, o planejamento, seja ele robusto e sofisticado, ou composto por diretrizes
genéricas, não orienta a formulação de políticas públicas setoriais ministeriais, nem as prioridades do
governante.
(TONI, 2021, p. 23.)
 
Utilizando o texto como reflexão e pensando nos entraves na relação entre planejamento e
implementação das políticas públicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Falta de coerência entre planejamentos.
b) Incapacidade de atualizar o planejamento em face de fatos novos da conjuntura, como crises e
demandas inesperadas.
c) Associação entre planejamento estratégico governamental e execução orçamentária, conduzindo o
planejamento das prioridades do governo.
d) Risco de ineficiência na implementação de políticas públicas pela duplicação ou sobreposição de
planos e projetos, afetando a coordenação do governo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2182436
247) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178572
IADES - Reg SP (ADASA)/ADASA/Gestão e Regulação/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A ampliação dos espaços de participação popular permite que a sociedade atue em conjunto com o
Estado na elaboração, na implementação e na fiscalização das políticas públicas, contribuindo para
aumentar a eficácia e a abrangência das ações públicas. Esses espaços têm permitido aos atores sociais
localizarem e apresentarem as respectivas demandas, possibilitando sua aproximação junto aos
legisladores e formuladores de políticas públicas. Acerca das relações entre Estado e sociedade na
formulação de políticas públicas, assinale a alternativa correta.
a) Os grupos que integram o sistema político, demandando ou executando ações que podem ser
transformadas em políticas públicas, são chamados de atores, que podem ser públicos ou privados.
b) Os atores públicos são aqueles que não possuem vínculo direto com a estrutura administrativa do
Estado e fazem parte da sociedade civil.
c) Os atores privados são aqueles que exercem funções públicas no Estado, eleitos pela sociedade
para um cargo por tempo determinado.
d) Os atores privados são os responsáveis por mobilizar todos os recursos necessários para
elaboração, execução, monitoramento e avaliação das diversas políticas.
e) Os atores privados possuem participação garantida no processo de políticas públicas por meio de
decreto judicial, após provocação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2204867
Com. Org. (IFSP) - Tecno (IF SP)/IF SP/Gestão Pública/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178572
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2204867
248) O Estado possui acesso a um número limitado de recursos que devem ser utilizados para atender a
um número significativo de demandas da sociedade e que tendem a crescer em função da maior
complexidade das sociedades e das novas exigências e problemas decorrentes. Desse modo, as funções
estatais, em todos os níveis (federal, estadual, municipal), para serem exercidas, necessitam de um
mínimo de planejamento, com adoção de critérios de racionalidade para que as metas e objetivos sejam
alcançados de forma eficiente, ou seja, obter resultados com recursos limitados. Logo, para
desempenhar suas funções essenciais, o Estado precisa de determinadas capacidades que podem ser
sintetizadas em uma série de dimensões identificadas como cruciais para seu exercício. Avalie os itens
abaixo e, em seguida, aponte a alternativa correta que expressa essas dimensões:
 
I – Definir e manter prioridades entre muitas demandas conflitantes.
 
II – Direcionar recursos para onde eles sejam mais eficazes.
 
III – Não ser capaz de impor perdas a grupos poderosos.
 
IV – Coordenar objetos conflitantes num todo coerente.
a) Todos estão corretos.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) I, II e IV estão corretos.
d) Apenas o item I está correto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1923868
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1923868
249) As políticas públicas são desenhadas por meio de instrumentos capazes de traduzir as intenções
dos formuladores de políticas em um conjunto de ações concretas. A escolha das ferramentas de
aplicação, sejam elas a atuação direta do Estado ou as várias formas de parceria e arranjos público-
privados, é fundamental no processo de formulação de políticas públicas. Nessa escolha, diversos fatores
devem ser levados em conta, quais sejam: ideais, interesses, indivíduos e instituições. Cada fator
apresenta um impacto diferente na escolha das ferramentas.
Sobre as instituições como fatores na escolha de ferramentas de aplicação de políticas públicas, é
correto afirmar que, em conjunto com:
a) os indivíduos, elas tratam da aceitabilidade social das ferramentas, facilitando ou resistindo de
acordo com assuas preferências por ferramentas socialmente aceitas;
b) as ideias, elas tratam da aplicabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com
suas preferências por ferramentas socialmente aceitas;
c) os interesses, elas tratam da aceitabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo
com suas preferências e com o alcance econômico das ferramentas;
d) os indivíduos, elas tratam da eficiência das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com
suas preferências por ferramentas que diluem a responsabilidade;
e) os indivíduos, elas tratam da aplicabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo
com suas preferências por ferramentas já estabelecidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1923864
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1923864
250) No processo de planejamento e execução de políticas públicas (PP), diversos fatores se fazem
presentes e influem, direta e indiretamente, no processo decisório público. Compete aos gestores
analisar com isenção os fatores de maior ou menor impacto de maneira a assegurar o uso apropriado de
recursos com vistas ao alcance da finalidade, dos objetivos e da missão de seus órgãos. Quando
trabalhando em conjunto com outros órgãos no planejamento e análise de PP, os decisores e gestores se
defrontam com situações nas quais pode haver conflito de interesses na utilização de recursos.
Nesses casos específicos, devem-se considerar:
a) em conjunto objetivos individuais dos órgãos através de critérios amplos de forma a favorecer as
metas individuais, aumentando assim a eficiência ao alocar recursos destinados a PP, por vezes
garantindo que mais desses objetivos sejam alcançados;
b) em conjunto objetivos principais da PP através de critérios individuais de cada órgão de forma a
mitigar metas e objetivos particulares, assim garantindo que mais objetivos principais sejam
alcançados;
c) individualmente os objetivos principais da PP através de critérios individuais de cada órgão, de
forma a mitigar as inclinações individuais a favorecer metas e objetivos particulares de cada órgão,
por vezes garantindo que mais objetivos principais sejam alcançados;
d) em conjunto objetivos principais e individuais da PP através de critérios únicos de cada órgão, de
forma a favorecer metas e objetivos particulares deles, por vezes garantindo a alocação mais eficiente
de recursos e que mais objetivos principais sejam alcançados;
e) em conjunto objetivos principais da PP através de critérios amplos, de forma a mitigar as
inclinações individuais a favorecer metas e objetivos particulares de cada órgão, por vezes garantindo
que mais objetivos principais sejam alcançados.
251) 
252) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2027276
VUNESP - Ana Leg (ALESP)/ALESP/"Sem Área"/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
As fases das políticas públicas incluem o planejamento, a formulação, a implementação e,
finalmente, a avaliação. É correto afirmar que o interesse crescente pela avaliação de políticas públicas
ocorre em função
a) da diminuição da pressão por novas pautas sociais, econômicas e ambientais, que implicaram na
redução da máquina do Estado e de sua complexidade.
b) da análise custo-efetividade, do custo-benefício das políticas públicas e da redução ao longo dos
anos das pautas sociais, econômicas e ambientais.
c) da introdução de práticas de gestão do mercado e um descompasso com os resultados
econômicos e sociais da administração pública.
d) do acesso às novas tecnologias, piora nas políticas públicas e porque seus fomuladores incluíram
metas, objetivos e resultados.
e) da crise fiscal, da escassez dos recursos públicos e do processo de inovação e experimentação em
programas governamentais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238213
Instituto Consulplan - Adm (PGE SC)/PGE SC/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O ciclo de políticas, ou policy cycle, é uma abordagem para o estudo das políticas públicas que
identifica fases sequenciais e interativas no processo de produção de uma política, a partir da
decomposição do processo de sua elaboração nos momentos de formulação, implementação e avaliação
de resultados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2027276
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238213
253) 
 
(RUA, 2012; CHRISPINO, 2016.)
 
Em relação às etapas do ciclo de políticas, assinale a afirmativa correta.
a) Avaliação: normalmente acompanha a implementação e consiste em um conjunto de
procedimentos de apreciação dos processos adotados, dos resultados preliminares e intermediários
obtidos e do comportamento do ambiente da política.
b) Formação da agenda: ocorre quando, após a análise do problema incluído na agenda, os atores
começam a apresentar propostas para sua resolução e, então, passa a ser possível chegar-se a uma
decisão sobre o núcleo da política que está sendo formulada.
c) Monitoramento: consiste em um conjunto de procedimentos de julgamento dos resultados de uma
política, segundo critérios que expressam valores e destina-se a subsidiar as decisões dos gestores da
política quanto aos ajustes necessários para que os resultados esperados sejam obtidos.
d) Implementação: consiste em um conjunto de decisões a respeito da operação das rotinas
executivas das diversas organizações envolvidas em uma política, de tal maneira que as decisões
inicialmente tomadas deixam de ser apenas intenções e passam a ser intervenção na realidade.
e) Formação das alternativas e tomada de decisões: ocorre quando uma demanda é reconhecida
como um problema político e sua relevância enquanto problema de interesse social precisa ser
dominada; então, sua discussão passa a integrar as atividades de um grupo de autoridades dentro e
fora do governo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2536369
VUNESP - Adm (PRODESAN)/PRODESAN/2022
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
As políticas públicas podem ser visualizadas e interpretadas didaticamente por meio de um ciclo de
vida. De acordo com a literatura, corresponde precipuamente ao estágio de implementação de uma
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2536369
254) 
255) 
política pública
a) o outcome.
b) a janela de oportunidades de Kingdon.
c) a avaliação ex post.
d) o modelo dos fluxos múltiplos.
e) a abordagem bottom-up.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1821131
Instituto Verbena - AJ (TJ GO)/TJ GO/Apoio Judiciário e Administrativo/2021
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O modelo de implementação de políticas públicas, caracterizado pela separação clara entre o
momento de tomada de decisão e o de implementação, em fases consecutivas, é chamado de
a) modelo de baixo para cima ou bottom-up.
b) modelo da lata do lixo.
c) modelo incremental.
d) modelo de cima para baixo ou top-down.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1622107
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Gestão de Políticas Públicas/2020
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Em abril de 2019, o Governo Federal lançou o Programa Nacional Lixão Zero, com o objetivo de
“subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final
ambientalmente adequada.” (Ministério do Meio Ambiente, 2019). O novo programa é uma tentativa de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1821131
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1622107
256) 
resolver um problema antigo, uma vez que, desde 2010, quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos
(PNRS) foi sancionada, o fim dos lixões já era uma das prioridades, com a meta estabelecida para o ano
de 2014.
 
A criação de um novo programa, buscando resolver o mesmo problema, e ainda sob o mesmo arcabouço
legal do PNRS, revela que as ações anteriores apresentaram dificuldades em qual fase dessa política
pública?
a) Extinção.
b) Avaliação.
c) Monitoramento.
d) Implementação.
e) Identificaçãodo Problema.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1622158
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Gestão de Políticas Públicas/2020
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Ilhabela-SP, assim como diversas outras cidades litorâneas do estado de São Paulo, vê sua
população crescer exponencialmente na temporada de verão. Com a cidade quase que quintuplicando de
tamanho populacional, tornando- a uma das mais visitadas do litoral norte, os problemas públicos
também se agravam, requerendo do poder público local ações coerentes e consistentes de gestão
pública para enfrentar esse desafio municipal, como
a) o direcionamento de todo o fluxo turístico de Ihabela- -SP para as cidades circunvizinhas, evitando
a precarização dos serviços públicos municipais.
b) a flexibilização do Plano Plurianual (PPA) do município, alterando as prioridades de acordo com os
interesses privados das empresas hoteleiras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1622158
257) 
c) a realização de um competente Plano Diretor, garantindo atenção à situação socioambiental do
município.
d) a mudança na gestão dos serviços públicos básicos, garantindo atendimento prioritário aos
turistas em detrimento dos munícipes.
e) a aplicação de todos os royalties do petróleo nas áreas de esporte e lazer, visando tornar a cidade
mais atrativa aos turistas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1620995
VUNESP - Ana (Pref Ilhabela)/Pref Ilhabela/Gestão Pública/Ciências Sociais/2020
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O conceito de “vulnerabilidade social” tem se tornado cada vez mais presente em estudos que
guiam a implementação de políticas públicas. Tais estudos enfatizam a relação entre vulnerabilidade e
violência. Por exemplo, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do
Ministério da Economia, e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública: “Enquanto a taxa de homicídios de
mulheres não negras teve crescimento de 1,6% entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de mulheres
negras cresceu 29,9%. Em números absolutos a diferença é ainda mais brutal, já que entre não negras o
crescimento é de 1,7% e entre mulheres negras de 60,5%”.
 
(Acessível em http://www.forumseguranca.org.br/wpcontent/uploads/2019/06/Atlas-da-Violencia-2019
_05jun_vers%C3%A3o-coletiva.pdf, p. 38)
 
Tendo como suporte as colocações do texto, é correto afirmar que a
a) vulnerabilidade de grupos sociais determinados está associada a fatores socioeconômicos.
b) violência se manifesta de modo uniforme em todos os grupos sociais, como revelam os dados
estatísticos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1620995
258) 
c) implementação de políticas públicas deve ser igualitária, independentemente de fatores
socioeconômicos.
d) política pública de combate à vulnerabilidade social deve privilegiar fatores de interesse político.
e) vulnerabilidade e a violência são fenômenos isolados conforme revelam os estudos
socioeconômicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/870981
Instituto AOCP - Tec Form (UFPB)/UFPB/Gestão Pública/2019
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O ciclo de políticas públicas compreende identificação do problema, formação da agenda,
formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção.
 
No que concerne às fases do ciclo de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A agenda é um conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes. Ela pode tomar
forma de um programa de governo, um planejamento orçamentário, etc.
b) A formulação de alternativas se desenvolve por meio de escrutínios formais ou informais das
consequências do problema e dos potenciais custos e benefícios de cada alternativa disponível.
c) A fase de implementação sucede à formulação de alternativas e antecede os primeiros esforços
avaliativos. É aquela em que regras, rotinas e processos sociais são constituídos.
d) A tomada de decisão representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e
as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas.
e) A avaliação da política pública é o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de
propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos que foram
colocados em prática.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/870981
259) 
260) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/899559
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Analisando os processos por meio dos quais as políticas públicas são implementadas, é correto
afirmar que:
a) o modelo de “cima para baixo” (Top Down) enfatiza o envolvimento de burocratas que estão no
nível mais baixo da cadeia hierárquica na implementação das decisões públicas.
b) no modelo de “cima para baixo” (Top Down), as ações individuais são vistas como respostas aos
problemas não resolvidos no momento da formulação da política pública.
c) o modelo de “baixo para cima” (Bottom-Up) parte da premissa de que não é realista supor que
exista um controle perfeito no processo de elaboração e implementação da política pública.
d) o modelo de “baixo para cima” (Bottom-Up) parte do pressuposto de que a responsabilidade pela
implementação da política repousa quase que exclusivamente na atuação dos burocratas de alto nível
que comandam aqueles situados nos níveis mais baixos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/958108
COPERVE UFSC - Adm (UFSC)/UFSC/2019
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O processo de construção e implementação de políticas públicas pode ser denominado “ciclo de
políticas públicas”.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899559
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/958108
261) 
Com base nos conceitos e características inerentes a esse ciclo, analise as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa correta.
I. A formação da agenda é uma de suas etapas, sendo que “agenda” é um conjunto de problemas
ou temas entendidos como relevantes, por exemplo, pela comunidade política, pelo poder público ou
pelos meios de comunicação.
II. A avaliação de políticas públicas é uma de suas etapas, podendo acontecer antes, durante e
após a implementação de uma política pública.
III. A implementação de políticas públicas é uma de suas etapas. O modelo top-down é
caracterizado pela maior liberdade de burocratas e redes de atores em auto-organizar e modelar a
implementação dessas políticas.
a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente a afirmativa III está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899442
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas/2019
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Para um município ser capaz de criar e gerenciar Políticas Públicas de qualidade é necessário, além
de recursos financeiros, planejamento de longo prazo. Para tanto, faz-se necessária a criação do Ciclo de
Políticas Públicas, no qual a implementação destas políticas é organizada em fases. Diante do exposto,
marque a alternativa que contém a sequência correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899442
 
Marque a alternativa que contém a sequência correta.
 
1. Formação da agenda.
 
2. Formulação de políticas.
 
3. Processo de tomada de decisão.
 
4. Implementação.
 
( ) Escolha das ações.
 
( ) Execução das ações.
 
( ) Seleção das prioridades.
 
( ) Apresentação de soluções ou alternativas.
 
Marque a alternativa que contém a sequência correta.
a) 1,3,4,2.
b) 3,4,1,2.
c) 3,4,2,1.
d) 3,1,4,2.
262) 
263) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/758733
FCC - APOG (Pref Recife)/Pref Recife/2019
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O ciclo de desenvolvimento de políticas públicas é um esquema de visualização e interpretação que
organiza a vidade uma política pública em fases sequenciais e interdependentes. Assim, no que tange
especificamente à constituição desse ciclo, é correto afirmar:
a) A definição de agenda estabelece-se com o suporte de três técnicas − projeções, predições e
conjecturas.
b) O momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e
métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas correspondem a fase de
formulação de alternativas.
c) A fase de implementação é aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de
intenções em ações.
d) A avaliação ocorre nos modelos top-down e bottom-up, estando sempre presente no processo de
julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública.
e) O exercício da capacidade da gestão e do controle social sobre seus efeitos, constitui na fase de
tomada de decisão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/719500
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Considere a etapa de implementação de uma política pública e assinale a alternativa INCORRETA.
a) As abordagens top down e bottom-up são totalmente contraditórias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/758733
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719500
264) 
b) A implementação compreende a etapa de produção de resultados da política pública.
c) O modelo de implementação bottom-up tem como principal ator o burocrata.
d) O modelo top down apresenta um processo de implementação linear.
e) No modelo bottom-up, o formato da política pública após tomada de decisão não é definitivo e
pode ser modificado pelos que a implementam no dia a dia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369003
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A etapa de implementação de políticas públicas necessita de instrumentos, ou seja, meios
disponíveis para transformar as intenções políticas em ações concretas. Assinale a alternativa que
descreve corretamente um desses instrumentos.
a) Regulamentação: instrumento regulatório que extingue regras, normas e procedimentos.
b) Subsídio: instrumento fiscal que onera e desincentiva algumas atividades.
c) Transferência de renda: instrumento econômico de inibição da prestação direta de serviço público.
d) Terceirização de serviço público: instrumento administrativo que transfere a execução de algum
serviço para uma organização privada.
e) Impostos e taxas: instrumento fiscal que incentiva ou premia alguma atividade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369003
265) 
266) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/661803
COMPEC UFAM - Cons Tut (Manaus)/Pref Manaus/2015
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Sobre a implementação de políticas públicas na área de segurança, assinale a alternativa que
contém a afirmação INCORRETA:
a) O direito à segurança é prerrogativa constitucional indisponível.
b) O direito à segurança é garantido mediante a implementação de políticas públicas.
c) O Estado tem a obrigação de criar condições objetivas que possibilitem o efetivo acesso à
segurança pública.
d) Não é possível ao Poder Judiciário determinar a implementação pelo Estado, quando inadimplente,
de políticas públicas constitucionalmente previstas, pois tal atitude configuraria ingerência em questão
que envolve o poder discricionário do Poder Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341555
FGV - AJ (TJ PI)/TJ PI/Administrativa/Analista Administrativo/2015
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Algumas discussões contemporâneas sobre formulação e implementação de políticas públicas
sustentam-se em dois fundamentos:
I . regras gerais que estabelecem o funcionamento dos sistemas político, econômico e social;
II . conjunto de regras, mecanismos e processos que definem a forma particular como se
coordenam atores e interesses na implementação de uma política pública específica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/661803
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341555
267) 
Esses fundamentos são denominados:
a) burocracia de governo / espaços de negociação;
b) ambiente institucional / arranjos institucionais;
c) capacidades estatais / processo decisório;
d) processo de formulação / sistema de avaliação;
e) capacidade técnico-administrativa / controle de resultados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314670
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
top-down e bottom-up são modelos para
a) estudar a implementação das políticas públicas.
b) implementar políticas públicas.
c) avaliar políticas públicas.
d) analisar os resultados de políticas públicas.
e) estudar a formulação das políticas públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/281393
FGV - AJ (TJ GO)/TJ GO/Especializada/Administrador de Empresas/2014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314670
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/281393
268) 
269) 
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação,
que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem
suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.
Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:
a) o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública;
b) o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução
de objetivos;
c) a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou;
d) a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível;
e) o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de
intervenção pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/200011
CESGRANRIO - Ana (FINEP)/FINEP/Análise Estratégica em Ciência, Tecnologia e
Inovação/2014
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
As políticas públicas percorrem quatro diferentes etapas: formulação, decisão, implementação e
avaliação.
A fase de implementação corresponde à(ao)
a) escolha de quem define a política, que passará por um processo de trâmite democrático.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/200011
270) 
271) 
b) execução de atividades, de tal forma que as ações do governo alcancem as metas
preestabelecidas.
c) análise sistemática de questões associadas ao uso da política, que subsidiem o gestor público.
d) mensuração do impacto sobre o bem-estar do público--alvo, quando da oferta de serviços.
e) cálculo de um indicador, a fim de escolher a melhor solução, dependendo da capacidade dos
gestores da política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/262053
FUNIVERSA - ACI (CGDF)/CG DF/Finanças e Controle/2014
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Em determinada fase do processo de uma política pública, deve-se desenvolver regras, estruturas
de regulação e linhas gerais para a execução das decisões. Considerando essa informação, assinale a
alternativa que apresenta a denominação correta da fase em que essas providências são tomadas.
a) estimação
b) implementação
c) avaliação
d) seleção
e) conclusão
www.tecconcursos.com.br/questoes/122114
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPO/Gestão e Políticas Públicas/2013
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Falhas na Coordenação Governamental podem explicar parcela considerável da fragmentação das
Políticas Públicas. Assinale, entre as opções abaixo, a que não pode ser considerada falha de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/262053
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122114
272) 
Coordenação.
a) Impossibilidade de liderança executiva presidencial, abarcar todas as funções do cargo de
presidente (líder político, dirigente máximo da Presidência da República e ‘gerente geral’) e ter de
delegar a coordenação a um superministro que não consegue coordenaradequadamente todos os
programas.
b) A coordenação delegada pode colocar ‘vieses’ no momento da coordenação de acordo com visão
pragmática, visão conservadora ou visão microorganizacional.
c) Abundância de informação gerando uma paralisia do processo decisório.
d) Falhas das instâncias colegiadas de coordenação em buscar a convergência.
e) Falhas na coordenação intraministerial em função dos perfi s do Ministro que definem o padrão de
liderança e coordenação entre as diversas secretarias, mas o tipo de atenção e foco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/200523
CEPERJ - EPPGG SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2013
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A implementação de uma Política Pública se dá através de:
a) identificação do problema a ser resolvido, os objetivos a serem alcançados e as estruturas (arranjo
institucional) de execução
b) identificação do problema a ser resolvido e os objetivos a serem alcançados através da ação do
Estado
c) arranjo institucional para viabilizar a sua execução
d) implementação de um conjunto de eventos e atividades políticas
e) ações ou decisões tomadas por um conjunto de indivíduos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/200523
273) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/122155
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPO/Gestão e Políticas Públicas/2013
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Mintzberg (1995) propõe uma classificação dos Mecanismos de Coordenação de Políticas Públicas
segundo a qual ela ocorreria por: a) ajustamento mútuo; b) supervisão direta; c) padronização dos
processos; d) padronização dos resultados; e e) padronização das habilidades dos envolvidos na
consecução das tarefas. No Brasil, a literatura de Políticas Públicas tem apontado cinco fatores como
fundamentais para explicar a fragmentação das Políticas Públicas e a falta de Coordenação nos
Programas e Políticas Públicas adotados pela União. Assinale a opção correta.
a) i. liderança executiva presidencial; ii. coordenação delegada; iii. instâncias colegiadas de
coordenação; iv. coordenação intraministerial e v. autocoordenação.
b) i. liderança executiva presidencial (ou estadual); ii. coordenação delegada municipal; iii. instâncias
colegiadas de coordenação nos estados e nos municípios; iv. Coordenação privada e v.
autocoordenação.
c) i. liderança executiva presidencial x liderança executiva dos Governadores; ii. coordenação
delegada nos Conselhos Municipais; iii. instâncias colegiadas de coordenação; iv. coordenação
secretarias estaduais e v. autocoordenação Municipal.
d) i. liderança executiva presidencial x liderança executiva dos secretários estaduais; ii. coordenação
delegada para os Estados; iii. instâncias colegiadas de coordenação; iv. coordenação intra-secretarias
estaduais e v. autocoordenação estadual.
e) i. liderança executiva presidencial x liderança executiva municipal; ii. coordenação delegada para
Prefeitos; iii. instâncias colegiadas de coordenação nos Municípios (os conselhos); iv. coordenação
intra-secretarias estaduais e v. autocoordenação municipal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/122157
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122155
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122157
274) 
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPO/Gestão e Políticas Públicas/2013
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Nas atribuições das políticas públicas de gestão encontram-se atividades que envolvem diversas
unidades e funções, como o planejamento, o orçamento, tecnologia, recursos humanos, entre outras.
Caracteriza-se, portanto, como um dos desafios permanentes das políticas públicas de gestão e, em
grande medida, como a atividade responsável por defi nir o sucesso ou insucesso de iniciativas de gestão
de maior amplitude, o processo de coordenação governamental. As afirmativas abaixo apresentam várias
concepções de Coordenação de Políticas Públicas (Coordenação intragovernamental), exceto:
a) entende-se por coordenação técnico-política um conjunto de mecanismos e procedimentos
destinados a compor ou articular as decisões e ações do conjunto de entes governamentais –
políticos e burocratas – de maneira a obter resultados concertados, intercomplementares e
consistentes; ou seja: não-erráticos, não-superpostos e não-contraditórios, que expressem e façam
sentido em um projeto de longo prazo.
b) a coordenação é tanto um processo que requer instrumentos técnicos para assegurar a eficiência e
a eficácia através de alienações indispensáveis para o alcance dos objetivos particulares de cada
caso; como um processo inevitavelmente tenso e conflituoso, que requer mecanismos políticos para
manejar razoavelmente bem esses conflitos. A mistura de ambos os aspectos, técnico e político, é
que permite obter congruência cognitiva e congruência operacional ao redor das políticas públicas.
c) a coordenação intragovernamental decorre, por sua vez, de uma espécie de engenharia
institucional que, de responsabilidade dos administradores públicos e privados, deve promover a
combinação adequada entre os requisitos democráticos, expectativas e participação da sociedade
civil, e de eficiência, comandada pelo mercado.
d) o processo formal conduzido dentro do aparelho do Estado mas que engloba ainda os
componentes da consistência e da coerência, ou seja, a coordenação visa também a que os
ocupantes dos diversos cargos do governo, independentemente de sua origem e de sua diversidade
técnica ou política, compartilhem os objetivos do governo, e assim os mantém ao longo do tempo.
275) 
276) 
e) entende-se por Coordenação Intragovernamental um processo formal de gestão da formulação e
da implementação de políticas públicas, executado por meio de mecanismos específicos, que promove
o alinhamento de objetivos entre os atores políticos e a consecução técnico-administrativa dos
objetivos acordados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/412642
CEPERJ - Ass Prev (RIOPREVI)/RIOPREVIDÊNCIA/2010
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Implementação de políticas públicas é definido como:
a) inatividade que ocorre após a definição de políticas públicas e que as faz fracassar
b) atividades relacionadas com a implantação de um projeto político pelo gestor público
c) fase que se coloca entre a elaboração da política pública e sua implantação
d) eventos e atividades que ocorrem depois da emissão de autorizações e de diretrizes de políticas
públicas
e) o mesmo que elaboração, execução e controle de políticas públicas
www.tecconcursos.com.br/questoes/1057186
FSADU (UFMA) - Ana Tec (AGEHAB)/AGEHAB/Cientista Político/2010
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
No processo de implementação das políticas sociais, é CORRETO afirmar:
a) As políticas sociais são executadas por unidades administrativas que mobilizam demandas políticas
e sociais, instrumentos legais e jurídicos e instrumentos avaliativos.
b) As políticas sociais são executadas por unidades governamentais que mobilizam demandas sociais
e instrumentos avaliativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/412642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1057186
277) 
c) A execução das políticas sociais por unidades públicas ou privadas, expressa a fase de formulação
de alternativas de programas e projetos sociais.
d) A execução das políticas sociais por unidades públicas ou privadas, expressa a fase de formulação
e cumprimento de alternativas de programas e projetos sociais, visando o alcance dos resultados
pretendidos.
e) As políticas sociais são assumidas por unidades administrativas que mobilizam recursos humanos,
financeiros e materiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243900
CONSULPLAN - APPGG (Itabaiana)/Pref Itabaiana/2010
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
São condições necessárias para que haja uma implementação perfeita de uma política pública,
EXCETO:
a) O programa deve dispor de tempo e recursos humanos, matérias e financeiros suficientes.
b) A política a ser implementada deve ser baseada numa teoria adequada sobre a relação entre a
causa (de um problema) e o efeito(de uma solução que está sendo proposta).
c) Essa relação entre a causa e o efeito deve ser direta e, se houver fatores intervenientes, estes
devem ser mínimos.
d) Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos
seus comandados.
e) Na fase de elaboração e desenvolvimento da política, caso não se consiga o consenso dos atores,
este deverá ser negociado, no máximo, na fase de implementação da política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/98983
CEPERJ - APO SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243900
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98983
278) 
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Com relação à dinâmica da política pública, relacione as etapas apresentadas na coluna da
esquerda com suas respectivas características, listadas na coluna da direita.
1- Formulação
2- Implementação
3- Execução
4- Acompanhamento
5- Avaliação
 
( ) Supõem o armazenamento de variado conjunto
de dados de registro administrativo da política
ou externos a esse, oriundos de diferentes fontes
constantemente "alimentadas".
( ) É um instrumento de gestão quando visa a
subsidiar decisões a respeito de sua
continuidade, de aperfeiçoamentos necessários,
de responsabilização dos agentes.
( ) É o ajuste fino de um determinado projeto
à realidade.
( ) Declaração que explicita a decisão adotada,
definindo seus objetivos e seu marco jurídico,
administrativo e financeiro.
( ) Depende da clareza com que metas e
objetivos foram fixados e da consistência
com que são comunicados.
A sequência correta é:
a) 3 – 2 – 4 – 1 – 5
b) 2 – 4 – 5 – 3 – 1
c) 2 – 1 – 5 – 4 – 3
d) 4 – 5 – 2 – 1 – 3
279) 
280) 
e) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/98977
CEPERJ - APO SEPLAG RJ/SEPLAG RJ/2010
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Com relação ao Ciclo de Políticas Públicas, a etapa que inclui o estudo dos obstáculos que
normalmente se opõem à transformação dos enunciados em resultados é:
a) Execução
b) Acompanhamento
c) Avaliação
d) Elaboração
e) Forrnulação
www.tecconcursos.com.br/questoes/1568185
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE AC)/TCE AC/Administração Pública e ou de Empresas/2009
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
O sistema político é um conjunto de estruturas e processos inter-relacionados, que oficialmente
exerce as funções de alocar valores pela sociedade. O processo de implementação das políticas públicas
como uma das fases do policy cycle é reconhecidamente o alicerce de todo o ciclo produtivo que busca, a
princípio, um resultado positivo para a sociedade. Acerca desses temas, assinale a opção correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/98977
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1568185
281) 
a) Na visão tradicional da ação governamental, a formulação e a implementação são os dois únicos
parâmetros para aferição da eficiência dos programas ou políticas e seu grau de eficácia. Essa visão
clássica considera o policy cycle como um processo contínuo, em uma perspectiva de sistema aberto.
b) Na visão do policy cycle como um processo linear, o monitoramento e a avaliação das políticas são
considerados instrumentos que permitem a correção de rotas. No entanto, por ser linear, a visão do
policy cycle apresenta-se como uma visão de sistema fechado.
c) A adoção da visão tradicional e da visão de processo linear é, ao mesmo tempo, a consagração de
uma visão caracteristicamente bottom-up da formulação e desenho dos programas, pois enfatiza os
incentivos que induzem os agentes implementadores a aderirem normativa e operacionalmente aos
objetivos traçados pela política.
d) A visão da implementação de políticas como um jogo, um aprendizado, envolve a troca, a
barganha e a negociação. Em vez de controle, autoridade e legitimidade, apresentam-se a
ambiguidade de objetivos e os desafios de coordenação intergovernamental, recursos e informações
escassos. Sob essa visão, os níveis de incerteza de resultados são eliminados, pois são conhecidas as
limitações e as posições de cada participante, sendo possível prever as contingências que podem
afetar o policy environment (ideal weberiano) no futuro.
e) As vicissitudes, os obstáculos e os problemas da implementação, sob a ótica da visão clássica e da
visão de processo linear, estão associados à capacidade institucional dos agentes implementadores,
entre outros aspectos, problemas de natureza política na implementação, ou derivam de resistência e
boicotes realizados por setores ou grupos que se consideram prejudicados pela política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/66613
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPO/Gestão e Políticas Públicas/2009
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A questão de como implementar políticas públicas capazes de promover a inclusão social com
eficácia e eficiência em países como o Brasil é crucial na gestão pública. Tal como vêm sendo concebidas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/66613
282) 
no país, as políticas públicas apresentam algumas características comuns.
Identifique o enunciado falso.
a) Uma política pública é constituída por uma série de etapas: definição de agenda, identificação de
alternativas, avaliação e seleção das opções, implementação e avaliação dos resultados.
b) Uma política pública geralmente envolve diferentes instâncias do governo e da sociedade civil.
c) As políticas públicas são de longo prazo, mas produzem impactos ao longo de sua implementação e
não apenas ao final de sua vigência.
d) As políticas públicas envolvem uma tensão entre práticas derivadas de modelos gerenciais, que
procuram isolar as decisões de fatores políticos, e as participativas, que buscam integrar os
segmentos sociais, objeto das políticas nos processos de gestão.
e) Uma política pública, para ser implementada, exige a aprovação por parte dos legislativos de todos
os níveis de governo envolvidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1568191
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE AC)/TCE AC/Administração Pública e ou de Empresas/2009
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
Com relação às políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo, assinale a opção correta.
a) A implementação de políticas constantemente orienta novas políticas. Assim como a
implementação implica a tomada de decisões, ela própria compõe-se em fonte de informações para a
formulação de novas políticas.
b) Comparativamente, a visão de implementação de políticas como um aprendizado é empiricamente
menos consistente que a visão tradicional e a visão como processo linear, pois envolve redes de
implementação que inserem nesse processo uma maior quantidade de variáveis, complexando o
processo decisório político.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1568191
283) 
c) A legitimidade das políticas públicas independe da visão adotada pelos governos democráticos,
posto que basta ter origem nas decisões de agentes públicos para que tal legitimidade ocorra.
d) O policy learning, o aprendizado na implementação de uma política pública, caracteriza-se pela
horizontalização dessa política, em um contexto de ambiente marcado por transformações estruturais.
e) A governança, entendida como regras do jogo e arranjos institucionais que dão sustentação à
cooperação, à coordenação e à negociação, pouco se relaciona à implementação das políticas
públicas, ao contrário da formulação das políticas públicas, que está fortemente imbricada com tal
conceito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1607181
CEBRASPE (CESPE) - GPP (SGA AC)/SGA AC/2006
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A implementação de uma política pública multiplica a complexidade do processo decisório e é
determinante do sucesso ou fracasso da iniciativa. Acerca da implementação de políticas públicas,
assinale a opção correta.
 
a) Diversos elementos da concepção de uma política pública são determinados ou alterados durante
sua implementação pela chamada “burocracia do nível da rua”, que atua em contato direto com os
cidadãos.
b) O processode implementação é sempre uma decorrência automática e imediata da etapa de
formulação de políticas públicas.
c) A implementação não sofre a influência de conflitos de interesse, característicos da fase de
formulação das políticas públicas.
d) A garantia de recursos orçamentários é condição suficiente para assegurar uma implementação
bem-sucedida.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1607181
284) 
285) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1607182
CEBRASPE (CESPE) - GPP (SGA AC)/SGA AC/2006
Ciências Políticas - Implementação das Políticas Públicas
A implementação de uma política pública diz respeito às ações necessárias para tirá-la do papel e
fazê-la funcionar na prática. Considerando os potenciais problemas de implementação que podem afetar
as políticas públicas, assinale a opção correta.
a) Políticas complexas, que envolvem diferentes níveis governamentais e diversas organizações,
requerem relações de competição e concorrência entre as agências implementadoras para atingir os
objetivos pretendidos.
b) As políticas que instituem programas inteiramente novos são sempre mais difíceis de implementar
do que as que ajustam ou reformulam programas existentes, pois exigem alteração de situações de
poder já constituídas.
c) A implementação de uma política pública está imune a influências decorrentes de conflitos de
poder no interior da agência implementadora.
d) Fracassos de implementação podem decorrer de situações em que os decisores deliberadamente
formulam uma política de caráter simbólico, sem intenções reais de implementá-la.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579679
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de uma política pública é condição fundamental para tomada de decisão sobre sua
continuidade ou não, bem como para a necessidade de ajustes para torná-la adequada frente aos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1607182
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579679
286) 
objetivos planejados. Neste sentido, vários tipos de avaliações administrativas das ações governamentais
podem ser utilizados, tais como a avaliação de esforços e a avaliação de desempenho.
 
Sobre estes dois tipos de avaliação, assinale a alternativa correta.
a) A primeira visa medir a quantidade de insumos da política pública, enquanto a segunda examinar
os produtos da política pública.
b) A primeira visa examinar os produtos da política pública, enquanto a segunda medir a quantidade
de insumos da política pública.
c) A primeira visa examinar os procedimentos operacionais da política pública, enquanto a segunda
medir os produtos da política pública.
d) A primeira visa medir os custos operacionais da política pública, enquanto a segunda examinar os
procedimentos operacionais da política pública.
e) A primeira visa medir a quantidade de insumos da política pública, enquanto a segunda examinar
os custos da política pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2509838
VUNESP - Ana (EPC)/EPC/Empresa Pública de Comunicação /Perfil 1/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As políticas públicas visam garantir direitos, assistência ou prestações de serviços à população.
Dentre as fases do ciclo das políticas públicas, a que controla e supervisiona a realização da política, o
que possibilita a correção de possíveis falhas para maior efetivação, é a
a) formação da agenda.
b) formulação da política.
c) tomada de decisão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2509838
287) 
288) 
d) implementação da política.
e) avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415626
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Planejamento e Orçamento/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Os indicadores de políticas públicas são instrumentos que podem identificar e medir aspectos
relacionados à gestão e ao desempenho da administração pública. Para avaliar a gestão do fluxo de
implementação do programa pela sua aplicação nas diferentes realidades e ações é necessário
apresentar os indicadores classificados como
a) pesquisa, processo, impacto, programa e resultado.
b) insumo, processo, produto, resultado e impacto.
c) planejamento, processo, insumo, produto e resultado.
d) planejamento, insumo, produto, resultado e impacto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2415627
CEBRASPE (CESPE) - ACI (CGDF)/CG DF/Planejamento e Orçamento/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Vários indicadores podem ser utilizados para avaliar o desempenho das políticas públicas. Entre
esses indicadores, é comum as avaliações apresentarem seus referentes de
a) produto, eficácia, resultado e economicidade da política pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415626
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2415627
289) 
b) processo, eficiência, eficácia e resultado da política pública.
c) processo, produto, eficiência e efetividade da política pública.
d) efetividade, eficácia, eficiência e economicidade da política pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2532428
VUNESP - PAU (UNICAMP)/UNICAMP/Profissional de Pesquisa/Ciências Sociais e
Humanas/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
O conceito de efetividade, amplamente utilizado em diagnóstico e avaliação de políticas públicas,
entre as quais as de natureza social com função redistributiva, pode ser compreendido pela seguinte
alternativa:
a) Impacto gerado em uma dada realidade social, mais propriamente as consequências estruturais
de uma política pública e com frequência observáveis no longo prazo.
b) A interveniência de fatores exógenos às políticas públicas, os quais determinam o sucesso ou
insucesso delas.
c) O atendimento de objetivos ou metas de entregas das políticas públicas.
d) A relação custo-benefício, em que custo representa elementos de economicidade e benefício
representa os níveis de entrega de políticas públicas.
e) O estabelecimento de interfaces operacionais entre fatores exógenos e endógenos da política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2532426
VUNESP - PAU (UNICAMP)/UNICAMP/Profissional de Pesquisa/Ciências Sociais e
Humanas/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2532428
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2532426
290) 
291) 
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Em diagnóstico e avaliação de políticas públicas, entre as quais as de natureza social com função
redistributiva, utiliza-se frequentemente o conceito de eficiência. Sobre este conceito é correto afirmar
que se refere
a) ao impacto gerado em uma dada realidade social, mais propriamente consequências estruturais e
com frequência observáveis no longo prazo.
b) à interveniência de fatores exógenos às políticas públicas, os quais determinam o sucesso ou
insucesso delas.
c) ao atendimento de objetivos ou metas de entregas das políticas públicas.
d) à relação custo-benefício, em que custo representa elementos de economicidade e benefício os
níveis de entrega de políticas públicas.
e) ao estabelecimento de interfaces operacionais entre fatores exógenos e endógenos da política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2532427
VUNESP - PAU (UNICAMP)/UNICAMP/Profissional de Pesquisa/Ciências Sociais e
Humanas/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Ainda sobre diagnóstico e avaliação de políticas públicas, entre as quais as de natureza social com
função redistributiva, outro conceito utilizado é o de eficácia. Sobre este conceito, é correto afirmar que
se refere
a) ao impacto gerado em uma dada realidade social, mais propriamente consequências estruturais e
com frequência observáveis no longo prazo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2532427292) 
b) à interveniência de fatores exógenos às políticas públicas, os quais determinam o sucesso ou
insucesso delas.
c) ao atendimento de objetivos ou metas de entregas das políticas públicas.
d) à relação custo-benefício, em que custo representa elementos de economicidade e benefício os
níveis de entrega de políticas públicas.
e) ao estabelecimento de interfaces operacionais entre fatores exógenos e endógenos da política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2579676
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na cidade de São Paulo, desde março de 2023, a responsabilização pela gestão, manutenção,
exploração, revitalização e expansão dos serviços cemiteriais e funerários passou para a iniciativa
privada a partir de uma concessão de 25 anos. Deste modo, um conjunto de empresas assumirá
gradativamente o serviço, antes prestado pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP)
e que dará suporte até janeiro de 2024. A fiscalização da política pública será de atribuição da
Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula).
 
Diante do novo contexto na oferta dessa política pública na cidade de São Paulo, assinale a alternativa
correta.
a) A dificuldade em dimensionar a performance em termos quantitativos torna a mensuração da
efetividade dessa política pública inviável tecnicamente.
b) A gradual assunção dos serviços pelas empresas visa favorecer a boa prestação dos serviços, sem
problemas operacionais para os usuários, garantindo sua eficiência.
c) O desempenho deve ser aferido pela fiscalização tanto em termos de conformidade dos processos
quanto de performance operacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2579676
293) 
294) 
d) A análise acerca da performance é inadequada ao caso, haja vista a peculiaridade deste tipo de
prestação de serviço.
e) A eficiência do serviço foi garantida no processo licitatório, cabendo aos órgãos fiscalizadores a
análise sobre sua efetividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2489702
VUNESP - Ana (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/Gestão Pública/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Em um processo de determinação de uma política pública, a fase que tem por objetivo verificar se
uma determinada política responde a um problema bem delimitado e pertinente, se há um objetivo claro
de atuação do Estado e se esse pode ser alcançado por meio de um desenho efetivo, é chamada de
a) Julgamento.
b) Implementação.
c) Avaliação.
d) Homologação.
e) Estruturação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335169
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Atuariais/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de projetos relacionados à efetivação de políticas públicas que privilegiam aspectos
gerenciais, estritamente voltada à eficiência administrativa, focaliza que critério?
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2489702
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335169
295) 
a) O quanto o uso dos recursos primou pela economicidade.
b) Aquele que mede a relação entre os meios utilizados e os recursos à disposição.
c) O que se refere a verificar se os direitos básicos dos destinatários foram alcançados.
d) Aquele que se refere a verificação da participação dos atores, objetos da política, com equidade.
e) O quanto a execução seguiu conforme as etapas previamente estabelecidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2544155
FGV - Ana (BBTS)/BBTS/Perfil Interno/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
O conjunto de ações e decisões tomadas pelo governo e por atores públicos não estatais, com o
intuito de solucionar problemas das sociedades e promover o bem coletivo, compreendem o conceito de
políticas públicas.
 
Acerca das políticas públicas, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa
correta.
a) Os órgãos e entidades da Administração Pública, individual ou conjuntamente, devem realizar
avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados
alcançados.
b) As entidades da Administração Pública indireta, desde que individualmente, devem realizar a
avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados
alcançados.
c) Os órgãos da Administração Pública direta devem, desde que conjuntamente, realizar avaliação
das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2544155
296) 
d) Os órgãos e entidades da Administração Pública devem realizar avaliação das políticas públicas,
salvo quanto à divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
e) A Administração Pública deve realizar o planejamento e a execução das políticas públicas,
enquanto entidades da iniciativa privada ficam encarregadas de sua avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2450099
CEBRASPE (CESPE) - Ana Reg (AGER MT)/AGER MT/Administração/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de impacto de programas e projetos consiste em
a) identificar e sondar com os stakeholders seus interesses e suas necessidades em torno da
avaliação e seu conhecimento sobre intervenção.
b) identificar todos os custos gerados pela intervenção nos vários processos que a compõem.
c) calcular o custo-benefício e o custo-efetividade.
d) avaliar as mudanças que podem ser atribuídas a um determinado projeto ou programa, ou a
alguma política.
e) identificar os processos para avaliação de produtividade e qualidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2371258
FGV - AT (AGENERSA)/AGENERSA/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2450099
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2371258
297) 
298) 
Políticas públicas são as ações e os programas desenvolvidos pelo Estado para colocar em prática
direitos positivados na Constituição Federal de 1998 ou em leis, de modo a garantir o bem-estar da
população.
Acerca das políticas públicas, assinale a opção que apresenta o tipo de avaliação que é realizada de
forma simultânea à implementação do programa.
a) Somativa.
b) Formativa.
c) Ex-ante.
d) Ex-post.
e) De impacto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336618
FGV - ACE (TCE ES)/TCE ES/Auditoria Governamental/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Uma perspectiva importante e em crescimento no âmbito das atividades realizadas pelos tribunais
de contas refere-se à avaliação de políticas públicas. Uma das referências para esse tipo de trabalho é
dada pela NBASP 9020 - Avaliação de Políticas Públicas, a qual orienta que uma entidade envolvida na
avaliação de políticas públicas pode dispor de um painel amplo de instrumentos para realizar avaliações.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336618
299) 
Indicadores quantitativos ou qualitativos dos efeitos de uma política pública constituem um instrumento
comum nesse tipo de trabalho, e sobre os quais considera-se que:
a) devem ser inicialmente baseados na opinião do público-alvo da política pública;
b) não apresentam eficácia quando aplicados em estudos de corte comparativos;
c) não devem ser usados isoladamente para avaliar a efetividade de uma política pública;
d) não podem ser propostos pelos atores responsáveis pela formulação da política pública;
e) devem derivar principalmente de padrões de referência previamente definidos a partir de outros
contextos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292544
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Ciências Contábeis/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (IncluiTeorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação é a fase do ciclo de políticas públicas em que o processo de implementação e o
desempenho da política pública são examinados com o intuito de conhecer melhor o estado da política e
o nível de redução do problema que a gerou. É o momento-chave para a produção de feedback sobre as
fases antecedentes.
Com relação à avaliação de políticas públicas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A avaliação de uma política pública compreende a definição de critérios, indicadores e padrões
(performance standards).
( ) O critério da eficiência administrativa corresponde ao nível de conformidade (compliance) da
implementação a regras preestabelecidas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292544
300) 
( ) O critério de produtividade corresponde aos resultados sociais (outcomes) com a redução do
problema e a geração de valor para a população.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e F.
d) V, V e F.
e) V, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620248
FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Ciências Sociais/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Para Paulo Jannuzzi, o processo de avaliação de políticas públicas tem como finalidade aprimorar a
gestão das intervenções buscando maior eficiência, eficácia e efetividade. A esse respeito, estabeleça a
correspondência entre as dimensões listadas a seguir e suas respectivas definições.
 
1. Eficiência
 
2. Eficácia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620248
301) 
 
3. Efetividade
 
( ) Dimensão relacionada à verificação dos efeitos de médio e longo prazo sobre os beneficiários e a
sociedade, atribuíveis direta ou indiretamente a um programa.
 
( ) Dimensão relacionada ao custo para alcançar os resultados de um programa, podendo ser medida
por indicadores de custeio da produção dos resultados.
 
( ) Dimensão relacionada ao cumprimento dos objetivos explicitados em um programa, pressupondo
análise de cobertura e grau de focalização do público-alvo alcançado, entre outros.
 
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
a) 1 – 2 – 3.
b) 2 – 3 – 1.
c) 3 – 1 – 2.
d) 1 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2490293
VUNESP - Aud Pub (Pref Pinda)/Pref Pindamonhangaba/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na avaliação do impacto das políticas políticas em um determinado município, são utilizados
indicadores de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2490293
302) 
a) excelência.
b) eficácia.
c) efetividade.
d) economicidade.
e) eficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292671
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Administração/2023
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Um gerente atua em uma determinada política pública e precisa desenvolver um sistema de
avaliação visando a determinar a relevância e a realização dos seus objetivos e sua eficiência, eficácia,
impactos e sustentabilidade. Entretanto, o gerente instruiu sua equipe no sentido de pensar em ações
que levantem a adequação dos controles gerenciais e sistemas, bem como a conformidade com
regulamentos, regras e procedimentos definidos no âmbito da política. É muito comum confundir a ação
de avaliação com outras ações empreendidas nas organizações no sentido de aprimorar diferentes
dimensões de gestão, ou a partir de diferentes métodos.
Ao dar essa instrução, o gerente confundiu o conceito de avaliação com a noção de
a) appraisal.
b) auditoria.
c) consultoria interna.
d) monitoramento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292671
303) 
e) pesquisa temática.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034670
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Tendências e conceitos do mundo empresarial são constantemente incorporadas pela
administração pública como forma de buscar replicar experiências exitosas no contexto governamental.
Uma prática de governança corporativa que tem se replicado em governança pública é a busca por
melhores mecanismos e estratégias de controle de riscos, como, por exemplo, o uso do conceito de Três
Linhas de Defesa.
 
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de Três Linhas de Defesa aplicado a uma
prefeitura.
a) Os vereadores exercem o papel de primeira linha de defesa, atuando como controle primário dos
atos do Executivo.
b) O Secretário da Fazenda exerce o papel de terceira linha de defesa, atuando como avaliador
técnico das práticas do Executivo.
c) O Prefeito exerce o papel de terceira linha de defesa, pois cabe a ele a avaliação técnica final
sobre os atos da alta administração.
d) O Secretário Jurídico exerce o papel de terceira linha de defesa, a partir de uma avaliação objetiva
dos atos dos demais órgãos.
e) O Controlador Interno Municipal exerce o papel de segunda linha de defesa, atuando na
supervisão das atividades exercidas pelo Executivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034670
304) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1930241
FADESP - AFRE PA/SEFA PA/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As políticas públicas são diretrizes construídas com o objetivo de tratar problemas públicos. Uma
política pública posta em prática requer a avaliação efetiva de seus resultados. A avaliação das políticas
públicas se realiza pela análise de indicadores que seguem critérios pré-estabelecidos. É considerado um
indicador de equidade
a) o número de turistas adicionais, em relação ao ano anterior por milhão de reais investidos na
recuperação das estradas vicinais.
b) o percentual de crianças de 06 a 13 anos habitantes da zona rural matriculadas na educação
básica.
c) a proporção entre o número de mulheres atendidas e o número de mulheres-alvo para a política
pública.
d) o percentual da população que recebeu duas doses da vacina para covid-19.
e) a proporção entre o número de acidentes ocorridos no ano atual e o número de acidentes
ocorridos no ano anterior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021225
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1930241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021225
305) 
306) 
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Caso você tenha que empregar um dos métodos de avaliação de impacto ex post de
uma política pública que não permite definir os grupos de tratamento e controle, qual é o
método que você pode utilizar e que é capaz de lidar com um tipo de viés que advém da
existência de fatores não observáveis fixos no tempo, os quais influenciam tanto a decisão
de participar da política quanto os indicadores de resultado?
a) Método experimental da diferença em diferenças.
b) Método experimental da seleção aleatorizada.
c) Método não experimental da seleção aleatorizada.
d) Método não experimental da diferença em diferenças.
e) Método experimental das tendências de trajetórias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924686
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Sobre as análises ex ante e ex post, é correto afirmar que:
a) a análise ex ante ocorre apenas durante a fase de elaboração da política pública, sendo toda
análise posterior considerada ex post;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924686
307) 
b) a análise ex ante não deve avaliar decisões que ocasionem impacto orçamentário após a
implementação da política pública, devendo tais considerações ser objeto de análise ex post;
c) a avaliação de impacto da política pública deve ser objeto de análise ex post, poisé inviável
projetar o impacto da política na fase ex ante;
d) a análise ex ante continua sendo apropriada após a implementação da política pública e inclui a
fase de monitoramento;
e) a análise ex ante pode ser empregada após o resultado de uma análise ex post determinar que a
política pública teve desempenho insatisfatório e deve ser reformulada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021224
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na análise ex post da política pública, consta a avaliação executiva a qual inclui o exame da
estrutura de governança que deve deixar claramente definidos e compreendidos os papéis e as
responsabilidades na coordenação daquela determinada política. Quais são os princípios ou os
mecanismos que necessitam ser verificados para avaliar se: é capaz de assegurar a existência das
condições mínimas para o exercício da governança; conduz à geração e à entrega dos produtos,
resultados e impactos previstos; é capaz de mitigar os possíveis riscos da execução dos processos da
política, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade?
a) Prestação de contas e responsabilidade.
b) Capacidade de resposta e integridade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021224
308) 
c) Integridade, confiabilidade e resposta.
d) Melhoria regulatória e transparência.
e) Liderança, estratégia e controle.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021228
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A análise da relação entre insumos e produtos utilizados na elaboração de um bem ou serviço é do
que trata a eficiência. Quando se recomenda avaliar ex post a eficiência de uma política pública?
a) Quando se deseja avaliar se a política entrega o máximo, tendo em vista a escassez de recursos, e
se busca atender maiores níveis de satisfação social.
b) Quando se deseja avaliar se a política entrega o que se propõe com o menor nível de recursos
despendidos e se busca encontrar os determinantes da ineficiência.
c) Quando se deseja avaliar se a política obtém a melhor razão entre o volume de produtos e o
volume de insumos utilizados e se busca parâmetros de produtividade.
d) Quando se deseja avaliar se a política proporciona a maximização de recursos à coletividade e
avaliar se a utilização dos insumos é compatível com a capacidade.
e) Quando se deseja avaliar se a política é capaz de incrementar o atendimento, mesmo com
recursos escassos, e se busca assegurar a função da máquina pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021228
309) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2310825
IADES - Prof (UnDF)/UnDF/História/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Avaliação refere-se ao conjunto de procedimentos técnicos para produzir informação e
conhecimento, em perspectiva interdisciplinar, para desenho ex-ante, implementação e validação ex-post
de programas e projetos sociais, por meio das diferentes abordagens metodológicas da pesquisa social,
com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos de programas e de projetos (eficácia), seus
impactos mais abrangentes em outras dimensões sociais, ou seja, para além dos públicos-alvo atendidos
(efetividade) e a custos condizentes com a escala e com a complexidade da intervenção (eficiência).
 
JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza. Estudos
em Avaliação Educacional, v. 25, n. 58, 2014, p. 26, com adaptações.
 
A respeito dessa temática, no que se refere à avaliação ex-ante de políticas públicas, assinale a
alternativa correta.
a) A avaliação observa os impactos da política pública com o objetivo de julgamento do mérito das
ações governamentais e, ainda, com relação aos próximos caminhos a serem percorridos, caso haja
continuidade ou descontinuidade da política pública.
b) Quanto às informações em relação ao andamento do programa, a avaliação pondera os resultados
parciais com o objetivo de verificar o cumprimento do que foi estabelecido inicialmente para as ações
governamentais, subsidiando possíveis alterações.
c) A avaliação é realizada quando os problemas de gestão e de execução da política pública já foram
resolvidos, avaliando a eficiência, a eficácia e a efetividade. Com isso, fornece conhecimento para
programas futuros.
d) Na etapa da decisão acerca da implementação ou não da ação governamental há, necessidade da
avaliação para estimar os custos e os benefícios esperados com a política pública. A relação de custo-
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2310825
310) 
benefício deve ser informada aos tomadores de decisões e estar publicizada para toda a sociedade.
e) A avaliação analisa se a cobertura do público-alvo foi adequada, bem como a qualidade dos
serviços prestados e a dificuldades na operação da política pública.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021226
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na análise ex post, a avaliação do diagnóstico do problema ocorre pela fundamentação
das relações de causa-problema-efeito através das ferramentas que utilizam protocolo e
critérios para averiguar a qualidade dos estudos. Qual ferramenta pode ser aplicada como a
avaliação da avaliação ou a síntese da avaliação?
a) Revisão sistemática.
b) Meta-estatística.
c) Revisão literária.
d) Meta-objetivo.
e) Meta-análise.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2453872
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021226
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2453872
311) 
312) 
FUNDATEC - AAdm (SEPOG RS)/SEPOG RS/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
O Sistemas de Monitoramento e Avaliação pode ser entendido como um conjunto de atividades
________ ao ciclo de gerenciamento da ________ das políticas públicas, voltadas à sistematização da
informação acerca dos aspectos considerados críticos para o ________ dos programas.
 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a) inerentes – produção – sucesso
b) independentes – derivação – começo
c) inerentes – reversão – princípio
d) independentes – produção – começo
e) inerentes – reversão – sucesso
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924699
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
O Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP) é uma instância de
avaliação de políticas públicas que tem como premissa básica verificar a eficiência dos recursos públicos
e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à
melhoria dos processos, dos resultados e da gestão. No processo de avaliação e monitoramento de
políticas públicas, diversas estratégias podem ser aplicadas, sejam elas conduzidas por meio de
abordagens ex ante ou ex post.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924699
313) 
Acerca do papel do CMAP e das estratégias de avaliação de políticas públicas (PP), é correto afirmar
que:
a) a escolha e a aplicação das estratégias de avaliação ex ante ou ex post de acordo com o contexto
da PP cabem ao CMAP;
b) a escolha e a aplicação das estratégias de avaliação ex ante ou ex post de acordo com os
parâmetros do CMAP e o contexto da PP cabem aos decisores;
c) a escolha e a aplicação das estratégias de avaliação ex ante ou ex post de acordo com as
necessidades dos decisores de outros órgãos cabem ao CMAP
d) a escolha e a aplicação das estratégias de avaliação ex post de acordo com os parâmetros do
CMAP e o contextoda PP cabem aos decisores;
e) a escolha e a aplicação das estratégias de avaliação ex post de acordo com as necessidades dos
decisores de outros órgãos cabem ao CMAP.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348762
VUNESP - Adm (DAE Bauru)/DAE Bauru/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Para avaliação de políticas públicas são utilizadas medidas de desempenho, as quais são
estimativas de como as tarefas estão sendo desempenhadas, assim como os efeitos das atividades
realizadas, podendo ser quantitativas ou qualitativas. Escolha a alternativa que apresenta, corretamente,
medidas de desempenho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348762
314) 
a) Resultados (outputs), impacto (outcomes), produtividade, custos, satisfação dos usuários e
qualidade dos serviços.
b) Fatores humanos, técnicos, situacionais, contextuais, desenvolvimento, evolução, relevância social
e econômica e uso dos recursos.
c) Retorno sobre o investimento, ponto de equilíbrio, mínimo produto viável, prototipação e
implementação bem sucedida.
d) Insumos (inputs), processos (process), resultados (outputs), externalidades, oferta e demanda e
elasticidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1911727
CEBRASPE (CESPE) - ADP (DPE RO)/DPE RO/Administração/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de uma política pública mediante a verificação da eficiência quanto à gestão dos
recursos aplicados, qualidade e tempestividade das entregas previstas, constatação de acertos e erros
com vistas a oportunizar melhorias é considerada uma avaliação de
a) desenho.
b) impacto.
c) implementação.
d) governança.
e) resultado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1923859
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1911727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1923859
315) 
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Diversos autores apontam características comuns aos problemas públicos para facilitar o processo
de identificação, podendo, assim, o analista de políticas categorizar e buscar soluções para novos
desafios a partir de problemas anteriores de natureza semelhante. Entretanto, nem todos os problemas
públicos compartilham características. No universo de problemas públicos contemporâneos merecem
destaque os wicked problems, problemas desestruturados que desafiam continuamente os analistas.
Os wicked problems são singulares e diferenciam-se dos demais problemas públicos:
a) pela dificuldade de serem resolvidos e pelo potencial para criar problemas;
b) pela complexidade técnica e pelo alto grau de imprevisibilidade, incerteza e risco;
c) pela interligação com vários outros problemas e por não possuírem uma solução correta ou
definitiva;
d) por não possuírem clara delimitação de fronteiras e por envolverem bens públicos;
e) por envolverem soluções com escolhas trágicas, assim como a redistribuição de riquezas e
recursos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2220125
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Economia Regional e Políticas de
Desenvolvimento Urbano/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2220125
316) 
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação ex ante é um trabalho de investigação das possíveis consequências de cada alternativa
com objetivo de trazer informações que ajudem o processo decisório de política pública. Existem duas
tradições de avaliação ex ante: a análise racionalista e a análise argumentativa.
 
Sobre a avaliação ex ante, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
 
( ) A análise racionalista privilegia a investigação de evidências quanto aos custos e benefícios de
maneira estruturada.
( ) A análise argumentativa utiliza prevalentemente projeções e predições.
( ) A análise racionalista usa método de conjecturas para a avaliação ex ante de alternativa de
política pública.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e F.
d) V, V e F.
e) V, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2220124
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento em Orçamentos/Orçamento e Análise Econômica/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2220124
317) A avaliação de uma política pública compreende a definição de critérios, indicadores e padrões
(performance standards). Os critérios são mecanismos lógicos que servem como base para escolhas ou
julgamentos. Os critérios se fundamentam em entendimentos valorativos da realidade e abastecem o
avaliador de parâmetros para julgar se uma política pública funcionou bem ou mal.
 
Com relação aos critérios usados para avaliações de políticas públicas, assinale (V) para a afirmativa
verdadeira e (F) para a falsa.
 
( ) Economicidade refere-se ao nível de recursos utilizados (inputs).
( ) Eficiência administrativa trata da relação entre produtividade (outputs) e recursos utilizados
(inputs).
( ) Efetividade corresponde aos resultados sociais (outcomes) com a redução do problema e a
geração de valor para a população.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e F.
d) V, V e F.
e) V, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034666
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034666
318) Leia o trecho da notícia a seguir.
 
Quase 40% das famílias conseguem autonomia
após sair de abrigos em São Paulo
 
Nos últimos dois anos, quase 40% das famílias sem-teto que deixaram as vagas de abrigos na capital
paulista conquistaram a autonomia ao retomar a rotina de trabalho e se estabelecer em moradias fixas
ou transitórias.
 
Segundo o Observatório da Vigilância Socioassistencial, entre 2020 e 2021, das 2.400 famílias que
deixaram a rede de acolhimento da administração municipal, 945 foram classificadas como saídas
qualificadas. Isso ocorre quando a mudança se dá para uma moradia autônoma ou transitória, para
retornar à convivência familiar ou após conseguir um emprego.
 
(Folha de S. Paulo, 2022)
 
Do ponto de vista da avaliação de políticas públicas, é correto afirmar que
a) o gestor deve analisar esses números com cautela, aferindo quais outras políticas relacionadas
ajudam a explicar o que tem acontecido com essas famílias.
b) simbolicamente os dados são importantes, reforçando a percepção de que este problema poderia
ser enquadrado como política de audiência.
c) as evidências são claras e per si são indicativos que garantem a manutenção da política de
acolhimento à população em situação de rua nos moldes que está.
d) o percentual apresentado por si só deveria justificar a extinção dessa política, uma vez que não
alcança sucesso em nem metade do público-alvo.
e) caso os números se mantenham, a política de acolhimento em abrigos poderá ser extinta, uma
vez que o problema estará solucionado.
319) 
320) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021217
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na avaliação de políticas públicas ex ante, diversas ações são requeridas. Assinale a
alternativa que apresenta a ação que requer a análise ex ante que pode ou não ocasionar
aumento orçamentário.
a) Criação de política pública
b) Expansão de política pública.
c) Ampliação de política pública.
d) Aperfeiçoamento de política pública.
e) Reaproveitamento de política pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2021222
Instituto AOCP - Aud Est (CGE MS)/CGE MS/Auditoria Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)Na fase ex ante de políticas públicas, é preciso definir o escopo e a abrangência dessas
políticas, tendo em vista os cidadãos atendidos, os recursos alocados e a temporalidade de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2021222
321) 
sua aplicação, considerando a validação de uma dada política pública (policy) pela política
(politics). Quais são as dimensões essenciais de avaliação da antevisão dos retornos
esperados da política pública?
a) Econômicas e institucionais.
b) Financeiras e econômicas.
c) Organizacionais e sociais.
d) Estruturais e operacionais.
e) Contábeis e financeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2295613
FEPESE - ASoc (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a alternativa que descreve corretamente o processo da Avaliação de Políticas Públicas.
a) Tem o propósito de subsidiar os gestores com informações mais simples e tempestivas sobre a
operação e os efeitos do programa.
b) Propõe-se a apurar os recursos públicos, ou seja, se recursos financeiros, humanos ou de
infraestruturação foram geridos de forma contrária às normas que regulam o seu uso.
c) Tem como objetivo verificar a situação da execução daquilo que foi planejado e inserido na peça
orçamentária que disciplina os gastos e investimentos de programas, ações e projetos implementados
por determinado órgão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2295613
322) 
d) Materializa-se em um acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do
desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.
e) Tem o propósito de subsidiar a gestão dos programas com informações mais aprofundadas e
detalhadas sobre o funcionamento e os efeitos do programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924693
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As avaliações de desempenho das políticas públicas são peça essencial para o aperfeiçoamento dos
programas, com vistas à racionalização do gasto público e à maximização dos benefícios à população. É,
portanto, fundamental tanto para gestores quanto para decisores entender como as diferentes formas de
avaliação impactam as políticas públicas. Diferentes métodos de análise focam em diferentes
componentes da intervenção estatal e produzem insumos que permitem avaliar e aprimorar os
programas.
Sobre as diversas linhas de análise de políticas públicas, é correto afirmar que o método de avaliação:
a) de resultados consiste no confronto dos pressupostos assumidos na formulação do programa com
as evidências mais recentes, enfatizando quais insumos, processos ou produtos são mais eficazes
para alcançar as metas pretendidas;
b) de implementação consiste em uma análise aprofundada que identifica se a execução da política
obedece ao desenho formulado e atenta para a transformação de insumos em produtos para a
população;
c) de desenho se debruça sobre os indicadores utilizados para construção das metas do programa
para compreender se os efeitos estão alinhados com o planejamento inicial;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924693
323) 
d) econômica lida com o conceito de escassez de recursos públicos e visa encontrar maneiras mais
eficientes de aplicá-los por meio de sofisticadas técnicas estatísticas;
e) de eficiência busca compreender a relação entre os custos e os benefícios das políticas públicas
por meio da comparação de programas já em execução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924696
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Além de impactos no público-alvo, é importante salientar o impacto que as políticas públicas têm
no orçamento público – composto pelo Plano Plurianual (PPA), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias
(LDO) e pela Lei Orçamentária Anual (LOA). As avaliações de desempenho são importantes peças nesse
processo, produzindo insumos que permitem o aprimoramento, expansão ou reformulação de políticas,
ajustes que podem incorrer em aumentos ou reduções dos custos dos programas. No entanto, grande
parte das despesas do orçamento público é protegida por mandamento constitucional ou legal.
Sobre os impactos que as avaliações de políticas públicas podem ter no orçamento, é correto afirmar
que:
a) a rigidez do orçamento público reduz demasiadamente a margem de manobra do governo, de
forma que as avaliações de políticas públicas têm impacto orçamentário quase nulo;
b) as avaliações de desempenho têm maior possibilidade de impacto no PPA, graças à sua
flexibilidade e constante renovação;
c) em que pese a rigidez do orçamento, avaliações indicando ajustes administrativos, como em
critérios de elegibilidade para certos programas, podem ser implementadas com relativa facilidade;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924696
324) 
d) as avaliações de desempenho podem mais facilmente impactar o orçamento por meio da LOA,
cujas diretrizes informam a confecção da LDO;
e) as avaliações de desempenho podem mais facilmente impactar o orçamento por meio da LDO,
que é mais flexível e não está à mercê de despesas obrigatórias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1210006
IBADE - EPPGG (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2020
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Considere os seguintes conceitos da avaliação, especialmente sobre sua inserção no ciclo de
políticas públicas. Assinale o item que está INCORRETO:
a) impacto é o resultado do programa que pode ser atribuído exclusivamente às suas ações, isolados
os efeitos externos.
b) impacto é o resultado concreto do programa, podendo ser tanto bens, quanto serviços.
c) eficiência é a relação entre custos e benefícios, com a minimização do custo total para uma
quantidade de produto ou a maximização do produto para um gasto total fixo.
d) efetividade é a medida do impacto ou do grau de alcance dos objetivos.
e) eficácia é a relação entre alcance de metas e tempo, sem considerar os custos implicados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1119019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1210006
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1119019
325) 
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administração/2020
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Julgue os itens a seguir, a respeito da tipologia da avaliação de políticas públicas.
I Avaliação ex post é uma avaliação concebida e realizada em conjunto com a fase de
planejamento e com o processo de implementação, sendo efetivada quando a política, o programa
ou o projeto se encontram em fase inicial.
II Avaliação jurídica consiste no exame da conformidade dos atos do gestor com a lei ao conduzir a
política pública, o programa ou o projeto.
III Avaliação de resultados tem por objeto os resultados, também chamados de outputs, que
representam bens ou serviços de um programa ou projeto necessários para que seus objetivos finais
sejam alcançados.
IV Avaliação de conteúdo — tipo de avaliação com foco nos resultados e impactos — destina-se a
informar os gestores para que estes decidam se a política ou o programa devem continuar, ser
interrompidos ou ser alterados.
Estão certos apenas os itens
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
326) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/972200
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPC TCE-PA)/TCE PA/Administração/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A tabela a seguir apresenta opções de políticas públicas das quais dispõe determinado estado para
melhoria da segurança pública, com detalhamento do custo de cada investimento e a previsão de
redução no número de mortes violentasno estado, em cada caso.
 
política pública custo do investimento(em milhões de reais)
redução no
número de mortes
violentas (%)
compra de armamento e viaturas 30 15
requalificação de policiais 50 25
contratação de sistema de vigilância automatizado 60 60
construção de novo presídio 40 20
contratação de novos policiais 100 50
 
Nessa situação, considerando-se a metodologia de análise custo benefício (ACB) e os parâmetros custo
do investimento e redução percentual no número de mortes violentas, a opção de política pública que
apresenta o menor custo benefício é a
a) compra de armamento e viaturas.
b) requalificação de policiais.
c) contratação de sistema de vigilância automatizado.
d) construção de novo presídio.
e) contratação de novos policiais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/972200
327) 
328) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/899548
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a teoria de análise contemporânea de políticas públicas, que parte do pressuposto de que
as decisões orçamentárias num determinado ano (n) podem diferir, substancialmente, das decisões de
anos anteriores (n-1, n-2, n-3…), não constituindo, por essa razão, decisões incrementais.
a) Teoria de redes de políticas públicas.
b) Teoria dos múltiplos fluxos.
c) Teoria do equilíbrio pontuado.
d) Teoria de coalizões de defesa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899546
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de custo-benefício constitui um exemplo de modelo de avaliação de políticas públicas
que enfatiza:
a) a participação dos atores sociais envolvidos no processo de implementação e dos beneficiários do
programa avaliado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899548
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899546
329) 
b) a importância de considerar a opinião dos atores para o entendimento dos resultados do programa
em foco.
c) o desempenho das ações durante o processo de execução do programa e, consequentemente, no
resultado alcançado.
d) os aspectos de natureza econômica, utilizando técnicas que buscam a melhor opção e o menor
custo para executar o programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899543
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
No que se refere aos critérios de avaliação de políticas públicas, é correto afirmar que um
programa:
a) é considerado eficaz quando o alcance dos seus objetivos está intimamente relacionado ao seu
processo de implementação.
b) é considerado eficiente quando é capaz de produzir um efeito positivo em uma determinada
situação como consequência de sua execução, sem necessariamente atingir os objetivos propostos.
c) é considerado efetivo quando, após terem sido destinados recursos e insumos para a
implementação das ações e obtenção dos resultados, é observado que os recursos justificam os
resultados esperados.
d) é considerado eficaz quando as ações que foram executadas e o efeito provocado estão em
perfeita conexão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899543
330) 
331) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/972189
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPC TCE-PA)/TCE PA/Administração/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A respeito da análise custo-efetividade (ACE) e da análise custo-benefício (ACB), assinale a opção
correta.
a) A ACE é mais adequada a projetos econômicos e menos indicada para projetos sociais.
b) A ACB é mais adequada a projetos sociais e menos indicada para projetos econômicos.
c) A ACB e a ACE são incompatíveis com a avaliação ex ante.
d) A ACB é compatível com a avaliação ex ante, ao passo que a ACE é incompatível com a avaliação
ex ante.
e) A ACB e a ACE são compatíveis com a avaliação ex ante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/856746
CEBRASPE (CESPE) - ACI (COGE CE)/COGE CE/Fomento ao Controle Social/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da média
geométrica de indicadores como expectativa de vida ao nascer, anos médios de estudo, anos esperados
de escolaridade e produto interno bruto per capita, são considerados indicadores
a) sintéticos.
b) de insumo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/972189
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/856746
332) 
333) 
c) de processo.
d) subjetivos.
e) analíticos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/856747
CEBRASPE (CESPE) - ACI (COGE CE)/COGE CE/Fomento ao Controle Social/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
O modelo de avaliação com foco específico na identificação e eliminação de erros de formulação e
de desenho em políticas públicas, antes de sua implementação, é denominado avaliação
a) ex-post.
b) de processos.
c) de custo-efetividade.
d) de desempenho.
e) ex-ante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/899463
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Políticas Públicas/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de políticas públicas ex-ante trata das avaliações:
a) que ocorrem antes da implementação do programa, com o objetivo de averiguar as reais
possibilidades de sua execução durante a fase de elaboração e planejamento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/856747
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/899463
334) 
b) que ocorrem durante a execução do programa, diretamente relacionadas com o processo de
implementação e seu desempenho.
c) que têm por finalidade atribuir mérito ou valor e melhorar o funcionamento do programa durante
sua execução.
d) que ocorrem após o término do programa, com o objetivo de valorar a consecução dos objetivos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/972839
CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPC TCE-PA)/TCE PA/Administração/2019
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a opção correta, relativa ao planejamento e à avaliação de políticas públicas.
a) A avaliação consiste na mensuração subjetiva dos resultados de políticas públicas e programas
governamentais.
b) O monitoramento é utilizado unicamente na etapa de formulação de políticas públicas.
c) A fase de implementação da política pública caracteriza-se pelo levantamento de alternativas de
soluções para o problema público identificado.
d) As avaliações de meio-termo, ou de processo, permitem aplicar correções na fase final da
implementação de políticas públicas.
e) A classificação de uma avaliação de política pública em função do seu período de execução divide-
se apenas em avaliação inicial (ex ante) e avaliação de resultados (ex post).
www.tecconcursos.com.br/questoes/870991
Instituto AOCP - Tec Form (UFPB)/UFPB/Gestão Pública/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/972839
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/870991
335) 
336) 
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Os processos de avaliação de política pública podem ser compreendidos por meio das perspectivas
jurídica, gerencial ou política.
 
No que se refere à perspectiva jurídica (legal), é correto afirmar que
a) a análise se estabelece no campo da eficiência (melhor uso dos recursos) e eficácia (atingir as
metas e objetivos).
b) as atenções se voltam às questões de legitimidade e de participação dos atores nos processos de
decisões e de formulação e implementação de políticas públicas, bem como nos impactos gerados no
macroambiente.
c) a avaliação apresenta-se nas modalidades de controle de início (ex-ante), de meio
(monitoramento) e de fim/resultados ( ex-post).
d) a investigação conduzida se ocupa de observar se os princípios de legalidade ou os direitos
básicos dos destinatários, por exemplo, foram respeitados ou atingidos, respectivamente.
e) a análise se estabelece no campo da efetividade (entregar o que foi prometido) e da
economicidade (menor utilização de recursos produtividade).
www.tecconcursos.com.br/questoes/623053
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As teorias da identidade coletiva e do reconhecimento defendem que “o caráter crítico e
autorreflexivo dos grupos não se encontra ‘pronto’, mas se constitui nas relações intersubjetivas, num
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623053
337) 
processo dinâmico”, diversamente do que defendem os autores da teoria da mobilização política.
Destaca-se como autor da primeira corrente de pensamento apresentada: 
a) Ryan. 
b) Cohen. 
c) Gamson. 
d) McAdam. 
 
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/725169
FCC - AT (SP Parcerias)/SP Parcerias/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação é um dos processos indispensáveis na melhoria das decisões e ações no campo social.
O ato avaliativo está presente desde a decisão sobre a realização de uma determinada política pública
até a sua implementação, execução e resultados. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo.
 
I. Os objetivos de avaliação de políticas públicas são: científicos, políticos e operativos.
 
II. Os tipos de abordagem de acompanhamento na avaliação de políticas públicas se classificam em:
interno e externo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/725169
338) 
 
III. Os tipos de avaliação segundo a relação temporal são: ex ante e ex post.
 
IV. A avaliação de resultados tem como foco o desenho, as características organizacionais e de
desenvolvimento das políticas públicas.
 
V. A avaliação de processo pressupõe a utilização de indicadores adequados, ou seja, os de
impactos.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I e II.
e) I e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/724770
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-MG)/TCE MG/Administração/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As análises de custo-benefício e de custo-efetividade são, ambas, modelos avaliativos do tipo
a) econômico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724770
339) 
b) baseado em clientes.
c) baseado em stakeholders.
d) baseado em efetividade.
e) profissional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/725172
FCC - AT (SP Parcerias)/SP Parcerias/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Os termos eficiência, eficácia e efetividade podem ser entendidos como recursos analíticos
destinados a separar aspectos distintos dos objetivos e por consequência da abordagem e dos métodos e
técnicas de avaliação. Nesse sentido, é necessário que se conheça o que distingue um termo do outro,
para que se possa refletir sobre a utilidade de cada um na avaliação de políticas públicas. Marque com 1
o que se referir à eficiência, 2 o que se remeter à eficácia, e 3 o que se referenciar à efetividade.
 
( ) É entendida pelo grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população
beneficiária, em um determinado período de tempo, independente dos custos aplicados.
 
( ) É definida como a relação existente entre os produtos e os custos dos insumos.
 
( ) Consiste no exame da processualidade concreta e da adequação e coerência dos meios e
instrumentos utilizados durante uma determinada política.
 
( ) Define-se como o exame da relação entre a implementação de uma determinada política e seus
impactos e/ou resultados.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/725172
340) 
( ) É medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras na qualidade de vida ou
desenvolvimento do público beneficiário da ação que a política foi capaz de produzir.
 
Está correta a seguinte relação, de cima para baixo,
a) 1 2 1 2 3
b) 1 3 2 1 3
c) 2 1 3 1 2
d) 2 1 2 3 3
e) 3 2 1 3 1
www.tecconcursos.com.br/questoes/724768
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-MG)/TCE MG/Administração/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a opção que indica a avaliação que busca verificar se determinada política pública
responde a um problema bem delimitado e evita a ocorrência de erros de formulação e desenho.
a) avaliação de resultados
b) avaliação ex post
c) avaliação de processos
d) avaliação ex ante
e) avaliação de performance
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724768
341) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/779959
COPERVE UFSC - Adm (UFSC)/UFSC/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Em relação às janelas de oportunidades para políticas públicas, associe os termos listados na
coluna 1 com as definições e características apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 
Coluna 1 Coluna 2
I. Janelas rotineiras
 
II. Janelas discricionárias
 
III. Janelas aleatórias
 
IV.Janelas induzidas ou de
transbordamento
( )Desastres ou escândalos são situações que podem possibilitar a abertura
dessas janelas.
 
( )Pouco frequentes. Esse tipo de janela pode surgir quando problemas
públicos são atraídos para as janelas já abertas em outros setores ou para
áreas de problemas.
 
( )São pouco institucionalizadas. O comportamento político individual por
parte dos tomadores de decisão pode favorecer a abertura desse tipo de
janela.
 
( )A abertura desse tipo de janela pode ocorrer, por exemplo, ao longo de
ciclos orçamentários, pois correspondem a eventos procedimentais
institucionais.
a) IV – I – III – II
b) I – III – IV – II
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/779959
342) 
c) II – IV – I – III
d) III – IV – II – I
e) III – I – II – IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/719525
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A Avaliação de políticas públicas é uma etapa importante para melhoria da eficiência do gasto
público, da qualidade da gestão e do controle social sobre a efetividade da ação do Estado. Ramos e
Schabbach (2012) colocam que a avaliação permite aos formuladores e gestores o desenho de políticas
mais conscientes, com melhores resultados e melhor utilização de recursos. Considerando os critérios
necessários para a avaliação de uma política pública, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos
critérios de avaliação.
a) Economicidade.
b) Produtividade.
c) Eficácia.
d) Equidade.
e) Intangibilidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719525
343) 
344) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/668466
FGV - Ana (TJ SC)/TJ SC/Administrativo/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Um dos indicadores de desempenho relacionados à avaliação de políticas públicas se baseia no
aspecto da efetividade. Pode ser considerado um exemplo de política pública efetiva relacionada à
segurança:
a) alocação de contingente policial em área perigosa de um município;
b) descontos na munição adquirida para operações especiais em comunidades;
c) redução da criminalidade em uma região litorânea;
d) aquisição de uma nova frota de carros para a Polícia Militar;
e) eliminação de desperdício de papéis em delegacias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/719533
FUNDATEC - APOG (SEPOG RS)/SEPOG RS/2018
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Umanalista de políticas públicas necessita descobrir se a solução para a situação-problema
alcançada por meio de uma política pública aplica-se a outras realidades ou apenas a determinados
contextos. Considerando que o analista possui as informações de antes e depois da
implementação da política pública e uma grande amostra populacional, qual o tipo de avaliação mais
adequado para ele?
a) Avaliação interna.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/668466
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/719533
345) 
b) Avaliação de impactos.
c) Avaliação gerencialista.
d) Avaliação participativa.
e) Avaliação mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585770
UFMT - AssAd (Pref Cáceres)/Pref Cáceres/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
INSTRUÇÃO: Leia a sentença abaixo para responder à questão.
 
Garantir a efetividade das Políticas Públicas, através do desenvolvimento sustentável, visando ao bem-
estar social dos munícipes.
 
(Disponível em https://sic.tce.mt.gov.br. Acesso em 30/03/2017.)
 
Em uma instituição, em qual instrumento gerencial é definida e registrada a sentença apresentada?
a) Plano de negócio municipal
b) Plano operacional do munícipio
c) Plano estratégico do munícipio
d) Plano tático municipal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585770
346) 
347) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/698733
CPCV UERR - Ass Soc (CODESAIMA)/CODESAIMA/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação de políticas públicas não constitui um exercício formal “desinteressado”, à semelhança
de um cálculo de custo-benefício, ela está fortemente ancorada a um conjunto de:
a) articulações demandadas pelo estado e pela sociedade civil;
b) programas e projetos voltados para os interesses governamentais;
c) interesses diversos;
d) valores e noções sobre a realidade avaliada pelas elites governamentais;
e) serviços oferecidos pelo estado à comunidade usuária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/538698
FGV - EPPGG (SEPOG RO)/SEPOG RO/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
As avaliações administrativas combinam diferentes tipos de atividades de monitoramento e
avaliação de impacto por parte dos gestores públicos.
As opções a seguir apresentam tipos de avaliação de políticas públicas, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Avaliações de esforços: são tentativas de medir a quantidade de insumos do programa envolvido
na política (pessoal, comunicação, transporte etc.) e devem ser calculados em termos dos custos
monetários. Seu propósito é estabelecer uma linha de base de dados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/698733
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/538698
348) 
b) Avaliações de desempenho: determina o que a política pública está produzindo, muitas vezes
independentemente dos objetivos definidos, produzindo benchmark (ponto de referência) ou dados
de desempenho, que são utilizados como insumos para as avaliações mais abrangentes e profundas.
c) Avaliações de processo: examinam os métodos organizacionais, incluindo as regras e os
procedimentos operacionais, utilizados para executar programas. Seu objetivo normalmente é ver se
um processo pode ser simplificado e tornado mais eficiente.
d) Avaliações de eficiência: tentam avaliar os custos de um programa e julgar se a mesma
quantidade e qualidade de produtos poderiam ser alcançadas de forma mais eficiente, ou seja, por
um custo menor. Os insumos e produtos são o alicerce desse tipo de avaliação.
e) Avaliações de adequação de desempenho (ou de eficácia): são realizadas de forma ad hoc por
atores como a mídia, partidos políticos, grupos de interesse, líderes comunitários e campanhas de
relações públicas ou lobby lançadas por organizações não governamentais. Essas avaliações
geralmente são realizadas para oferecer aconselhamento independente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/538700
FGV - EPPGG (SEPOG RO)/SEPOG RO/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Avaliar uma política pública pressupõe que exista definição prévia de critérios e padrões,
monitorados por intermédio de indicadores.
Em relação ao momento em que se realiza a avaliação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F)
para a falsa.
( ) ex ante – realizada com o intuito de verificar a viabilidade do programa ou projeto e ocorre em
momento anterior ao início do mesmo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/538700
349) 
( ) ex post – destina-se a investigar em que medida o programa ou projeto atingiu os resultados
esperados por seus formuladores
( ) ex tunc – julga se o programa ou projeto deve continuar ou não.
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) V - V - F.
d) F - F - V.
e) F - V - V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1591061
INSTITUTO MAIS - AADS (AHM)/AHM/Serviço Social/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A realidade brasileira no campo da avaliação e monitoramento de políticas públicas e,
especificamente, de políticas sociais possui muitas particularidades. A partir dessa afirmação, assinale a
alternativa correta.
a) No Brasil, até os anos 1990 ocorriam avaliações sistemáticas somente nas áreas de saúde e
educação.
b) Na década de 2000, a avaliação de políticas sociais ganha relevância em função da conjuntura
socioeconômica, em que o agravamento das expressões da questão social e a escassez de recursos
exigiam políticas sociais mais eficientes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1591061
350) 
c) As demandas de democratização da sociedade e do Estado explicitadas pelos movimentos sociais
e sindicalistas na década de 1980, assim como a recusa do autoritarismo, da centralização e do
caráter burocrático, clientelista e excludente das políticas sociais, significaram uma redefinição dos
critérios de avaliação da política social.
d) No Brasil, a institucionalização da avaliação é parte de um processo mais amplo de construção da
democracia e profissionalização da administração privada, que foi se estabelecendo, a partir da Lei
Orgânica da Assistência Social. Estes mecanismos de avaliação e monitoramento, ainda que
representem a necessidade de controle e accountability, respondem também à pressão da sociedade
por transparência e responsabilização da gestão pública.
e) A administração pública brasileira carrega traços de uma cultura autoritária, burocrática e
patrimonial, mas que não se coloca como um obstáculo para a efetivação da avaliação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/575104
IBADE - Ass Soc (SEJUDH MT)/SEJUDH MT/2017
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Nas avaliações de programas e políticas públicas, a mais usualmente aplicada, por ser mais factível
e menos custosa, é aquela que avalia a relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado
programa e seus resultados efetivos.
 
A definição refere-se à avaliação:
a) ex-ant.
b) de eficiência.
c) participativa,
d) mista.
e) de eficácia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/575104
351) 
352) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1171005
IMPARH - Psic (SMS)/Pref Fortaleza/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a alternativa correta no que se refere aos modelos de avaliação de políticas públicas, como
medida de desempenho de ação de um programa no que tange o desempenho físico, tangível,
mensurável, alteração de índice e desempenho subjetivo. (SILVA: 2008)
a) Avaliação política da política.
b) Avaliação de engenharia do programa.
c) Avaliação de impactos.
d) Avaliação de processo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/341371
IMPARH - PTNS (SETRA)/Pref Fortaleza/Pedagogia, Serviço Social e Terapia
Ocupacional/2016
Ciências Políticas - Avaliaçãodas Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
No que concerne à avaliação de políticas públicas, assinale a alternativa correta que corresponda à
modalidade de avaliação mais adotada na atualidade, uma vez que analisa as efetivas mudanças
ocorridas em uma realidade específica a partir da implementação de um programa, exige considerar dois
momentos: antes e depois da implementação de um programa.
a) Avaliação quantitativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1171005
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/341371
353) 
354) 
b) Avaliação fundamentada no modelo funcionalista clássico.
c) Avaliação de impacto.
d) Avaliação estratégica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/339003
ESAF - ERAC (ANAC)/ANAC/Economia ou Contabilidade/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Assinale a opção que não indica um propósito da avaliação de programas governamentais.
a) Aperfeiçoamento de programas e organizações.
b) Promoção da accountability.
c) Escolha de alternativas que proporcionem a melhor rentabilidade financeira.
d) Correção do curso de um programa ou política com vistas a obter melhorias nos processos de
execução.
e) Verificação do alcance dos objetivos com vistas à continuação, à expansão ou à institucionalização
de um programa-piloto; assim como corte, finalização ou abandono do programa em execução.
www.tecconcursos.com.br/questoes/325813
CEBRASPE (CESPE) - Aud (TCE-PR)/TCE PR/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
De acordo com determinado segmento da doutrina especializada, os governos devem optar por
políticas cujos ganhos sociais superem os custos pelo maior valor e devem evitar políticas em que os
custos excedam os ganhos. Esse método de avaliação das políticas públicas corresponde ao modelo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/339003
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/325813
355) 
a) sistêmico.
b) institucional.
c) de processo.
d) racional.
e) incremental.
www.tecconcursos.com.br/questoes/328713
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TRE PI)/TRE PI/Administrativa/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
No que se refere à formulação e avaliação de programas, bem como às formas de análise baseadas
nas relações custo-benefício e custo efetividade, assinale a opção correta.
a) Quando apresenta os argumentos e motivos que o levaram a adotar determinado tipo de política
pública em detrimento de outras, o gestor público realiza uma avaliação sob a ótica da configuração
das políticas sociais, o que não é característica de todas elas.
b) Na avaliação de uma política pública, deve-se procurar identificar, entre outros fatores, em que
medida os programas sociais estão sendo capazes de expandir o atendimento das necessidades
básicas da população, de reduzir as desigualdades sociais e de propiciar a equidade social.
c) Ao promover a análise da relação custo-benefício de programas sociais, o gestor deve optar pela
alternativa que atenda, com os menores valores de aplicação de recursos, o maior número de
cidadãos, de maneira semelhante ao que é feito na iniciativa privada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/328713
356) 
d) Na formulação de programas sociais, é indiferente a identificação de forças políticas, de
representantes de classe ou de movimentos sociais que atuem a favor ou contra a intenção
governamental de implementar determinadas políticas públicas.
e) A análise custo-efetividade de políticas sociais baseia-se no levantamento de um indicador
determinado pela relação entre os valores aplicados e o número de pessoas atendidas, sem levar em
consideração os benefícios gerados pelo programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369007
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Um técnico da Prefeitura Municipal de São Paulo, durante o processo de avaliação dos serviços
públicos de limpeza, propôs como um dos indicadores a frequência da coleta de lixo por semana. Trata-
se de um indicador de
a) efeito.
b) produto.
c) processo.
d) resultado.
e) impacto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1005350
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1005350
357) 
358) 
FUNDEP - Tecno (IFNMG)/IFNMG/Gestão Pública/2016
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Segundo Dias e Matos (2012), há uma tendência geral nas classificações de avaliações de políticas
públicas propostas na literatura, que em sua maioria obedece a seguinte tipologia: segundo quem avalia,
segundo sua função, segundo o conteúdo da avaliação e segundo a perspectiva temporal.
 
Nesse contexto, a avaliação concebida como um processo de criação e obtenção de informações que
serve para facilitar o processo de tomada de decisão e para julgar entre diferentes alternativas,
fornecendo, assim, informações necessárias para decidir se um programa deve continuar, expandir ou
terminar, integra o tipo segundo:
a) a perspectiva temporal.
b) o conteúdo da avaliação.
c) quem avalia.
d) sua função.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313980
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Na avaliação de políticas urbanas que visem a ampliação do acesso ao direito à cidade, em
contextos em que a privatização ameaça o serviço básico universal e a provisão de infraestrutura, notam-
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313980
359) 
se falhas de mercado que podem ser corrigidas por políticas que
a) utilizem instrumentos, como subsídios, impostos e multas, para regular a oferta de bens e serviços.
b) elevem os custos operacionais para ofertar serviços de qualidade.
c) aumentem a carga tributária para corrigir a concorrência imperfeita.
d) desacelerem o crescimento econômico por meio da redução dos impostos.
e) ofertem bens e serviços públicos a preços que visem o lucro econômico e a correção de mercados
incompletos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313984
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
A avaliação ex ante das políticas públicas visa
a) informar decisores na formulação da situação problema a ser alvo do plano.
b) medir a relação custo/efetividade.
c) dar suporte ao planejamento e projetar inovações socialmente eficazes.
d) informar decisões de implementação e servir ao diagnóstico custo/benefício.
e) mensurar os objetivos principais dos programas e os valores futuros resultantes da sua
implementação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313985
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313984
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313985
360) 
361) 
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Para a avaliação de projetos sociais com múltiplos objetivos politicamente determinados, a coleta e
a análise de dados quantitativos e qualitativos visam, respectivamente,
a) à aplicação de técnicas estatísticas a questionários e à análise de conteúdo das entrevistas.
b) à produção de indicadores de medidas e às análises de dados e de conteúdo de entrevistas e
documentos.
c) à mensuração de desempenho e à análise comparativa da eficiência.
d) à pesquisa por amostragem e à análise das possibilidades da interpretação de dados.
e) à mensuração dos índices quantitativos do produto e à construção de tabelas de frequência e de
gráficos
www.tecconcursos.com.br/questoes/314690
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
É um exemplode avaliação, conforme o conceito de eficácia, a
a) construção de número de creches previsto no planejamento.
b) abertura de novas vagas no Ensino de Jovens e Adultos.
c) expansão percentual da rede de ciclovias.
d) redução do número de acidentes de trânsito.
e) quantidade de procedimentos em relação ao número de médicos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314690
362) 
363) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/314684
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
É um exemplo de avaliação, conforme o conceito de eficiência, a
a) proporção entre quantidade de ônibus e de carros circulando nas ruas.
b) quantidade de vagas reservadas para cotas sobre o total de vagas disponíveis.
c) proporção entre número de médicos e quantidade de leitos hospitalares.
d) relação entre número de leitos hospitalares e quantidade de remédios utilizados.
e) relação entre número de professores e número de alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313986
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Quanto a seus realizadores e quanto a sua natureza, as avaliações de programas governamentais
podem ser, respectivamente,
a) externas ou internas; de custo/benefício ou de custo/ efetividade.
b) externas ou mistas; para informar decisões de implementação ou de resultados de execução.
c) externas, internas, mistas ou participativas; formativas ou somativas.
d) externas, internas ou mistas; ex ante ou ex post.
e) externas ou participativas; formativas ou somativas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313986
364) 
365) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/313983
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Avaliação das Políticas Públicas (Inclui Teorias Contemporâneas e
Modelos de Análise)
Os indicadores de resultados das políticas públicas são avaliáveis quanto
a) à eficiência dos meios e recursos, à eficácia no cumprimento das metas e à efetividade social.
b) aos seus efeitos modificadores do contexto mais amplo.
c) a seu impacto, equivalente ao grau de satisfação dos beneficiários.
d) a sua capacidade de mensuração de desempenho dos programas.
e) à relação custo/benefício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2591909
VUNESP - ADP (DPE SP)/DPE SP/Administrador/2023
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
No processo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, destaca-se a seguinte diretriz da
governança pública:
a) estabelecer processos para integração entre órgãos públicos, buscando o aperfeiçoamento da
criação de políticas públicas e o entrosamento entre os agentes.
b) estabelecer mecanismos de controle e avaliação, a serem avaliados e refinados em grupos de
trabalho que integrem os poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) definir processos de avaliação e gerenciamento de projetos e políticas nos 30 primeiros dias da
constituição de grupo de trabalho.
d) manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade
regulatória, pela desburocratização e apoio à participação da sociedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313983
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2591909
366) 
367) 
e) discriminar historicamente as experiências existentes nas áreas em destaque, a fim de estabelecer
prioridades e limites para a ação pública em determinadas áreas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2335269
VUNESP - ACE (TCM SP)/TCM SP/Ciências Contábeis/2023
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
Quanto às formas de avaliação/monitoramento das políticas públicas, aquela que acontece ao
longo do processo de implementação, para que os ajustes possam ser feitos durante esse processo, é a
avaliação
a) ex post.
b) ad hoc.
c) ex ante.
d) in itinere.
e) ad referendum.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924681
FGV - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2022
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
O processo de análise de uma política pública gera informações sobre seu desempenho,
necessárias para realizar ajustes ao longo de sua execução, fortalecer o planejamento de programas e
imprimir maior efetividade às ações do poder público. A análise do desempenho de uma política pública
pode ocorrer por meio de avaliação (ex ante ou ex post) ou de monitoramento – processos distintos que
atendem a fins igualmente diversos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2335269
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924681
368) 
O processo de monitoramento consiste em:
a) acompanhamento, após a implementação, pelo órgão responsável pela política pública;
b) julgamento, atribuição de valor e mensuração da política pública;
c) acompanhamento, ao longo da implementação, pelo órgão diretamente responsável pela política
pública;
d) acompanhamento, ao longo da implementação, por órgãos independentes, não diretamente
responsáveis pela política pública;
e) acompanhamento, após a implementação, por órgãos independentes, não diretamente
responsáveis pela política pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034668
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 nos municípios brasileiros, uma série de prefeituras
tomaram decisões sobre a flexibilização para a realização de eventos, volta às aulas e uso de máscaras
em locais abertos e fechados. Um dos argumentos que embasa tais decisões é de que, com a vacinação,
a taxa de infecções caiu, bem como as taxas de transmissão e de mortalidade. Considerando que a taxa
de mortalidade é um dos pontos mais sensíveis para definição das políticas, é correto afirmar que esse
indicador pode ser classificada como
a) insumo.
b) processo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034668
369) 
c) capacidade.
d) subjetivo.
e) produto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1151694
FEPESE - ASoc (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2019
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
Sobre o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, é correto afirmar:
a) A relevância, a validade e a confiabilidade são as únicas propriedades importantes no uso de
indicadores sociais na formulação e avaliação de programas.
b) Os tipos de indicadores básicos usados em políticas públicas são somente os quantitativos pois se
expressam através de medidas, números, volumes.
c) O conceito de indicador social está associado à medida quantitativa que contém um significado
social substantivo, que pode ser utilizado para substituir, quantificar ou operacionalizar algum
conceito social que seja de interesse de uma pesquisa acadêmica ou que possa formular políticas.
d) No que se refere à efetividade, indicadores dimensionam mudanças na qualidade de vida e
comportamentos dos sujeitos e devem ser medidos no período de execução do projeto ou serviço.
e) Para o acompanhamento das políticas se faz importante a separação de indicadores por etapas.
Essa diferenciação pode ser organizada somente pelos indicadores de processo e de resultado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369006
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1151694
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369006
370) 
371) 
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
A etapa de monitoramento das políticas públicas abre a possibilidade de se corrigirem os rumos da
implementação, não só para que o desempenho das ações seja maximizado mas também para que estas
levem em conta se a relação entre meios-fins está adequada. Logo, o monitoramento de uma política
pública geralmente se apoia em métodos e técnicas de
a) análise de balanço.
b) avaliação 360 graus.
c) avaliação ex-post.
d) avaliação somativa.
e) avaliação formativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314669
VUNESP - APPGG (Pref SP)/PrefSP/2015
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
De acordo com a teoria do equilíbrio pontuado, as políticas públicas
a) mudam quando o equilíbrio é quebrado por alterações abruptas no monopólio das imagens e nas
instituições.
b) mudam abruptamente, por meio de alterações no monopólio das imagens e nas instituições.
c) sofrem mudanças incrementais e mudanças de grande escala, dependendo da emergência de
mudanças nas imagens e nas instituições.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314669
372) 
373) 
d) mudam incrementalmente, por meio de alterações nas imagens e nas instituições.
e) mudam quando o equilíbrio é alterado por mudanças incrementais nas imagens e nas instituições.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314688
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
Os indicadores do Programa de Metas da cidade de São Paulo são:
a) de resultado esperado e de resultado alcançado.
b) de resultado, de processo e de eficiência.
c) de resultado, de acompanhamento e de eficiência.
d) de resultado esperado e de acompanhamento.
e) de resultado alcançado e de processo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/151245
FCC - APO (SEAD PI)/SEAD PI/2013
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
O monitoramento de Políticas Públicas é melhor realizado de forma
a) pontual.
b) transversal.
c) contínua.
d) esporádica.
e) eventual.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314688
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/151245
374) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/122149
ESAF - EPPGG (MPOG)/MPO/Gestão e Políticas Públicas/2013
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
A principal matéria-prima de um sistema de monitoramento de programas sociais são os dados
operacionais dos programas, que vão permitir o estabelecimento de indicadores. As afirmativas abaixo
acerca de indicadores estão corretas, exceto:
a) um indicador consiste em um valor usado para medir e acompanhar a evolução de algum
fenômeno ou os resultados de processos sociais.
b) os dados precisam ser produzidos no próprio órgão público que gerencia o programa
(internamente), em seus vários departamentos e secretarias, mas não podem ser produzidos
externamente, por entidades privadas ou associações da sociedade civil, pois estas (instituições
privadas) poderiam distorcer os resultados.
c) o aumento ou diminuição dos valores encontrados nos indicadores permite verificar as mudanças
ocorridas nos programas sociais.
d) os indicadores de monitoramento podem ser agrupados nas seguintes classes: “estrutura” –
valores relativos à execução físico-financeira, à infraestrutura, etc.; “processos” – valores relativos às
etapas/relações que fazem parte da implementação do programa; “resultados” – valores relativos ao
alcance de metas do programa.
e) indicadores podem ser produzidos com base em resultados de pesquisas de avaliação. Contudo,
isso só tem um sentido efetivo se a pesquisa for repetida, para comparar os indicadores no tempo,
se tiverem comparabilidade com outros indicadores, produzidos a partir de outras bases de dados; ou
ainda, se puderem ser interpretados à luz de algum objetivo que se queira alcançar. Indicadores de
avaliação também expressam certas condições relativas a “estrutura”, a “processos” e a “resultados”,
esta última categoria englobando os indicadores de “impactos” e “efeitos”, de acordo com as
dimensões do estudo a partir do qual são produzidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/122149
375) 
376) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/104857
FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Tecnologia da Informação/2012
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe
a) o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.
b) uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos
recursos humanos.
c) o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos
programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.
d) avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a
perguntas específicas.
e) a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados,
que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/64393
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Auditoria e Fiscalização/Geral/2012
Ciências Políticas - Monitoramento das Políticas Públicas
Nas duas colunas abaixo, encontra-se a descrição sumária das 8 Metas do Milênio e uma lista de 8
Indicadores de Políticas Públicas utilizados para monitorar essas metas.
Considerando apenas essa lista de indicadores e considerando que apenas um indicador pode ser
utilizado para monitorar cada uma das metas, indique qual das opções abaixo proporcionaria a melhor
combinação entre metas e indicadores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/104857
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64393
 METAS DO MILÊNIO INDICADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS
1 Erradicar a pobreza extrema e afome A
Evolução anual da proporção de crianças entre 12-23 meses
que recebeu pelo menos uma dose da vacina de catapora.
2 Atingir o ensino básico universal B
Evolução da proporção do valor total dos pagamentos da conta
de serviços da dívida externa em relação ao valor total de
exportações.
3 Promover a igualdade entre ossexos e a autonomia das mulheres C
Evolução da proporção da população em regiões urbanas com
acesso aos serviços de saneamento básico.
4 Reduzir a mortalidade infantil D Evolução da proporção da população empregada vivendo commenos de US$ 1,25 por dia.
5 Melhorar a saúde materna E Fluxo anual corrigido (líquido) de matrículas no EnsinoFundamental.
6 Combater o HIV/AIDS, a malária eoutras doenças F
Evolução do percentual de partos assistidos por profissional de
saúde habilitado.
7 Garantir a sustentabilidadeambiental G
Evolução do percentual de pessoas entre 15-24 anos que usam
preservativos em relacionamentos sexuais extraconjugais.
8 Estabelecer uma parceria mundialpara o desenvolvimento H
Evolução da participação das mulheres no total do número de
novos empregados no setor industrial e de serviços.
a) 1D, 2E, 3C, 4A, 5B, 6F, 7G, 8H
b) 1C, 2A, 3G, 4F, 5D, 6H, 7B, 8E
c) 1H, 2D, 3G, 4F, 5C, 6A, 7E, 8B
d) 1D, 2E, 3H, 4A, 5F, 6G, 7C, 8B
e) 1C, 2E, 3F, 4G, 5D, 6H, 7B, 8A
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292549
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Engenharia Civil/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292549
377) 
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Pesquisas internacionais indicam que o fim da impunidade é uma medida necessária para acabar
com o círculo vicioso de corrupção nas esferas privada e pública. Recentemente, promotores do
Ministério Público Federal elaboraram as “10 Medidas Contra a Corrupção”, uma proposta para endurecer
o sistema punitivo de crimes contra a Administração Pública, a criminalização do caixa 2 nas campanhas
eleitorais, a punição contra juízes e promotores que cometerem ilícitos, entre outras medidas.
Sobre os fatores que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade das
políticas públicas, analise os itens a seguir.
I. A independência funcional perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário permite que o
Ministério Público possa servir como guardião do correto funcionamento da Administração Pública e
da Justiça.
II. A mídia exerce papel de controle sobre a esfera política e a atuação da Administração Pública,
realizando jornalismo investigativo, denunciando corrupção e apontando as melhores práticas.
III. Implícita na visão weberiana está a interpretação de que o trabalho do burocrata deve ter suma
discricionariedade, de forma a evitar corrupção, favoritismos ou desvirtuamentos dos interesses
coletivos.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
378) 
d)III, apenas.
e) I, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2292448
FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Administração/2023
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Os conselhos de gestão são espaços de interação direta entre Estado e sociedade.
 
Sobre os conselhos de gestão, analise a afirmativas a seguir.
 
I. São espaços públicos estatais que possibilitam a representação de interesses coletivos na
definição da agenda pública.
 
II. Distinguem-se de outras manifestações da sociedade civil, por ser sua estrutura legalmente
definida e institucionalizada e por buscar a ação conjunta com o aparato estatal.
 
III. O estatuto jurídico dos conselhos permite uma completa autonomia desse subsistema em
relação à economia e à política.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2292448
379) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1118928
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administrativa/2020
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
As atuais tendências para alterar a forma de atuação da gestão governamental em relação à
governança das políticas públicas incluem
I a condução dos assuntos de governo por atores do mercado e da sociedade civil organizada em
conjunto com a burocracia estatal.
II a microgestão integrada entre os diversos atores formadores de políticas públicas por meio de
inteligência artificial, com centralização do processo decisório modelado em uma estrutura inovadora
de interação entre Estado e partes interessadas (stakeholders).
III a crescente tendência de estruturação de arranjos entre múltiplos órgãos estatais, o que
envolve, muitas vezes, múltiplos níveis de governo para conduzir políticas públicas e prestação de
serviços de forma integrada.
IV os recentes avanços tecnológicos que deram origem à revolução digital e que, ao reduzirem
custos de transação e criarem inovadoras alternativas de interação, capacitaram a formação de
parcerias e a colaboração em tempo real entre diferentes organizações.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1118928
380) 
381) 
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/856745
CEBRASPE (CESPE) - ACI (COGE CE)/COGE CE/Fomento ao Controle Social/2019
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Assinale a opção que indica fator que favorece a incidência de corrupção.
a) participação cidadã na política
b) falta de transparência
c) graus elevados de liberdade de imprensa
d) processos coletivos de tomada de decisão
e) existência de órgãos de controle interno e externo
www.tecconcursos.com.br/questoes/623049
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
“O Tribunal de Contas da União, visando um alinhamento conceitual, definiu _____________ como
‘os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar
a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse
da sociedade’.” 
(TCU, 2014.) 
 
Baseado nos conhecimentos sobre modernização do Estado, assinale a alternativa que completa
corretamente a afirmativa anterior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/856745
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623049
382) 
a) ouvidoria 
b) neoliberalismo 
c) governança pública 
d) parceria público-privada 
www.tecconcursos.com.br/questoes/623050
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Ciências Sociais e Políticas/2018
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
A ideia de transparência e de que os membros das organizações e da administração pública são os
responsáveis por prestar contas de sua atuação e devem assumir, integralmente, as consequências de
seus atos e omissões denomina-se
a) eficiência. 
b) accountability. 
c) gestão de riscos. 
d) estratégia organizacional. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1673753
UFMT - Ass (UFMT)/UFMT/Administração/2016
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623050
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1673753
383) INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir e responda à questão.
 
CGU lançará guia para evitar corrupção em estatais e órgãos
 
Um guia para evitar práticas de corrupção em empresas estatais e órgãos da administração direta será
lançado ainda em dezembro pela Controladoria Geral da União (CGU).
 
A informação foi divulgada pelo ministro-chefe do órgão, Valdir Simão, em um evento sobre a adaptação
das empresas à Lei Anticorrupção, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
 
Segundo ele, o documento vai trazer diretrizes para que licitações e concorrências no setor sejam
realizadas de forma transparente, por exemplo. “Queremos um ambiente corporativo íntegro em que as
regras de competição sejam baseadas na qualidade e nos preços e não nas relações pessoais. Queremos
organizações públicas que sejam impermeáveis à corrupção”, frisou.
 
Entre as medidas, estão a orientação para a criação de ouvidorias internas, códigos de ética e
procedimentos disciplinares para punir condutas irregulares, além de remediação de danos e colaboração
em eventuais investigações externas.
 
As medidas já constam do guia Programa de Integridade: diretrizes para empresas privadas, que
participam do Pró-Ética.
 
Para estimular as empresas públicas a aderirem, o ministro-chefe da CGU antecipou que os programas
serão requisitados nos roteiros de auditoria do órgão. “Sabemos que temos de trabalhar todos os lados
dessa relação, o setor público e o privado”, acrescentou.
 
Valdir Simão disse ainda que promover medidas anticorrupção nas empresas passa pela “adoção de
doutrina por parte da alta administração” e treinamento contínuo dos funcionários.
384) 
 
(Revista Exame, disponível em: http://exame.abril.com.br/. Acesso em 02/12/2015.)
 
O Guia, a que o texto se refere, é destinado a evitar práticas de corrupção em que tipo de
organizações?
a) Adaptativas e coercivas.
b) Manutenção e desenvolvimento.
c) Comerciais e financeiras.
d) Políticas e administrativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/369011
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Um cidadão, ao solicitar a informação de uma autarquia municipal sobre o número de funcionários
públicos que a organização emprega, está apoiado no conceito de ___________ na gestão de políticas
públicas no país.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) consulta pública
b) controle interno
c) transparência passiva
d) orçamento participativo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369011
385) 
e) audiência pública
www.tecconcursos.com.br/questoes/369008
VUNESP - Ass (AMLURB)/AMLURB SP/Gestão de Políticas Públicas/2016
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
No município de São Paulo, a lei do Plano de Metas determina, desde 2009, que todo prefeito,
eleito ou reeleito, apresentará o Programa de Metas de sua gestão, até noventa dias após sua posse, que
conterá as prioridades: as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos
setores da Administração Pública Municipal, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha
eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor
Estratégico. Pelo exposto, trata-se de um instrumento de planejamento governamental que facilita
___________ das políticas públicas municipais.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) o controle social
b)a governança corporativa
c) os arranjos produtivos
d) a classificação econômica
e) o desenvolvimento sustentável
www.tecconcursos.com.br/questoes/301620
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/369008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/301620
386) 
387) 
SMA-RJ (antiga FJG) - Cons Leg (CM RJ)/CM RJ/Finanças, Orçamento e Fiscalização
Financeira/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Governança em políticas públicas é entendida como um modo de governo, distinto do modelo de
controle hierárquico, característico do Estado intervencionista, incorporando novos elementos como a
noção de estado mínimo, de sistemas sociocibernéticos e de auto-organização em redes. Existe um
arranjo de governança que postula que as redes não respondem ao Estado, pois são auto-organizadas,
muito embora o Estado possa dirigi-las de maneira indireta e imperfeita. Essa argumentação refere-se à
seguinte característica do arranjo:
a) interações sob a lógica dos jogos
b) interdependência entre organizações
c) grau de autonomia frente ao Estado
d) contínuas interações entre membros de rede
www.tecconcursos.com.br/questoes/313979
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
A análise de redes de políticas públicas, do ponto de vista do neoinstitucionalismo sociológico, para
o qual a variável cultural não é exógena ao sistema político, deve
a) considerar contextos relacionais e esquemas cognitivos e morais para processos de implementação
de governança interativa.
b) compreender particularidades do processo político local em sua dinâmica específica, considerando
a presença de representantes de interesses econômicos, a grande pluralidade de interesses e a força
invariável das elites econômicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313979
388) 
c) ser qualitativa, visando a negociação concreta em situações de conflito de interesses e o acordo
voluntário de cooperação.
d) apreender práticas culturais, papéis e relações entre posições dentro de estruturas políticas locais.
e) considerar modelos morais e cognitivos que levam os indivíduos a estabelecer redes de confiança e
cooperação para atingir objetivos úteis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1205164
IMPARH - PTNM (IPLANFOR)/IPLANFOR/Assessor de Relações Institucionais e Mobilização
Social/2015
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Os inputs são recebidos pelo sistema na forma de demandas e apoios. Sobre eles, pode-se afirmar
que:
 
I. reivindicações de bens e serviços, de participação nas Políticas Públicas e no sistema político, de
controle da corrupção, de preservação ambiental, de informação política, de estabelecimento de
normas para o comportamento dos agentes públicos e privados são exemplos de demandas.
 
II. a sonegação de impostos, a abstenção eleitoral ou as manifestações populares contra
governantes são exemplos de apoios negativos.
 
III. as demandas emergem quando indivíduos ou grupos, em resposta às condições ambientais,
agem para afetar o conteúdo da política pública.
 
IV. os apoios sempre estão diretamente vinculados a cada demanda ou política específica. Estão
sempre direcionados para o sistema político ou para a classe governante, mas desvinculados das
políticas governamentais.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1205164
389) 
a) Todos os itens são verdadeiros.
b) Todos os itens são falsos.
c) Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
d) Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/281283
FGV - AJ (TJ GO)/TJ GO/Apoio Judiciário e Administrativo/2014
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
No cotidiano de instituições e organizações, como as escolas, há sempre modos informais de
accountability, mas são os sistemas formais que têm vindo a ganhar importância. Um sistema formal de
accountability consiste em mensurar e codificar padrões de resultados e prever determinadas
consequências quando se atingem ou não esses resultados. Por isso, a informação é crescentemente
quantitativa e os métodos de mensuração são estandardizados. Esta maior formalização tem relações
evidentes com a disseminação de uma nova gestão pública na qual a definição prévia de objetivos e a
sua mensuração e quantificação são aspectos centrais (Afonso, 2009, p. 18). Entretanto, se pensarmos
nas políticas públicas para a educação brasileira, existirão sérias dificuldades para a construção de um
sistema completo e justo de accountability em seu bojo se:
a) a prestação de contas incluir todos os elementos que impactam o cotidiano escolar;
b) a avaliação incluir dados provenientes de testes adaptados para cada contexto;
c) os indicadores de desempenho forem construídos de maneira participativa;
d) a responsabilização estiver ligada a uma avaliação cuidadosa e participativa;
e) a qualidade incluir resultados quantificáveis sem englobar as demais variáveis que nela influem.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/281283
390) 
391) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/64350
ESAF - AFFC (CGU)/CGU/Correição e Combate à Corrupção/2012
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:
a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do
controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.
b) a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia
da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos
estaduais e municipais.
c) os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a
medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.
d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento,
quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.
e) passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se
mostrado ineficaz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos
governos subnacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/450715
FMP - APE (TCE-RS)/TCE RS/Ciências Econômicas/2011
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
A questão do controle da sociedade sobre as políticas públicas ganhou contornos diferentes no
Brasil, com a Constituição de 1988. Embora o formato “conselho” não seja novo, nem no Brasil, nem em
países estrangeiros, foi após a Constituição de 1988 que os conselhos se tornaram parte do arranjo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/64350
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450715
institucional de importantes políticas públicas brasileiras. Sobre os principais tipos de conselhos gestores
de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Entre os Conselhos de Programas estão presentes os Conselhos de Desenvolvimento Rural, de
Alimentação Escolar, de Habitação, de Emprego, de Distribuição de Alimentos.
b) Conselhos de Programas estão vinculados a programas governamentais concretos e em geral
associados a ações emergenciais bem delimitadas quanto ao seu escopo e à sua clientela, que
articulam ou acumulam, em geral, funções executivas no âmbito do respectivo programa. Trabalham
mais com a noção de clientelas específicas, supostamente beneficiárias dos programas. Dizem
respeito não à extensão de direitos ou de garantias sociais, mas a metas incrementais em geral
vinculadas ao provimento concreto de acesso a bens e serviços elementares ou a metas de natureza
econômica.
c) Conselhos de Políticas estão ligados às políticas públicas mais estruturadas ou concretizadas em
sistemas nacionais. São em geral previstosem legislação nacional, tendo ou não caráter obrigatório, e
são considerados parte integrante do sistema nacional, com atribuições legalmente estabelecidas no
plano da formulação e implementação das políticas na respectiva esfera governamental, compondo as
práticas de planejamento e de fiscalização das ações. São também conhecidos como fóruns públicos
de captação de demandas e de negociação de interesses específicos dos diferentes grupos sociais e
como uma forma de ampliar a participação dos segmentos com menos acesso ao aparelho de Estado.
d) Entre os Conselhos Temáticos estão situados os Conselhos de Saúde, de Assistência Social, de
Educação, de Direitos da Criança e do Adolescente.
e) Conselhos Temáticos não possuem vinculação imediata a um sistema ou legislação nacional,
existem na esfera municipal por iniciativa local ou mesmo por estímulo estadual. Em geral, estão
associados a grandes movimentos de ideias ou temas gerais que, naquele município, por força de
alguma peculiaridade de perfil político ou social, acolhem ou enfatizam o referido tema em sua
agenda.
392) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/450716
FMP - APE (TCE-RS)/TCE RS/Ciências Econômicas/2011
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Apesar do potencial democrático e de meio de transformação social que acompanha o conjunto
dos defensores dos Conselhos Gestores de Políticas Públicas, os mesmos carregam inúmeras dificuldades
e contradições que inviabilizaram, supostamente até o presente, a consumação de seus objetivos
estratégicos. Sobre essas dificuldades e contradições, avalie as afirmativas:
 
I. Inexistência de uma efetiva igualdade de condições entre os participantes no Conselho.
 
II. Não há garantia de que as decisões do Conselho tenham uma implementação efetiva.
 
III. Inexistência de instrumentos jurídicos que obriguem o Poder Executivo a acatar as decisões dos
conselhos.
 
As afirmações I, II e III são:
a) falsa, verdadeira, falsa.
b) verdadeira, verdadeira, verdadeira.
c) falsa, verdadeira, verdadeira.
d) verdadeira, falsa, verdadeira.
e) verdadeira, verdadeira, falsa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450716
393) 
394) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1057208
FSADU (UFMA) - Ana Tec (AGEHAB)/AGEHAB/Cientista Político/2010
Ciências Políticas - Controle das Políticas Públicas. Transparência e Accountability
Assinale a opção que apresenta apenas as palavras-chaves que sintetizam o controle social.
a) Construção de programas e projetos, participação popular, planejamento de ações.
b) Participação popular, espaço institucional, centralização e partido político.
c) Implementação de programas e projetos, diagnósticos e organização social.
d) Descentralização, participação popular, organização social e revalorização da ação política.
e) Participação popular, poder central, descentralização e revalorização da ação política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2532478
VUNESP - PAU (UNICAMP)/UNICAMP/Profissional de Pesquisa/Ciências Sociais e
Humanas/2023
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Do ponto de vista do federalismo fiscal associado a políticas de transferência direta de renda e
eventuais distorções migratórias, é correto afirmar que
a) é esperado que a transferência direta de renda seja oferecida por governos municipais para evitar
processos imigratórios ao local em que se ofereça este benefício e para induzir o aumento do bem-
estar geral da localidade.
b) é desejável que a oferta de transferência direta de renda ocorra por governos locais, mais
próximos à população e capazes de aferir com precisão as necessidades e para fins de induzir
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1057208
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2532478
395) 
processos emigratórios de população de baixa renda das localidades onde há programa de
transferência direta de renda.
c) é desejável que a oferta de transferência direta de renda seja realizada por nível de governo mais
central, quando se pretende evitar a ocorrência de processos migratórios em que a população de
baixa renda se moveria a localidades que ofereçam transferência de renda.
d) independentemente de qual nível de governo proveja transferência direta de renda, não há
afetação potencial de processos migratórios, ou seja, a escolha do nível de governo não implica em
potencial efeito migratório de populações de baixa renda, uma vez que nenhum indivíduo migra em
função do aumento de renda.
e) é desejável a oferta de políticas de transferência de renda pelo nível de governo local, sem efeito
qualquer potencial em processos imigratórios ou emigratórios de população de baixa renda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416196
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Novas abordagens sobre políticas públicas procuram ir além da demonstração dos efeitos do
federalismo sobre elas, buscando destacar a existência de uma relação de reciprocidade, observada,
principalmente, em momentos em que são introduzidas políticas de welfare state (FRANZESE; ABRÚCIO,
2014).
 
Nesse caso, tem se que:
 
I. No federalismo democrático competitivo, em que a União tenha poucas prerrogativas e poucas são
as áreas de decisão compartilhada, a estratégia dos entes subnacionais de realizar menos
investimentos em política de bem-estar para que não atraia beneficiários de outras unidades, pode
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416196
ser respondida pelo ente central por meio de transferências vinculadas, o que ocasiona maior
interdependência entre as unidades federativas.
 
II. No momento da retração dos gastos sociais e redução do tamanho do Estado, o federalismo
funciona como uma barreira favorecendo a manutenção do status quo, devido ao número de
possíveis veto players à redução dos gastos federais. As unidades federativas mais socialmente
vulneráveis são as primeiras a reagir contra a retirada dos recursos do governo central.
 
III. Em condições de austeridade, em situações em que os cortes não necessitam de decisão
compartilhada, as reduções são feitas nos recursos dos entes subnacionais e, nesse caso, o ente
central, transferindo as responsabilidades para as outras unidades federativas que precisam arcar
com os custos da política.
 
IV. Em casos em que vigorava uma estrutura federativa centralizada, antes do welfare states, a
implementação de políticas de bem-estar social ocorreu lentamente e, nesse caso, o federalismo
exerceu, de fato, o papel de retardar, e até impedir a formação dessas políticas.
 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416195
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416195
396) 
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
No debate sobre os processos de descentralização que sustentam o federalismo, os argumentos
buscam demonstrar que a descentralização das decisões sobre a oferta de bens públicos para os entes
subnacionais promoveria maior eficiência alocativa, vis a vis a centralização das decisões.
 
Nessa perspectiva, entende-se que,
a) a oferta de bens localmente customizados e seus baixos custos informacionais, que garantem
maior eficiência alocativa, derivam do fato de que as preferências locais são mais homogêneas, o que
permite o desenvolvimento de políticas redistributivas ou equalizadoras.
b) quando as decisões de uma ou mais localidades produzem externalidades negativas sobre outras
cujas escolhas locais ficaram comprometidas ou prejudicadas, essa situação poderia ser resolvida pela
flexibilização e capacidade de absorver as vantagens competitivas que o local traz na oferta de bens
públicos.
c) quanto maior a oferta de bens públicos localmente definidospela descentralização das decisões,
maiores ganhos de escala e maior eficiência ao baixar o custo unitário dos bens e serviços, os preços
dos fatores de produção sendo mais favoráveis, dado o baixo custo que a logística do local propicia.
d) quanto mais heterogênea a distribuição das preferências por bens públicos em dado território,
maiores vantagens traria a descentralização das decisões sobre a oferta desses bens, uma vez que o
atendimento poderia ser mais flexível do que sob a provisão centralizada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2416193
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Consultor Legislativo/Área I - Desenvolvimento
Econômico e Regional/2023
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2416193
397) O federalismo moderno tem sua origem histórica nos Estados Unidos do século XVIII, sendo visto
como engenharia institucional para acomodar conflitos sociais e políticos de base territorial e para
constituição do Estado Nacional (SOARES; MA-CHADO, 2018). Essa experiência se expandiu pelo mundo,
ganhando variados contornos e especificidades, mas preservando algumas características básicas.
 
Analise as afirmativas sobre os elementos, dentre outros, que caracterizam o federalismo:
 
I. Divisão do poder realizada verticalmente, de modo que diferentes níveis de governo tenham
autoridade sobre a mesma população e território, sendo a eles atribuídas distintas jurisdições
governamentais de forma que sejam independentes entre si.
 
II. A pactuação entre as forças centrípetas que impulsionam a defesa da autonomia política e
decisória para as comunidades territoriais, e as forças centrifugas impulsionadoras do fortalecimento
do poder central em suas competências de caráter nacional.
 
III. A descentralização legislativa ou jurisdicional que significa a capacidade dos entes nacionais de
criar legislação própria, de forma que possam atuar livres de quaisquer constrangimentos legais do
poder central.
 
IV. Um processo de distribuição de poder que preserva um espaço jurisdicional exclusivo do nível
central, que lhe permita atuar independente da autorização prévia das unidades territoriais
autônomas.
 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II, III e IV.
398) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1980941
COPS UFLA - Ass (UFLA)/UFLA/Administração/2019
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
De acordo com Maximiano e Nohara (2017, p.137), “o federalismo se contrapõe ao Estado Unitário.
Enquanto no Estado Federal há unidades federadas autônomas, no Unitário, as divisões internas não
possuem autonomia em relação ao ente central”. Acerca dessa temática, as alternativas estão corretas,
EXCETO:
a) A Constituição de 1988 adota um sistema de repartição de competências, conciliando
competências privativas (repartidas horizontalmente) e competências concorrentes (repartidas
verticalmente).
b) Enquanto o federalismo norte-americano surgiu por agregação de 13 colônias, o federalismo
brasileiro surgiu por segregação em um processo político desenvolvido a partir do governo central.
c) Embora no federalismo brasileiro haja repartição simétrica em matéria tributária, o que permite à
União, aos estados e aos municípios a disponibilidade orçamentária para a realização de suas políticas
públicas, a administração desses recursos ainda não é eficiente.
d) O cumprimento das competências dos entes federativos – União, estados, municípios e Distrito
Federal – depende de capacitação dos servidores, que, além de habilidades técnicas, devem
desenvolver o discernimento para afastar formalismos inócuos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/314560
VUNESP - APPGG (Pref SP)/Pref SP/2015
Administração Geral e Pública - Decreto nº 10.160/2019 - Governo Aberto
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1980941
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/314560
399) 
400) 
Governo aberto é entendido como conjunto de ações articuladas de transparência, participação,
inovação e integridade nas políticas públicas e
a) tornou-se obrigatório a partir da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
b) o princípio da integridade diz respeito à ética no uso e na gestão dos dados governamentais.
c) incentiva investimento em tecnologia para promover participação, consulta a informações e acesso
a serviços.
d) prega que as decisões públicas devem ser realizadas via canais virtuais.
e) suas ações dizem respeito à disponibilização de informações e não à prestação de serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/313982
VUNESP - AMCI (SP)/Pref SP/Geral/2015
Ciências Políticas - Conceitos Gerais de Federalismo e Descentralização das PP's
Nos países recém-redemocratizados, que apresentam processos institucionais incompletos, as
dinâmicas dos processos políticos que incidem sobre políticas públicas são comprometidas
a) pela gestão compartilhada e interinstitucional.
b) pelo caráter representativo do sistema político.
c) pelo papel desprivilegiado do chefe do executivo no processo decisório.
d) pela fluidez institucional e pela ausência de padrões de comportamento dos distintos atores
envolvidos.
e) pela intermediação de interesses por instituições informais, como o clientelismo, o fisiologismo e a
corrupção.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/313982
Gabarito
201) C 202) C 203) B 204) A 205) A 206) A 207) C
208) D 209) A 210) B 211) A 212) C 213) A 214) A
215) A 216) C 217) C 218) E 219) A 220) A 221) A
222) E 223) C 224) B 225) D 226) E 227) B 228) C
229) D 230) D 231) B 232) B 233) C 234) B 235) D
236) D 237) C 238) A 239) B 240) E 241) D 242) E
243) A 244) B 245) A 246) C 247) A 248) C 249) E
250) E 251) E 252) D 253) E 254) D 255) D 256) C
257) A 258) C 259) C 260) D 261) B 262) C 263) A
264) D 265) D 266) B 267) A 268) B 269) B 270) B
271) C 272) A 273) A 274) C 275) D 276) E 277) E
278) D 279) A 280) D 281) E 282) A 283) A 284) D
285) A 286) E 287) B 288) D 289) A 290) D 291) C
292) C 293) C 294) E 295) A 296) D 297) B 298) C
299) D 300) C 301) C 302) B 303) E 304) B 305) D
306) E 307) E 308) B 309) D 310) E 311) A 312) A
313) A 314) C 315) C 316) C 317) E 318) A 319) D
320) A 321) E 322) B 323) C 324) B 325) E 326) C
327) C 328) D 329) A 330) E 331) A 332) E 333) A
334) D 335) D 336) B 337) E 338) A 339) D 340) D
341) D 342) E 343) C 344) B 345) C 346) D 347) E
348) C 349) C 350) E 351) C 352) C 353) C 354) D
355) B 356) C 357) D 358) A 359) D 360) B 361) A
362) E 363) C 364) A 365) D 366) D 367) C 368) E
369) C 370) E 371) C 372) D 373) C 374) B 375) E
376) D 377) B 378) B 379) D 380) B 381) C 382) B
383) D 384) C 385) A 386) C 387) A 388) D 389) E
390) C 391) D 392) B 393) D 394) C 395) C 396) D
397) A 398) C 399) C 400) E

Mais conteúdos dessa disciplina