Buscar

Assinale a alternativa incorreta. A) Para Freud, nas psicoses o mundo exterior não é percebido ou a percepção dele não produz qualquer efeito. B) ...

Assinale a alternativa incorreta.

A) Para Freud, nas psicoses o mundo exterior não é percebido ou a percepção dele não produz qualquer efeito.
B) Para Freud, a etiologia comum para as neuroses e psicoses é a frustração dos desejos. Aponta que o efeito patogênico irá depender de considerações econômicas, ou seja, da magnitude das forças que estão lutando entre si.
C) Na neurose o fragmento de realidade é ignorado e a tentativa de substituição da realidade desagradável por outra que esteja mais de acordo com os desejos do indivíduo é possibilitada pela existência de um mundo de fantasia.
D) Na neurose a realidade é recusada – e o novo e imaginário mundo externo da psicose tenta colocar-se no lugar da realidade externa.
E) Os estudos das psicoses e do fetichismo, afecções que põem em causa principalmente às relações do Ego com a realidade, levarão Freud a aprofundar os conceitos de clivagem do Ego e do mecanismo de recusa.

Essa pergunta também está no material:

MODULO 7 - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA - RESPOSTAS
9 pág.

Psicopatologia Geral Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B. Para Freud, a etiologia das neuroses e psicoses não é a frustração dos desejos, mas sim a repressão dos mesmos. A repressão é um mecanismo de defesa que consiste em manter no inconsciente conteúdos que são considerados inaceitáveis pelo indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais