Buscar

A respeito da invalidação, anulação e revogação de atos administrativos, assinale a opção correta. a) Atos administrativos, por serem discricionár...

A respeito da invalidação, anulação e revogação de atos administrativos, assinale a opção correta.

a) Atos administrativos, por serem discricionários, somente podem ser anulados pela própria administração pública.
b) A administração, em razão de conveniência, poderá revogar ato administrativo próprio não eivado de qualquer ilegalidade, o que produzirá efeitos ex nunc.
c) O ato administrativo viciado pela falta de manifestação de vontade do administrado deverá ser anulado, não podendo essa ilegalidade ser sanada por posterior manifestação de vontade do interessado.
d) São anuláveis e passíveis de convalidação os atos que violem regras fundamentais atinentes à manifestação de vontade, ao motivo, à finalidade ou à forma, havidas como de obediência indispensável pela sua natureza, pelo interesse público que as inspira ou por menção expressa da lei.
e) A anulação de ato administrativo ocorre por questões de conveniência e produz efeitos retroativos à data em que o ato foi emitido.

Essa pergunta também está no material:

MPU - Direito Administrativo - 330 Questões Cespe - Mapeadas e Gabaritadas (2017) - Estúdio
152 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) São anuláveis e passíveis de convalidação os atos que violem regras fundamentais atinentes à manifestação de vontade, ao motivo, à finalidade ou à forma, havidas como de obediência indispensável pela sua natureza, pelo interesse público que as inspira ou por menção expressa da lei. Os atos administrativos podem ser invalidados, anulados ou revogados pela própria administração pública ou pelo Poder Judiciário. A invalidação ocorre quando o ato é ilegal desde sua origem, enquanto a anulação ocorre quando o ato é ilegal e já produziu efeitos. Já a revogação ocorre quando o ato é legal, mas não atende mais ao interesse público. A letra a) está incorreta, pois os atos administrativos discricionários também podem ser anulados pelo Poder Judiciário. A letra b) está incorreta, pois a revogação produz efeitos ex nunc, ou seja, a partir da data da revogação. A letra c) está incorreta, pois a falta de manifestação de vontade do administrado pode ser sanada por posterior manifestação de vontade. A letra e) está incorreta, pois a anulação de ato administrativo ocorre quando o ato é ilegal e produz efeitos retroativos à data da anulação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais