Buscar

Com relação à improbidade administrativa, julgue os próximos itens. 249. O dano ao erário, enriquecimento ilícito e a violação de princípio adminis...

Com relação à improbidade administrativa, julgue os próximos itens.
249. O dano ao erário, enriquecimento ilícito e a violação de princípio administrativo, se praticados por agente público, são considerados atos de improbidade administrativa.
250. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, de caráter exclusivamente doloso, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
251. Suspensão dos direitos políticos de três a seis anos e pagamento de multa civil no valor de até dez vezes a remuneração percebida pelo agente são sanções que podem ser aplicadas ao servidor no caso de ato de improbidade.
252. A utilização de veículo da administração pública para fins particulares pode ser considerada ação de enriquecimento ilícito.
253. O abuso de poder é considerado crime de administração pública e é julgado na esfera cível.

Essa pergunta também está no material:

Retrospectiva 2016 1 1000 questões principais bancas
475 pág.

Concursos Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

249. Correto. De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, o dano ao erário, o enriquecimento ilícito e a violação de princípios administrativos, se praticados por agente público, são considerados atos de improbidade administrativa. 250. Errado. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, independentemente de ser doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. 251. Correto. A Lei de Improbidade Administrativa prevê como sanções ao servidor público, no caso de ato de improbidade, a suspensão dos direitos políticos de três a seis anos e o pagamento de multa civil no valor de até dez vezes a remuneração percebida pelo agente. 252. Correto. A utilização de veículo da administração pública para fins particulares pode ser considerada ação de enriquecimento ilícito, pois o agente público estaria se beneficiando indevidamente de um bem público. 253. Errado. O abuso de poder é considerado crime de abuso de autoridade, previsto na Lei nº 13.869/2019, e é julgado na esfera penal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina