Buscar

O processo de independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história naci...

O processo de independência do Brasil concluiu-se durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período conturbado da história nacional em razão, dentre outros fatores, de contradições da vida política interna e da política exterior. A este respeito, julgue a alternativa correta.
A promoção da industrialização brasileira, rompendo com o modelo agrário-exportador, era o principal objetivo econômico do governo do Imperador Dom Pedro I.
A política externa de Dom Pedro I buscou, primordialmente, o reconhecimento internacional do novo Estado nacional.
Após a Independência, o Brasil sedimentou uma aliança formal com Portugal para manter o status de membro do Reino Unido.
A Constituição de 1824 consagrou democraticamente a vontade nacional, que se expressou por meio de representantes junto à Assembleia Constituinte.
X

Essa pergunta também está no material:

FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONOMICA DO BRASIL
19 pág.

Formação Social, Econômica e Política Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A política externa de Dom Pedro I buscou, primordialmente, o reconhecimento internacional do novo Estado nacional. Durante o Primeiro Reinado, a política externa de Dom Pedro I foi marcada pela busca do reconhecimento internacional do Brasil como um Estado independente. Para isso, o imperador enviou missões diplomáticas para diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra e França, buscando estabelecer relações comerciais e políticas com outras nações. A promoção da industrialização brasileira não era o principal objetivo econômico do governo de Dom Pedro I, e a Constituição de 1824 não consagrou democraticamente a vontade nacional, já que a participação política era restrita a uma elite de proprietários de terras e escravos. Além disso, após a Independência, o Brasil não manteve uma aliança formal com Portugal para manter o status de membro do Reino Unido.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais