Buscar

Considerando uma fonte de tensão ideal de 110 V ligada a um resistor de 10 ohms, quais são a corrente e a potência fornecidas pela fonte? Se essa f...

Considerando uma fonte de tensão ideal de 110 V ligada a um resistor de 10 ohms, quais são a corrente e a potência fornecidas pela fonte? Se essa fonte ideal for substituída por uma fonte real, cuja tensão em carga também é de 110 V, mas apresenta resistência interna de 50 ohms, qual é sua tensão de circuito aberto e quais serão a nova corrente e potência fornecidas? Para caso da fonte ideal, a corrente fornecida é de quanto?
A corrente elétrica é de 12 [A], a potência é de 1440 [W], a tensão de circuito aberto é de 800 [V]. A nova tensão de circuito aberto, considerando a resistência interna na fonte, é de 960 [V] e a potência é de 8260 [W].
A corrente elétrica é de 10 [A], a potência é de 1110 [W], a tensão de circuito aberto é de 600 [V]. A nova tensão de circuito aberto, considerando a resistência interna na fonte, é de 660 [V] e a potência é de 8260 [W].
A
B

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual
5 pág.

Circuitos Elétricos II Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para o caso da fonte ideal, a corrente elétrica fornecida é de 11 A e a potência é de 1210 W. Já para o caso da fonte real, a tensão de circuito aberto é de 660 V, a nova corrente elétrica fornecida é de 8,8 A e a nova potência é de 5808 W. Para calcular a corrente elétrica e a potência fornecidas pela fonte ideal, podemos utilizar a Lei de Ohm, que relaciona a tensão, a corrente e a resistência elétrica. Assim, temos: I = V/R I = 110/10 I = 11 A P = V*I P = 110*11 P = 1210 W Já para o caso da fonte real, precisamos levar em conta a resistência interna da fonte. Nesse caso, podemos utilizar a Lei de Ohm novamente para calcular a tensão de circuito aberto, que é a tensão fornecida pela fonte quando não há carga conectada a ela. Assim, temos: Vab = Vreal*(Rinterna/(Rinterna+Rcarga)) Vab = 110*(50/(50+10)) Vab = 66 V Com a tensão de circuito aberto, podemos calcular a nova corrente elétrica e a nova potência fornecidas pela fonte real, utilizando novamente a Lei de Ohm e a fórmula da potência elétrica. Assim, temos: I = Vab/Rcarga I = 66/10 I = 6,6 A P = Vab*I P = 66*6,6 P = 436,8 W Porém, como a fonte real apresenta uma resistência interna de 50 ohms, parte da tensão fornecida pela fonte é perdida nessa resistência interna, o que reduz a tensão disponível para a carga. Assim, a tensão de circuito aberto da fonte real é menor do que a tensão de circuito aberto da fonte ideal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais