Logo Passei Direto
Buscar

Oriente a criança a fazer o traçado da letra D. Observe se ela está realizando o movimento adequado.

User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para fazer o traçado da letra D, a criança deve começar desenhando uma linha vertical para baixo e, em seguida, fazer uma curva para a esquerda, voltando para cima e para a direita, finalizando com uma linha horizontal na parte inferior. É importante observar se a criança está realizando o movimento adequado para que ela possa aprender a escrever corretamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como são destacados os campos de experiência que marcam a intencionalidade pedagógica da proposta?

O que é a numeracia?

Conhecimento alfabético, letras em ordem alfabética, nas formas bastão, um por página, enfatizando suas representações visual e motoras. Associação de cada letra a sua realização fonológica dominante. Associação de cada letra a exemplos de substantivos concretos (objetos, animais, cenários etc.) cuja grafia se inicia pela letra em questão. Produção e identificação de palavras que começem com o som (fonema) da letra trabalhada, incluindo o próprio nome, os nomes de colegas e familiares e palavras simples. Interação entre as representações visual, espacial e sensoriomotora das letras, mobilizando os diversos sentidos para a identificação das letras e de seus sons (fonemas). Recitação do alfabeto e da pronúncia dos sons das letras. Consciência fonológica e fonêmica. Aliterações. Identificação do primeiro som (fonema) de palavras. Desenvolvimento de vocabulário. Aquisição de novo vocabulário receptivo e expressivo, com definições claras e distinção entre conceitos, exercitando a pronúncia adequada de cada palavra nova e de palavras mais difíceis e sua utilização contextualizada. Associação das palavras novas a campos semânticos e ao conhecimento prévio. Glossário de um mesmo campo semântico com o suporte de imagens. Aprendizagem multisensorial das letras e da grafia delas.

U
N
ID
A
D
E
1
U
N
ID
A
D
E
2
U
N
ID
A
D
E
3
U
N
ID
A
D
E
4
U
N
ID
A
D
E
5
U
N
ID
A
D
E
6

letra cursiva pode ser introduzida respeitando-se sempre as especificidades�

c) Uso adequado do lápis
d) Roda de conversa
e) Calendário
f) Cartaz de Chamada – Nome
g) Cartazes de números e quantidades
h) Cartaz do alfabeto
i) Quadro numérico

O quadro numérico deve ser suporte tanto para o traçado dos números quanto na apropriação da sequência. Pode ser utilizado com diversas finalidades, como: • Localizar números. • Perceber os números que vêm antes e depois de um algarismo específico. • Recitar a sequência numérica. • Identificar os numerais que estão entre dois algarismos (por exemplo, qual numeral está entre o 5 e o 7). • Pedir para copiar os numerais que começam com o algarismo 1 (crianças de 5 anos). • Pedir para copiar os numerais que terminam com 0 (crianças de 5 anos). • Propor também bingos usando o quadro numérico. • Brincar de trilha com o quadro. • Há atividades com quadro numérico no livro do aluno no volume de 5 anos.

Palavra pensada No livro para crianças de 5 anos foi apresentada a atividade “Palavra pensada”, que auxilia bastante no processo de estimulação da criança na fase silábico-alfabética, pois possibilita a reflexão acerca dos fonemas que compõem a escrita da palavra. Trata-se de uma atividade que consiste em fazer a criança pensar nas letras que compõem a palavra. Para isso, o(a) professor(a) deverá: 1. Falar a palavra que deverá ser escrita no quadro (associar a uma imagem). Por exemplo: A palavra pensada é: Giselle 2. Junto com os alunos, escrever a quantidade de sílabas e letras que a palavra possui. 3. Sortear a criança que iniciará o jogo. 4. As crianças deverão dizer quais letras são utilizadas para escrever a “palavra pensada”. 5. Se a criança disser uma letra que não há na palavra, desenha-se parte de um boneco (cabeça, corpo, um braço, o outro, uma perna, a outra). 6. Se um jogador completar as partes do boneco, perde o jogo. 7. Se a criança acertar a letra, o(a) professor(a) irá escrevê-la no local adequado na palavra. Essa atividade poderá ser realizada diariamente. É importante destacar a relevância da sistematização da palavra pensada, na qual sugerimos que o(a) professor(a) organize uma sequência didática de forma que se trabalhe todos os dias da semana com uma palavra pensada, respeitando um campo semântico como, por exemplo, animais (cavalo, vaca, camelo, macaco). Após a conclusão da escrita da palavra pensada, o(a) professor(a) poderá registrar num cartaz a palavra descoberta em frente à sua imagem. Assim, todas as palavras trabalhadas durante a semana serão registradas neste cartaz e servirão de apoio para que a criança consulte sílabas e perceba que determinadas letras ou sílabas são compartilhadas entre palavras diferentes.

Bingo personalizado A proposta do bingo personalizado (letras e números) é uma forma de avaliar os numerais/letras que a criança já conhece e de fazer uma intervenção nas letras e numerais que ela ainda não reconhece. Esse bingo poderá ser incluído nas atividades permanentes da turma. Para tanto, sugere-se que o(a) professor(a) prepare uma cartela com os numerais ou letras já trabalhados. Em seguida, realize uma avaliação individual da criança acerca dos numerais ou letras que ela já domina. Atenção! Tanto as letras quanto os numerais deverão estar fora da sequência alfabética e numérica. Isso é importante para verificar se a criança sabe o nome de cada número/letra ou se apenas memorizou a sequência. A avaliação deverá ser individual. Siga as orientações a seguir: 1. Para essa avaliação tenha em mãos dois lápis de cor: azul e vermelho. 2. Mostre os numerais (ou letras) para a criança (individualmente). 3. Os numerais (ou letras) que ela errar você deverá fazer em cima uma bolinha vermelha; os que ela acertar, bolinha azul na cartela. 4. Ao final da avaliação, peça para a criança completar o colorido do quadradinho, na cartela, de acordo com cada bolinha. 5. Atividades como esta estão presentes no livro do aluno, nos volumes de 4 e 5 anos. 6. Você encontrará orientação para essa atividade no videotutorial “Modelagem de Atividades, Jogos e Brincadeiras”.

Provas operatórias: são entendidas como instrumentos com ênfase em operações mentais. Seu foco está na representação, conceitos, capacidades ou estratégias em geral. Esse tipo de instrumento é utilizado na avaliação dos níveis de escrita, níveis de classificação, seriação, por exemplo (BATISTA et al., 2005). Nos processos avaliativos, alguns aspectos podem ser contemplados na avaliação da Educação Infantil, conforme sugestões abaixo.

1. Atividades preparadas com a função de avaliar habilidades (monitoramento do currículo)
2. Registros informais pelo(a) professor(a) (registros de avanços individuais)
3. Registros formais pela família
4. Monitoramento do desempenho

O que é o passaporte e como pode ser utilizado em uma atividade lúdica com as crianças?

Mais conteúdos dessa disciplina