Buscar

Por que dizemos que o impulso nervoso se propaga de forma saltatória? Indique as estruturas e eventos que determinam essa característica: O impulso...

Por que dizemos que o impulso nervoso se propaga de forma saltatória? Indique as estruturas e eventos que determinam essa característica:
O impulso nervoso propaga-se num só sentido, das dendrites para o corpo celular e deste para o axónio. A transmissão do impulso nervoso de um neurónio para outro ocorre através das sinapses. Esta transmissão pode ocorrer diretamente - por propagação do potencial de ação do neurônio pré-sináptico para o neurônio pós-sináptico -, no caso das sinapses elétricas, ou pela libertação de neurotransmissores - pelo neurônio pré-sináptico para a fenda sináptica -, no caso das sinapses químicas, que se ligam a receptores da membrana do neurónio pós-sináptico.

Essa pergunta também está no material:

Questionário Membrana Plasmática - Fisiologia
2 pág.

Fisiologia Humana I Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dizemos que o impulso nervoso se propaga de forma saltatória porque ele ocorre de maneira intermitente, ou seja, o impulso salta de um nódulo de Ranvier para outro ao longo do axônio, em vez de se propagar uniformemente ao longo de toda a extensão do axônio. Isso ocorre porque os nódulos de Ranvier são regiões desprovidas de mielina, onde os canais de sódio e potássio estão concentrados, permitindo que o impulso nervoso seja regenerado e propagado de forma mais rápida e eficiente. A mielina, por sua vez, atua como um isolante elétrico, impedindo que o impulso nervoso se dissipe ao longo do axônio. Essa característica da propagação saltatória do impulso nervoso é fundamental para a velocidade e eficiência da transmissão nervosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais