Buscar

Questionário Membrana Plasmática - Fisiologia

Prévia do material em texto

Respostas:
1) Quais são os fatores que contribuem para o potencial de repouso da membrana celular? Descreva esses processo: 
A existência do potencial de repouso deve-se principalmente a diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+) dentro e fora da célula. Essa diferença é mantida por meio de um mecanismo de bombeamento ativo de íons pelas membranas celulares, em que o sódio é forçado a sair da célula e o potássio a entrar.
2) Caracterize os eventos referentes ao potencial de ação:
a) Descolarização:
  É quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo).
b) Hiperpolarização:
Hiperpolarização é quando o potencial de membrana se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana.
c) Repolarização:
A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização. Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio.
3) Por que dizemos que o impulso nervoso se propaga de forma saltatória? Indique as estruturas e eventos que determinam essa característica:
O impulso nervoso propaga-se num só sentido, das dendrites para o corpo celular e deste para o axónio.
A transmissão do impulso nervoso de um neurónio para outro ocorre através das sinapses. Esta transmissão pode ocorrer diretamente - por propagação do potencial de ação do neurónio pré-sináptico para o neurónio pós-sináptico -, no caso das sinapses elétricas, ou pela libertação de neurotransmissores - pelo neurónio pré-sináptico para a fenda sináptica -, no caso das sinapses químicas, que se ligam a receptores da membrana do neurónio pós-sináptico.
4) O que induz a liberação da acetilcolina na fenda sináptica?
A entrada de íons cálcio, Ca2+, estimula a exocitose de vesículas pré-sinápticas que contém ACh, a qual é consequentemente liberada na fenda sináptica. Uma vez liberada, a ACh deve ser removida rapidamente para permitir que ocorra a repolarização; essa etapa, a hidrólise, é realizada pela enzima acetilcolinesterase.
5) Qual enzima e responsável pela quebra da acetilcolina?
Acetilcolinesterase.
6) Que estruturas compões a placa motora? Comente:
Axônio.
Prolongamento único de uma célula nervosa, por onde se transmite o influxo nervoso.
Fibra muscular.
Fibra muscular é uma das células estruturais de um músculo.
Miofibrila.
É uma unidade do tipo varão da base de um músculo. Miofibras são fibras presentes nas células musculares cuja função é realizar movimentos nas células, principalmente a contração muscular, que causa a contração muscular.
7) Quais são os tipos de sinapse e como elas ocorrem?
Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica.
Química: O potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores.
Elétricas:  Nesse tipo, as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; esses canais são chamados de junções comunicantes. O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos. Essa é a sinapse utilizada pelos músculos, inclusive o próprio coração utiliza-se da incrível velocidade proporcionada pelas junções, para fazer com que todas as fibras contraiam ao mesmo tempo de modo ritmado.
8) O que acontece quando a acetilcolina se liga ao seu receptor na membrana pós-sináptica? 
A ponta do axônio pré-sináptico, que se justapõe ao neurônio pós-sináptico, é aumentada e forma uma estrutura chamada de botão terminal . Um axônio pode fazer contato em qualquer lugar do segundo neurônio: nos dendritos (uma sinapse axo-dendrítica), no corpo celular (uma sinapse axo-somática) ou nos axônios (uma sinapse axo-axônica).
9) Explique o mecanismo da bomba Na/K:
A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo que ocorre em todas as células do corpo. O processo ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula. Para manter a diferença de concentração dos dois íons no meio interno e externo da célula, é preciso utilizar energia na forma de ATP. Assim, a bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo. A bomba de sódio e potássio está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular.
10) Explique a diferença entre difusão e osmose: 
A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro.

Continue navegando

Outros materiais