Buscar

Clarice deseja comprar um apartamento e busca opções de financiamento imobiliário. Ela se deparou com duas possibilidades: hipoteca e alienação fid...

Clarice deseja comprar um apartamento e busca opções de financiamento imobiliário. Ela se deparou com duas possibilidades: hipoteca e alienação fiduciária. Considerando a situação hipotética apresentada e as diferenças entre hipoteca e alienação fiduciária, analise as afirmativas a seguir.
I. Se ela optar pela hipoteca, o apartamento é incluído no contrato como garantia ao credor, e, se optar pela alienação fiduciária, o credor é o proprietário do apartamento até a quitação da dívida.
II. Se ela optar pela alienação fiduciária, após a dívida quitada, a propriedade do apartamento é transferida para o devedor, enquanto na hipoteca, a propriedade permanece com o credor.
III. Na hipoteca, o devedor transfere a propriedade do imóvel para o credor como garantia, enquanto na alienação fiduciária, o devedor mantém a posse direta do imóvel, mas o credor tem a propriedade fiduciária.
IV. Tanto na hipoteca quanto na alienação fiduciária, o devedor pode vender o imóvel sem restrições, mesmo com a dívida em aberto.
V. A hipoteca é mais comum em financiamentos de imóveis usados, enquanto a alienação fiduciária é mais utilizada em financiamentos de imóveis novos.
A. I e III apenas.
B. II e III apenas.
C. I, III e IV apenas.
D. I, III e V apenas.
E. I, II, III, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

analista_contabil
22 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, III e V apenas. Explicação: I. Se ela optar pela hipoteca, o apartamento é incluído no contrato como garantia ao credor, e, se optar pela alienação fiduciária, o credor é o proprietário do apartamento até a quitação da dívida. (Verdadeiro) III. Na hipoteca, o devedor transfere a propriedade do imóvel para o credor como garantia, enquanto na alienação fiduciária, o devedor mantém a posse direta do imóvel, mas o credor tem a propriedade fiduciária. (Verdadeiro) V. A hipoteca é mais comum em financiamentos de imóveis usados, enquanto a alienação fiduciária é mais utilizada em financiamentos de imóveis novos. (Verdadeiro) As afirmativas II e IV estão incorretas, pois na alienação fiduciária, após a dívida quitada, a propriedade do apartamento é transferida para o devedor e tanto na hipoteca quanto na alienação fiduciária, o devedor não pode vender o imóvel sem restrições, mesmo com a dívida em aberto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais