Buscar

Agora, as velhas classes dominantes não podiam simplesmente dominar pela coerção. A estratégia era obter consenso e hegemonia para o projeto de soc...

Agora, as velhas classes dominantes não podiam simplesmente dominar pela coerção. A estratégia era obter consenso e hegemonia para o projeto de sociedade – que Coutinho (2000) classifica como – “liberal-corporativo”.
As propostas econômicas do projeto neoliberal (ou "liberal-corporativo"), expressas com clareza no chamado “Consenso de Washington”, são bastante conhecidas: concentram-se numa apologia da privatização, que implica a atribuição ao mercado – e não à esfera pública – da tarefa de regulamentar os conflitos de interesse e de satisfazer as demandas sociais. (COUTINHO, 2000, p. 98).

Essa pergunta também está no material:

Niedja de Lima Silva PPGSS (1)
136 pág.

Pedagogia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta a ideia de que as velhas classes dominantes não podiam mais dominar pela coerção, e sim obter consenso e hegemonia para o projeto de sociedade, que Coutinho classifica como "liberal-corporativo". As propostas econômicas desse projeto, expressas no Consenso de Washington, defendem a privatização e a atribuição ao mercado, e não à esfera pública, da tarefa de regulamentar conflitos de interesse e satisfazer demandas sociais. (COUTINHO, 2000, p. 98).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina