Logo Passei Direto
Buscar
As formas usadas na composição da instalação denotam preocupações do artista quanto ao/

a) reprodução de formas abstratas para a criação de obras de paisagismo e urbanismo.
b) escolha de cores, ligada diretamente ao movimento concretista brasileiro.
c) percepção da natureza como espaço mais criativo que o urbano, lembrando a land art.
d) uso do espaço público, aproveitando-se da ambiguidade gerada pelo termo em inglês.
e) preferência pelo uso de materiais do cotidiano, que podem ser facilmente encontrados.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a letra E) preferência pelo uso de materiais do cotidiano, que podem ser facilmente encontrados. As instalações artísticas são caracterizadas pela utilização de materiais diversos, muitas vezes encontrados no cotidiano, que são transformados em obras de arte. Essa escolha de materiais pode ser vista como uma forma de aproximar a arte da vida cotidiana das pessoas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que é arte?; Como interpretar uma obra de arte; Definições importantes; Arte e sociedade (política, mercado e crítica); Função social da arte.

Busca criar ilusão de tridimensionalidade a partir de um jogo de luz e sombra é

a)
b)
c)
d)
e)

Sobre apropriação cultural e as técnicas mencionadas no texto, há

a) um equívoco teórico, pois, visualmente falando, não há dúvidas de que a técnica empregada na feitura do vestido seja algo que não “parpercut”.
b) uma imitação da obra do artista brasileiro J. Borges, que se tornou muito famoso no exterior devido ao Movimento Armorial nos anos 1970.
c) um erro de atribuição, já que as obras dos trajes são oriundas do acervo de J. Borges, mas a marca não realizou a atribuição correta das referências.
d) uma dubiedade, pois não fica claro se houve apropriação de um elemento artístico brasileiro ou se a técnica do “parpercut” produziu um efeito semelhante.
e) uma coincidência, já que a família afirma que não conhece a

A função social da exposição é, através da obra de arte,

a) ressignificar imagens famosas de pessoas cujas histórias foram menos relevantes.
b) divulgar uma obra de autores contemporâneos, como parte do lançamento.
c) fazer o público conhecer a verdadeira história de personalidades populares.
d) mostrar a relevância da arte contemporânea na construção da história.
e) resgatar uma memória de pessoas que não tiveram suas histórias registradas.

Leia o texto a seguir. O desenho rompe com todas as hierarquias, situa-se além de qualquer cronologia, revela seu próprio tempo e o tempo do artista. Além de “armar o braço” é, ao mesmo tempo, o mais confessional dos meios plásticos, diário íntimo, eletrocardiograma, rebeldia travada no meio da noite, solitariamente. Uma qualidade a mais, dizia, porque o desenho parece escapar à polêmica estéril entre vanguarda e retaguarda, entre o velho e o novo, navega imperturbável entre ismos e épocas. E permite todas as virtualidades e virtuosidades, porque um desenho você larga aqui e recomeça ali, hoje, amanhã, ontem. O desenho é para ser lido, como um poema. (Adaptado de: MORAIS, F.Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.120.) Com base na imagem (Fig. 2), no texto e nos conhecimentos sobre artes, considere as afirmativas a seguir. I. A imagem é de caráter orgânico, e o olhar sobre ela é reiterado pelos feixes de linhas organizados em ciclos e pelos demais aspectos formais e simbólicos. II. O desenho pode derivar de procedimentos com temporalidades diversas, do mais rápido e sutil até o mais demorado, com camadas subsequentes de elaboração. III. O desenho rompe com as hierarquias porque se institui, sobretudo nas vanguardas, como meio completo de expressão. IV. Tanto o texto quanto a imagem evidenciam o caráter singular do desenho que, através dos tempos, passou a ser compreendido como determinante do que viria a ser a pintura. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Considerando os processos de reprodução por técnicas de gravura, assinale a(s) alternativa(s) em que todos os termos designam de forma correta tais processos.

01) Decupagem e frottage.
02) Baixo-relevo e dripping.
04) Água-forte e xilografia.
08) Assemblage e pátina.
16) Litografia e ponta-seca.

Assinale a(s) alternativa(s) em que as cores pigmentos ocupam posições diametralmente opostas no círculo cromático.

01) Azul e amarelo.
02) Amarelo e violeta.
04) Vermelho e laranja.
08) Verde e amarelo.
16) Azul e laranja.

Sobre a relação entre arte e política, assinale o que for correto.

8. (UEM – 2017) Em relação às Artes Visuais, assinale o que for correto. 01) Artes visuais são as manifestações artísticas que abrangem o sentido da visão. Dentre elas temos a Pintura, a Escultura, o Desenho e a Fotografia. 02) São elementos visuais básicos: ponto, linha, forma e cor. 04) As dimensões tradicionais do espaço são: altura, largura e lateralidade. 08) A Pintura, o Desenho e a Fotografia são artes consideradas bidimensionais, pois são compostas apenas por duas dimensões. 16) Das manifestações visuais tridimensionais conhecidas da pré-história, as mais antigas são as esculturas feitas em barro ou em argila.
01) Artes visuais são as manifestações artísticas que abrangem o sentido da visão. Dentre elas temos a Pintura, a Escultura, o Desenho e a Fotografia.
02) São elementos visuais básicos: ponto, linha, forma e cor.
04) As dimensões tradicionais do espaço são: altura, largura e lateralidade.
08) A Pintura, o Desenho e a Fotografia são artes consideradas bidimensionais, pois são compostas apenas por duas dimensões.
16) Das manifestações visuais tridimensionais conhecidas da pré-história, as mais antigas são as esculturas feitas em barro ou em argila.

9. (UEM – 2017) Sobre as cores, assinale o que for correto. 01) As cores primárias pigmento são classificadas em vermelho, azul e amarelo ou em magenta, amarelo e ciano. 02) As cores branca e preta são consideradas neutras, e uma das características da cor preta é a soma de todas as cores da cor-pigmento. 04) As cores são classificadas em quentes e em frias, por exemplo, a cor azul é considerada fria, e a vermelha, cor quente. 08) As cores escuras, utilizadas nos tetos dos ambientes, contribuem para a reflexão da luz, proporcionando amplitude espacial. 16) As cores secundárias pigmento são obtidas a partir da soma ou da mistura de duas cores primárias pigmento.
01) As cores primárias pigmento são classificadas em vermelho, azul e amarelo ou em magenta, amarelo e ciano.
02) As cores branca e preta são consideradas neutras, e uma das características da cor preta é a soma de todas as cores da cor-pigmento.
04) As cores são classificadas em quentes e em frias, por exemplo, a cor azul é considerada fria, e a vermelha, cor quente.
08) As cores escuras, utilizadas nos tetos dos ambientes, contribuem para a reflexão da luz, proporcionando amplitude espacial.
16) As cores secundárias pigmento são obtidas a partir da soma ou da mistura de duas cores primárias pigmento.

12. (UNCISAL – 2019) Ao se restringir à representação do fantástico, a xilogravura (nas gráficas do interior do Nordeste) sensibilizou a elite cultural, passando a ser tema de reportagens em revistas e em jornais e a ter projeção no mercado urbano. Retratando a fantasia sertaneja, a gravura popular ganhou personalidade própria, agigantou-se e desvinculou-se do folheto (literatura de cordel). Tornou-se o mais importante meio de expressão plástica da cultura rural nordestina. À luz da gravura do pernambucano José Francisco Borges e do trecho do texto de Jeová Franklin, concernente às transformações sofridas pela gravura realizada com matriz de madeira no Nordeste brasileiro, entre as décadas de 60 e 70 do século passado, compreende-se que o processo de autonomização da xilogravura nordestina como obra de arte promoveu a) o valor artístico dessa “expressão plástica”, desvinculando-o da cultura popular. b) o valor artístico dessa “expressão plástica”, restringindo-o à “elite cultural”. c) o reconhecimento do valor artístico dessa “expressão plástica” por diferentes grupos sociais. d) a modificação do valor artístico dessa “expressão plástica” pela “projeção no mercado urbano”. e) o reconhecimento do valor artístico dessa “expressão plástica” restrito ao seu grupo social de origem.
Ao se restringir à representação do fantástico, a xilogravura (nas gráficas do interior do Nordeste) sensibilizou a elite cultural, passando a ser tema de reportagens em revistas e em jornais e a ter projeção no mercado urbano. Retratando a fantasia sertaneja, a gravura popular ganhou personalidade própria, agigantou-se e desvinculou-se do folheto (literatura de cordel). Tornou-se o mais importante meio de expressão plástica da cultura rural nordestina. À luz da gravura do pernambucano José Francisco Borges e do trecho do texto de Jeová Franklin, concernente às transformações sofridas pela gravura realizada com matriz de madeira no Nordeste brasileiro, entre as décadas de 60 e 70 do século passado, compreende-se que o processo de autonomização da xilogravura nordestina como obra de arte promoveu
a) o valor artístico dessa “expressão plástica”, desvinculando-o da cultura popular.
b) o valor artístico dessa “expressão plástica”, restringindo-o à “elite cultural”.
c) o reconhecimento do valor artístico dessa “expressão plástica” por diferentes grupos sociais.
d) a modificação do valor artístico dessa “expressão plástica” pela “projeção no mercado urbano”.
e) o reconhecimento do valor artístico dessa “expressão plástica” restrito ao seu grupo social de origem.

14. (UNICENTRO – 2020) O tipo de pintura e fotografia apresentado em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos, se refere à arte de pintar, desenhar e fotografar composições desse gênero. A esse gênero surgido na Grécia, podendo ser visto em afrescos encontrados nas ruínas de Pompeia, dá-se o nome de
O tipo de pintura e fotografia apresentado em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos, se refere à arte de pintar, desenhar e fotografar composições desse gênero. A esse gênero surgido na Grécia, podendo ser visto em afrescos encontrados nas ruínas de Pompeia, dá-se o nome de

Mais conteúdos dessa disciplina