Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Na Inglaterra por volta de 1900, uma série de experimentos realizados por cientistas, como Sir Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937), estabeleceu um modelo do átomo que serviu de base à teoria atômica. Atualmente, sabe-se que três partículas subatômicas são os constituintes da maior parte dos átomos: próton, nêutrons e elétrons. Desta forma, o átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons possui número atômico e número de massa, sequencialmente, igual a:

a) 17 e 18
b) 34 e 52
c) 17 e 17
d) 17 e 35
e) 35 e 17
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O átomo em questão possui 17 prótons (número atômico) e 35 nêutrons e elétrons (número de massa), portanto a alternativa correta é a letra D) 17 e 35.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Qual era a concepção dos filósofos pré-Socráticos sobre a constituição da matéria?

Anteriormente a Lavoisier, Robert Boyle já publicava suas intervenções contra as ideias alquimistas, como em seu livro O Químico Cético: "marinheiros da frota de Társis de Salomão, que trouxeram para casa... não somente ouro, prata e marfim, mas também pavões e macacos", e que qualquer uma de suas teorias "são como as penas de pavão... muito coloridas, mas não são sólidas ou úteis, ou, como macacos, que possuem uma aparência racional, mas que é manchada por alguma bobagem ou outra que os fazem parecer ridículos". Portanto, os trabalhos elaborados, principalmente por Boyle e por Lavoisier, fundamentaram a ciência empírica experimental Química, que apresenta como pareceres obrigatórios: experimentação, elaboração de teoria, criação de leis e regras e construção de modelos. Qual é o modelo atômico elaborado por John Dalton?

a) Modelo Atômico de Dalton.
b) Modelo Atômico de Thomson.
c) Modelo Atômico de Rutherford.

Rutherford previa a solução para esse problema e imaginava que no núcleo deveriam existir partícula sem carga, que seriam responsáveis por apaziguar a repulsão entre os prótons. Essa hipótese foi confirmada, em 1932, por seu aluno James Chadwick.

9 prótons, teria 9 elétrons, se fosse neutro. Portanto, 9 + 1 = 10 elétrons. (FAMERP SP/2018) O íon ????????2+20 40 e o átomo ????????1840 apresentam o mesmo número a) de massa e de elétrons. b) atômico e de elétrons. c) de massa e de nêutrons. d) atômico e de massa. e) atômico e de nêutrons.

a) de massa e de elétrons.
b) atômico e de elétrons.
c) de massa e de nêutrons.
d) atômico e de massa.
e) atômico e de nêutrons.

Um determinado átomo 80X possui 40 nêutrons e é isótopo de Y que tem em sua estrutura 38 nêutrons. Sendo que, Y é isóbaro de Z, cujo cátion trivalente tem 35 elétrons. Através dessas informações, determine, respectivamente, o número atômico de X, o número de massa de Y e o número de nêutrons dos isótonos de Z.

a) 40, 68 e 46
b) 40, 98 e 40
c) 40, 78 e 46
d) 40, 68 e 40
e) 40, 78 e 40

Qual das opções a seguir representa a quantidade de elétrons na camada de valência?

b) o número de elétrons por camada.
c) a quantidade de elétrons na camada de valência.
d) o subnível mais externo.
e) o subnível mais energético.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a

a) utilização de água.
b) absorção de fótons.
c) formação de gás oxigênio.
d) proliferação dos cloroplastos.
e) captação de dióxido de carbono.

Mais conteúdos dessa disciplina