Buscar

49) (VUNESP-2007) O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo....

49) (VUNESP-2007) O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo. (...) Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 km3/ano, sendo que desta, 40 km3/ano constituem o potencial explorável sem riscos para o sistema aqüífero. Sua área de recarga (...) é a mais vulnerável e deve ser objeto de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação do aqüífero. Sobre o aqüífero e o ciclo da água, pode-se dizer que:

a) a água acumulada no aqüífero Guarani, se não extraída pelo homem, permanece indisponível para a realização do ciclo da água.
b) sendo reabastecido continuamente com água da chuva, o aqüífero Guarani é uma fonte inesgotável de água, sendo desnecessário o controle de sua exploração.
c) quando a água do aqüífero Guarani é utilizada para irrigação da lavoura, passa a compor o ciclo longo da água.
d) as águas do aqüífero Guarani são de excelente qualidade para o consumo doméstico, pois esse depósito é abastecido por rios ainda não poluídos.
e) assim como o petróleo, as águas do aqüífero Guarani constituem um recurso subterrâneo não renovável.

Essa pergunta também está no material:

exercicios ciclos biogeoquimicos
13 pág.

Biologia Usp - PiracicabaUsp - Piracicaba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) quando a água do aqüífero Guarani é utilizada para irrigação da lavoura, passa a compor o ciclo longo da água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais