Buscar

Nos últimos dias tem sido discutido no Supremo Tribunal Federal a autorização para o uso do amianto no Brasil. a) O que é o amianto? (0,5) R.: É um...

Nos últimos dias tem sido discutido no Supremo Tribunal Federal a autorização para o uso do amianto no Brasil.
a) O que é o amianto? (0,5)
R.: É um mineral fibroso com elevada resistência térmica e utilizado, especialmente no passado, na fabricação de telhas, caixas d´água, pastilhas de freio etc. Também é conhecido como asbesto.
b) A qual(is) tipo(s) de risco está sujeito o trabalhador que processa o amianto? Por que? (0,5)
R.: Risco químico. Porque é um tipo de material que, em contato com o corpo humano, interage com sua estrutura, levando ao surgimento de doenças.
c) Descreva os tipos de lesões que os trabalhadores que processam esse material podem desenvolver? (1,0)
R.: A inalação das fibras desse material causa inflamações no trato respiratório. Ele também pode afetar as células, alterando o DNA das mesmas, o que leva ao surgimento de câncer, especialmente do aparelho respiratório.
d) Há dois tipos de amianto: “anfibólio” e “crisólita”. Qual deles sujeita o trabalhador a maior risco? Por que? (0,5)
R.: Anfibólio. Porque é o tipo de amianto cujas fibras são duras e pontiagudas. As fibras do crisólita tem pontas arredondadas e são maleáveis. Dessa forma, as fibras do anfibólio penetram com mais frequência e agressividade na estrutura do corpo.
e) Qual foi a decisão do STF em relação ao uso do amianto no Brasil? (0,5)
R.: O STF ratificou a proibição do uso e da comercialização do amianto no estado de São Paulo. Parte dos ministros interpreta que tal medida implica na proibição do uso e comercialização em todos os estados que aprovaram leis nesse sentido. Outros interpretam que tal proibição se aplica a todo território nacional.

Essa pergunta também está no material:

gabarito AD2
4 pág.

Engenharia de Segurança do Trabalho Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta não está clara. Você gostaria que eu fizesse algum comentário ou esclarecimento sobre o texto que você compartilhou?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais