Buscar

As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especi...

As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados.

Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01.

a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta.
b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas?

Essa pergunta também está no material:

04 05 (Lista - Embriologia)
6 pág.

Enem Instituto SaberInstituto Saber

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A fase em que se pode obter o maior número de células-tronco é a fase de blastocisto, que ocorre cerca de 5 dias após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Nessa fase, o embrião é composto por cerca de 100 células e as células-tronco são encontradas no interior da massa celular interna do blastocisto. b) Para originar células da musculatura cardíaca, as células-tronco devem ser diferenciadas em células do mesoderma. Já para originar células hepáticas, as células-tronco devem ser diferenciadas em células do endoderma.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais