Logo Passei Direto
Buscar
19. (Pucrs 2008) O blastóporo constitui-se em um poro que surge no desenvolvimento embrionário de animais, em processo denominado de gastrulação. Esta característica permite dividir os metazoários em dois grandes grupos. Nos protostomados, a boca embrionária deriva do blastóporo. Nos deuterostomados, a boca apresenta uma origem secundária. São exemplos de prostostomados e deuterostomados, respectivamente:
a) Annelida e Mollusca.
b) Arthopoda e Mollusca.
c) Equinodermata e Chordata.
d) Mollusca e Echinodermata.
e) Chordata e Annelida.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) Equinodermata e Chordata. Nos protostomados, a boca embrionária deriva do blastóporo, enquanto nos deuterostomados, a boca apresenta uma origem secundária. Os equinodermos e as cordas são exemplos de deuterostomados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Upe-ssa 1 2017) Observe a figura com os cortes transversais do corpo de animais triblásticos (representados por números romanos; os números em arábico correspondem aos folhetos embrionários e às cavidades) e alguns exemplares (representados por letras). Assinale a alternativa que apresente a CORRETA correspondência entre os cortes, seu detalhamento e os exemplos de animais.

a) I – acelomado; 1 – endoderma, 2 – mesoderma, 3 – celoma, 4 – ectoderma; os anelídeos o representam em B – minhoca.
b) I – celomado; 1 – endoderma, 2 – mesoderma, 3 – celoma, 4 – ectoderma; os cordados o representam em A – nematelminto.
c) II – acelomado; 1 – endoderma, 2 – mesoderma, 3 – ectoderma; os platelmintos os representam em C – planárias de água doce.
d) II – pseudocelomado; 1 – endoderma, 2 – pseudoceloma, 3 – mesoderma; os nematódeos os representam em B – tênias ou solitárias.
e) III – pseudocelomado; 1 – ectoderma, 2 – pseudoceloma, 3 – mesoderma, 4 – endoderma; os hirudíneos o representam em A – sanguessuga.

(Uece 2009) Leia atentamente as informações a seguir: "O processo de clonagem em seres como bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução através do processo de bipartição ou cissiparidade pode ser frequentemente observado na natureza. No caso dos seres humanos, podemos considerar gêmeos univitelinos como clones naturais, pois esses indivíduos compartilham as mesmas características genéticas, originárias da divisão do óvulo fecundado. Porém, foi somente no ano de 1996 que a comunidade científica demonstrou ser possível produzir clones de animais em laboratório, quando o embriologista Ian Wilmut, do Instituto de Embriologia Roslin, na Escócia, conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais, como bois, cavalos, ratos e porcos, foram clonados." É correto considerar que a clonagem artificial de animais consiste em
a) introduzir, dentro do óvulo de uma fêmea de determinada espécie, um espermatozoide de um macho da mesma espécie.
b) retirar e descartar o núcleo de uma célula somática de uma fêmea de determinada espécie e injetar, nesta célula anucleada, o núcleo de uma célula ovo da mesma espécie.
c) retirar e descartar o núcleo do óvulo de uma fêmea de determinada espécie e injetar, neste óvulo anucleado, o núcleo de uma célula somática de um indivíduo da mesma espécie.
d) introduzir o núcleo de uma célula somática retirado de uma fêmea dentro de um óvulo retirado dessa mesma fêmea.

Mais conteúdos dessa disciplina