Buscar

Dentre os conceitos sociológicos construídos por Max Weber para compreender a vida social, figura o de tipo ideal. Sobre o conceito de tipo ideal e...

Dentre os conceitos sociológicos construídos por Max Weber para compreender a vida social, figura o de tipo ideal. Sobre o conceito de tipo ideal em Max Weber, é correto afirmar que

01) O tipo ideal é uma construção teórica que busca representar a realidade social de forma exata e precisa, sem margem para interpretações ou generalizações.
02) Os tipos ideais são modelos abstratos que representam de forma idealizada as características mais relevantes de um fenômeno social, permitindo a compreensão e análise da realidade.
04) Os tipos ideais são construções empíricas baseadas em observações diretas da realidade social, sem a necessidade de abstração ou generalização.
08) Os tipos ideais são utilizados por Weber como ferramentas para a compreensão da realidade social, mas não devem ser confundidos com a realidade concreta.
16) Os tipos ideais são construções teóricas que buscam representar a realidade social de forma normativa, estabelecendo padrões ideais de comportamento e organização social.

Essa pergunta também está no material:

08 12 Filosofia Caderno 4 [Hexa]
36 pág.

Enem Colegio Pedro IIColegio Pedro II

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 02) Os tipos ideais são modelos abstratos que representam de forma idealizada as características mais relevantes de um fenômeno social, permitindo a compreensão e análise da realidade. O tipo ideal é uma construção teórica que busca representar a realidade social de forma abstrata e idealizada, permitindo a compreensão e análise da realidade. Ele é uma ferramenta metodológica utilizada por Weber para entender a complexidade da vida social, permitindo a comparação entre diferentes fenômenos sociais e a identificação de suas características mais relevantes. O tipo ideal não é uma representação exata da realidade, mas sim uma construção teórica que permite a compreensão e análise da realidade social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais