Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
2.(Unesp 2019) – São uma formosura os governantes que tu modelaste, como se fosses um estatuário, ó Sócrates! [...] – Ora pois! Concordais que não são inteiramente utopias o que estivemos a dizer sobre a cidade e a constituição; que, embora difíceis, eram de algum modo possíveis, mas não de outra maneira que não seja a que dissemos, quando os governantes, um ou vários, forem filósofos verdadeiros, que desprezem as honrarias atuais, por as considerarem impróprias de um homem livre e destituídas de valor, mas, por outro lado, que atribuem a máxima importância à retidão e às honrarias que dela derivam, e consideram o mais alto e o mais necessário dos bens a justiça, à qual servirão e farão prosperar, organizando assim a sua cidade? (Platão. A República, 1987.) O texto, concluído na primeira metade do século IV a.C., caracteriza

a) a predominância das atividades econômicas rurais sobre as urbanas e enfatiza o primado da racionalidade.
b) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria.
c) o caráter aristocrático da pólis durante o período das tiranias em Atenas e defende o princípio da igualdade social.
d) a estruturação social da pólis e destaca a importância da democracia, consolidada durante o período de Clístenes.
e) a importância da ação de legisladores, como Drácon e Sólon em Atenas, e apoia a consolidação da militarização espartana.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao texto de Platão, que discute a importância da justiça e da sabedoria na organização da cidade e do governo. a) A predominância das atividades econômicas rurais sobre as urbanas e enfatiza o primado da racionalidade. - Esta opção não se relaciona diretamente com o foco do texto, que é sobre governantes e justiça. b) A organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria. - Esta opção se alinha bem com a ideia central do texto, que fala sobre governantes filósofos que valorizam a justiça. c) O caráter aristocrático da pólis durante o período das tiranias em Atenas e defende o princípio da igualdade social. - O texto não menciona tiranias ou igualdade social, mas sim a importância da justiça. d) A estruturação social da pólis e destaca a importância da democracia, consolidada durante o período de Clístenes. - O texto não aborda a democracia, mas sim um governo baseado na sabedoria e justiça. e) A importância da ação de legisladores, como Drácon e Sólon em Atenas, e apoia a consolidação da militarização espartana. - Esta opção não se relaciona com o tema do texto, que é mais filosófico e ético. Diante da análise, a alternativa correta é: b) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria. O texto é um trecho da obra "A República" de Platão, que apresenta a ideia de que a cidade ideal seria aquela governada por filósofos, que teriam como objetivo principal a busca pela justiça e pela sabedoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

11.(Espcex (Aman) 2019) Em 1834, numa tentativa de harmonizar as diversas forças em conflito no País, grupos políticos, como o dos moderados, promoveram uma reforma na Constituição do Império, mediante a promulgação do Ato Adicional. Observe os enunciados abaixo.

I. Criação do Conselho de Estado.
II. Criação das Assembleias Legislativas provinciais.
III. A regência deixava de ser trina para se tornar una.
IV. Fundação do Clube da Maioridade.

Assinale a opção em as afirmativas estão relacionadas ao Ato Adicional.

a) I e II b) II e IV c) II e III
d) I e IV e) III e IV

a) I e II
b) II e IV
c) II e III
d) I e IV
e) III e IV

12.(Upf 2019) É praticamente um consenso historiográfico a interpretação de que onde houve escravidão, houve resistência. Os escravos jamais se conformaram com a perda da liberdade e as rebeliões representaram a principal forma de resistência coletiva.
Sobre o tema, responda: qual foi a maior revolta de cativos no Brasil, liderada por escravos muçulmanos, tendo a participação de africanos e crioulos, escravos e libertos, atingindo mobilização de cerca de 600 revoltosos?

a) Revolta de João Congo.
b) Revolta de Nazaré das Farinhas.
c) Levante dos Malês.
d) Insurreição do Haiti.
e) Revolta de Carrancas.

a) Revolta de João Congo.
b) Revolta de Nazaré das Farinhas.
c) Levante dos Malês.
d) Insurreição do Haiti.
e) Revolta de Carrancas.

Mais conteúdos dessa disciplina