Buscar

A avaliação da função renal apresenta elevada importância no diagnóstico e no prognóstico das doenças renais, assim como no acompanhamento do pacie...

A avaliação da função renal apresenta elevada importância no diagnóstico e no prognóstico das doenças renais, assim como no acompanhamento do paciente com disfunção renal. Em relação aos marcadores de lesão renal e aos distúrbios da função renal, assinale a alternativa correta:
A cistatina C é considerada um marcador de suma importância e específico em casos de disfunção renal aguda e crônica, entretanto sofre interferência de fatores como sexo e raça, além de apresentar um menor custo em relação a outros marcadores.
A nefropatia diabética é uma complicação crônica muito frequente, iniciada com a lesão dos glomérulos (glomerulopatia diabética), que pode levar a perda de proteínas pela urina, ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, a Insuficiência Renal Crônica.
A creatinina é um dos marcadores de lesão renal mais utilizados, indicador principal da nefropatia diabética, porém não é recomendado para estimar a taxa de filtração glomerular (TFG).
a) II e IV.
b) I e II.
c) I e III.
d) I e IV.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Solicitação e interpretação de exames laboratoriais grupo sanar
16 pág.

Imunologia- Farmacia Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) II e IV". A cistatina C é um marcador de lesão renal de suma importância e específico em casos de disfunção renal aguda e crônica, entretanto sofre interferência de fatores como sexo e raça, além de apresentar um menor custo em relação a outros marcadores. Já a creatinina é um dos marcadores de lesão renal mais utilizados, indicador principal da nefropatia diabética, porém não é recomendado para estimar a taxa de filtração glomerular (TFG).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais