Buscar

A anemia megaloblástica apresenta baixa prevalência e é caracterizada pelo aumento de todas as células do corpo, inclusive as células da medula óss...

A anemia megaloblástica apresenta baixa prevalência e é caracterizada pelo aumento de todas as células do corpo, inclusive as células da medula óssea. Em relação ao laudo de um paciente com anemia megaloblástica é correto afirmar:
O tamanho da célula da hemácia é considerado o achado mais marcante na anemia megaloblástica, por isso essa anemia é considerada microcítica, devido a deficiência da medula óssea em sintetizar o DNA e assim, consequentemente, a célula perde a capacidade de divisão celular, ficando com tamanho reduzido.
No hemograma de um paciente com anemia megaloblástica, os valores de CHCM estarão aumentados, visto que, se a hemácia apresenta um tamanho maior, a síntese de hemoglobina será maior também para poder preencher toda a célula.
No esfregaço periférico da amostra sanguínea de um paciente com anemia megaloblástica, apesar do aumento do tamanho das hemácias, estas estruturas permanecem sempre com formato normal, arredondado, por isso a poiquilocitose não faz parte das características deste tipo de anemia.
3-2-1-4.
3-4-1-2.
1-3-4-2.
4-1-2-3.
1-2-4-3.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Solicitação e interpretação de exames laboratoriais grupo sanar
16 pág.

Imunologia- Farmacia Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: 3-4-1-2. Explicação: - A primeira afirmação está incorreta, pois a anemia megaloblástica é caracterizada por células maiores, sendo considerada macrocítica. - A segunda afirmação também está incorreta, pois o CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) estará diminuído na anemia megaloblástica, devido à síntese inadequada de hemoglobina. - A terceira afirmação está correta, pois apesar do aumento do tamanho das hemácias, elas mantêm sua forma normal, arredondada, e a poiquilocitose não é uma característica da anemia megaloblástica. - A quarta afirmação está correta, pois segue a ordem correta das afirmações verdadeiras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais