Buscar

Considere que, hipoteticamente, a atividade do trabalhador que foi vítima do lamentável acidente tivesse anteriormente sido caracterizada como peri...

Considere que, hipoteticamente, a atividade do trabalhador que foi vítima do lamentável acidente tivesse anteriormente sido caracterizada como periculosa, nos termos da legislação vigente. Nesse caso, avalie as seguintes proposições:

I – O trabalhador que exerça atividade considerada perigosa nos termos da legislação pertinente faz jus ao recebimento do adicional de periculosidade incidente na porcentagem de 30% sobre seu salário nominal.

PORQUE

II – O trabalhador, estando exposto às atividades consideradas perigosas, tem sua integridade física exposta habitualmente a risco, de forma que o pagamento regular do respectivo adicional afastará indenizações no caso da concretização de um acidente, pois o adicional é remunerado ao trabalhador com a finalidade de ressarcir antecipadamente tais eventos indesejados.

Podemos dizer que estão corretas as seguintes asserções:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é justificativa da asserção I.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Teste Aula 08 ESIGICASDA-2303-
13 pág.

Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho SENAC EADSENAC EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. O trabalhador que exerce atividade considerada perigosa tem direito ao adicional de periculosidade, que é um acréscimo de 30% sobre o salário nominal, conforme previsto na legislação trabalhista. No entanto, o pagamento do adicional não afasta a possibilidade de indenização em caso de acidente de trabalho, pois o adicional tem caráter preventivo e não indenizatório.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais