Buscar

No dia 3 de maio de 2016, o teatro, as artes visuais e a dança foram incorporadas ao currículo do ensino básico brasileiro, a partir da Lei nº 1327...

No dia 3 de maio de 2016, o teatro, as artes visuais e a dança foram incorporadas ao currículo do ensino básico brasileiro, a partir da Lei nº 13278/2016. Até então, apenas a música era componente “obrigatório, mas não exclusivo” do ensino de arte, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sobre as expressões artísticas no ambiente escolar, NÃO é correto afirmar:
Grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade. É importante ressaltar que, ao interpretar as manifestações artísticas, você amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva.
Barbosa (2017), uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil, reforça o perfil da arte nas escolas, afirmando que a arte não é um babado cultural, um penduricalho no currículo, muito menos um enfeite para botar em parede.
Pela arte, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor.
É absolutamente importante que, crianças e adolescentes tenham contato com a arte. Primeiramente, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional.
A criança, só depois de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial.
1. Grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade. É importante ressaltar que, ao interpretar as manifestações artísticas, você amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva.
2. Barbosa (2017), uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil, reforça o perfil da arte nas escolas, afirmando que a arte não é um babado cultural, um penduricalho no currículo, muito menos um enfeite para botar em parede.
3. Pela arte, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor.
4. É absolutamente importante que, crianças e adolescentes tenham contato com a arte. Primeiramente, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional.
5. A criança, só depois de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial.

Essa pergunta também está no material:

MET ENS ARTES_AV2_ONLINE-28 09 2020
10 pág.

Metodologia do Ensino de Artes Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação incorreta é a número 5. A criança não precisa necessariamente aprender a ler e escrever para reagir positivamente aos estímulos artísticos, pois a arte pode ser uma forma de expressão e comunicação desde a primeira infância. Além disso, a arte pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais