Buscar

Acerca da migração dos componentes da embalagem plástica para os alimentos, assinale a alternativa correta. A- Os constituintes das embalagens plás...

Acerca da migração dos componentes da embalagem plástica para os alimentos, assinale a alternativa correta.
A- Os constituintes das embalagens plásticas são inertes e, portanto, não representam risco toxicológico aos consumidores.
B- A temperatura, a umidade e o tempo decorrido de estocagem dos alimentos determinam a taxa de incorporação dos componentes da embalagem plástica para os comestíveis, sendo irrelevantes as propriedades físico-químicas do alimento.
C- A exposição aguda e crônica aos migrantes da embalagem plástica para os alimentos é insignificativa.
D- Os principais contaminantes dos alimentos, provenientes das embalagens plásticas, são os solventes inorgânicos, as micotoxinas e os metais tóxicos residuais.
E- O controle estrito da incorporação de substâncias químicas das embalagens aos produtos alimentícios tem a finalidade de avaliar a adequação da embalagem, a taxa de migração dos compostos contaminantes e sua interferência nas características sensoriais dos alimentos.
A alternativa E está correta. Os compostos químicos que migram de embalagens (principalmente as de plástico) para o produto embalado são classificados como contaminantes indiretos. A taxa desse tipo de contaminante deve ser rigorosamente controlada, uma vez que, mesmo que liberem apenas pequenas quantidades que não são nocivas imediatamente ao organismo, a longo prazo a exposição a alimentos contaminados com essas substâncias pode gerar efeitos tóxicos.

Essa pergunta também está no material:

Toxicologia Ambiental e Dos Alimentos (Módulo 3)
1 pág.

Toxicologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E. O controle estrito da incorporação de substâncias químicas das embalagens aos produtos alimentícios tem a finalidade de avaliar a adequação da embalagem, a taxa de migração dos compostos contaminantes e sua interferência nas características sensoriais dos alimentos. Os compostos químicos que migram de embalagens (principalmente as de plástico) para o produto embalado são classificados como contaminantes indiretos. A taxa desse tipo de contaminante deve ser rigorosamente controlada, uma vez que, mesmo que liberem apenas pequenas quantidades que não são nocivas imediatamente ao organismo, a longo prazo a exposição a alimentos contaminados com essas substâncias pode gerar efeitos tóxicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais