Buscar

O período árcade no Brasil coincide com diversos fatos históricos, essenciais para a formação da identidade nacional. Dessa forma, você, como futur...

O período árcade no Brasil coincide com diversos fatos históricos, essenciais para a formação da identidade nacional. Dessa forma, você, como futuro professor de Literatura Brasileira, ficou responsável por apresentar uma breve fala sobre esse período em uma aula para alunos do Ensino Médio: Para desenvolver a atividade, pesquise e desenvolva uma breve apresentação das principais características estilísticas e uma resumo dos fatores históricos: a) apresente para o seu público as características que evidenciaram esse período literário: b) aborde os fatores históricos e como eles podem ser percebidos em alguma obra. Selecione um trecho para exemplificar.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O período árcade no Brasil, também conhecido como Neoclassicismo, ocorreu no século XVIII e foi marcado por uma busca pela simplicidade e clareza na escrita, além de uma valorização da razão e da natureza. Entre as principais características estilísticas, podemos destacar o uso de formas poéticas fixas, como o soneto, e a presença de temas bucólicos e pastoris. Historicamente, o período árcade coincide com a Inconfidência Mineira, movimento de caráter separatista que ocorreu em Minas Gerais em 1789. Essa influência pode ser percebida na obra "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, que apresenta um tom político e uma crítica à sociedade da época. Um trecho que exemplifica essa influência é: "Ah! Quem pudera livre ser, / De amor e leis senhor, / Que a vida em tal estado é viver / Entre o contentamento e amor." É importante ressaltar que o período árcade no Brasil também foi influenciado pelo Iluminismo, movimento filosófico que defendia a razão e a liberdade individual.

0
Dislike0
User badge image

Edcarla Maria Silva dos Santos

Padrão de resposta esperado

a) O arcadismo no Brasil teve forte influência europeia, tanto por meio da apropriação de técnicas e temas típicos do arcadismo europeu quanto por meio de inspirações no Iluminismo francês. Em sua face lírica, os poemas árcades eram escritos segundo os seguintes preceitos latinos:

Inutilia truncat (cortar o inútil): Segundo esse preceito, a poesia deveria abandonar a linguagem rebuscada, típica do movimento estético anterior, o Barroco. Deixando para trás os paradoxos, antíteses e jogos sintáticos da arte barroca, o arcadismo prezava por uma linguagem simples e clara.

Carpe diem (aproveitar o dia): Para os árcades, para que o homem atingisse a plenitude, era necessário viver o presente, em harmonia com a natureza, como um pastor de ovelhas ou um vaqueiro. A vida simples do campo e a possibilidade do ócio produtivo, ou seja, do respeito à necessidade de descanso para produzir grandes obras, eram muito valorizados no neoclassicismo.

Fugere urbem (fugir da cidade): A cidade era vista, segundo a perspectiva dos árcades, como um espaço negativo, cheio de ilusões e conflitos, no qual o homem não poderia atingir sua plenitude. Por conta disso, seria necessário fugir do ambiente urbano.

Locus amoenus (lugar ameno): Como uma espécie de resposta ao preceito anterior (fugere urbem), o locus amoenus aponta para o campo, espaço bucólico, como sendo o ideal para que o homem encontre sua plenitude, longe das ilusões e conflitos criados pela cidade.

Aurea mediocritas (equilíbrio do ouro): Segundo os escritores do arcadismo, uma vida de luxo e ostentação, típica dos ambientes urbanos, deveria ser evitada. O preceito Aurea mediocritas discorre justamente sobre essa visão de mundo, apontando que os poetas deveriam exaltar uma vida simples, sem miséria ou riqueza, mas com equilíbrio.

b)

O Arcadismo no Brasil foi um movimento literário que ocorreu durante a segunda metade do século XVIII, em nosso país. Historicamente, essa escola literária ocorreu ao mesmo tempo em que houve o período da mineração no Brasil Colonial.

Especificamente em Minas Gerais, na região de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto, vários dos principais escritores árcades viveram. Em verdade, dois dos autores, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, foram presos por participarem da Inconfidência Mineira, movimento separatista que se revoltava diante da cobrança abusiva de impostos pela coroa portuguesa. Tomás Antônio Gonzaga foi exilado em Moçambique e Cláudio Manuel da Costa, segundo fontes oficiais, suicidou-se na prisão.

No trecho do poema abaixo, de Tomás Antônio Gonzaga, retirado do li vro "Marília de Dirceu" é possível reconhecer elementos que remetem à mineração das Minas Gerais, feita por escravos, para enriquecer a metrópole(Portugal) em detrimento da colônia(Brasil):

Tu não verás Marília, cem cativos

tirarem o cascalho e a rica terra,

ou dos cercos dos rios caudalosos,

ou da mina serra.


Não verás separar ao hábil negro

do pesado esmeril a grossa areia;

e já brilharem os granetes de ouro

no fundo da bateia.


Não verás derrubar os virgens matos,

queimar as capoeiras inda novas,

servir de adubo à terra a fértil cinza,

lançar os grãos nas covas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina