Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Um objeto é posicionado no eixo principal, a 36,0 cm de distância de um espelho esférico côncavo com raio de curvatura 50,0 cm. Com o objeto nesta posição, uma imagem real e menor do que o objeto é gerada.
02) Um espelho esférico convexo tem distância focal de 4,10 cm. Quando um objeto é posicionado próximo ao eixo principal, a 10,0 cm do espelho (em frente à face refletora), uma imagem virtual e invertida é formada pelo espelho.
04) Em uma máquina fotográfica digital a luz emitida por um objeto a ser fotografado passa por lentes que conjugam uma imagem virtual projetada em um sensor localizado no fundo da câmera.
08) Uma pessoa possui um problema de visão e precisa usar óculos. Nos olhos desta pessoa, os objetos distantes, que emitem luz na forma de um feixe paralelo, têm suas imagens conjugadas pela córnea e pelo cristalino antes da retina. Para corrigir este tipo de problema é recomendado o uso de lentes divergentes.
16) Uma lanterna é construída utilizando-se um espelho esférico côncavo e uma lente convergente. A lâmpada possui um filamento incandescente muito pequeno. Esta lanterna emite um feixe de luz paralelo. Para isso o filamento da lâmpada é posicionado simultaneamente no foco-objeto da lente e no centro de curvatura do espelho.
08 + 16 = 24.
Justificando os itens falsos:
[01] Falso.
[02] Falso.
[04] Falso.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a [16]. Justificando as alternativas falsas: [01] Falso. A imagem gerada é virtual e maior do que o objeto. [02] Falso. Uma imagem virtual e direita seria formada pelo espelho. [04] Falso. A luz emitida pelo objeto passa por lentes que geram uma imagem real projetada no sensor. [08] Falso. Para corrigir a miopia, é recomendado o uso de lentes convergentes. Portanto, a alternativa correta é a [16], que descreve a construção de uma lanterna utilizando um espelho esférico côncavo e uma lente convergente para emitir um feixe de luz paralelo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O olho humano é um sistema óptico complexo, constituído por vários meios transparentes que são atravessados pela luz. Sobre as diferentes estruturas que compõem o olho humano, o seu funcionamento e as principais anomalias da visão, assinale o que for correto.
01) Na formação das imagens na retina de uma vista normal, o cristalino (lente) funciona como uma lente convergente, formando imagens reais, invertidas e diminuídas.
02) Lentes convergentes, divergentes e cilíndricas podem ser utilizadas para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo, respectivamente.
04) O astigmatismo resulta de uma assimetria na curvatura da córnea ou na curvatura do cristalino. Isso faz com que parte das imagens seja projetada sem nitidez na retina.
08) Um raio de luz que penetra no olho passa, na sequência, pela pupila, pelo humor aquoso, pela córnea, pela lente e pelo corpo vítreo.
16) A função da retina é regular a quantidade de luz que entra no olho e gerar impulsos nervosos por estimulação química.
01 + 04 = 05.
[08] Falsa. A luz penetra nos olhos e passa, na sequência, por: córnea, humor aquoso, pupila, lente, corpo vítreo, retina e nervo óptico.
[16] Falsa. A retina forma a camada mais interna do globo ocular e contém dois tipos de células fotorreceptoras que, através de mudanças químicas celulares, alteram a permeabilidade da membrana, gerando impulsos nervosos até o cérebro: os bastonetes, muito sensíveis à luz, mas que não distinguem cores, apenas preto e branco; e os cones, menos sensíveis à luz, mas que reconhecem cores.

Um anteparo é colocado a 90 cm de um objeto, e uma lente situada entre eles projeta, no anteparo, a imagem do objeto diminuída 2 vezes. Pode-se afirmar que
( ) o objeto está posicionado a 60 cm do centro óptico.
( ) a distância focal da lente é de 20 cm.
( ) a convergência da lente é de 5 dioptrias.
( ) a imagem é real, invertida, menor e está posicionada a 20 cm da lente.
( ) a imagem é virtual, invertida, menor e está posicionada a 20 cm da lente.
Resposta: VVVFF

Mais conteúdos dessa disciplina