Buscar

O tratamento cirúrgico para a remoção de neoplasias mamárias em cães e gatos representa grande casuística na rotina. Sendo assim, é INCORRETO afirm...

O tratamento cirúrgico para a remoção de neoplasias mamárias em cães e gatos representa grande casuística na rotina. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
A) A maioria dos tumores mamários felinos são malignos, como os adenocarcinomas (90%), e geralmente metastatizam precocemente para os linfonodos locais, sendo sempre indicada a mastectomia unilateral ao invés de lumpectomia.
B) As artérias e veias epigástricas superficiais caudais irrigam as glândulas caudais; e o linfonodo axilar drena as três glândulas craniais e o linfonodo inguinal drena as duas glândulas caudais, e há conexões linfáticas entre as glândulas através da linha média, portanto, os linfonodos respectivos às glândulas acometidas devem ser sempre removidos.
C) A ovariosalpingohisterectomia é indicada para previnir recidivas e pode ser realizada no mesmo procedimento cirúrgico, entretanto, deve ser feita anteriormente à mastectomia.
D) Carcinomas inflamatórios devem ser removidos, devido seu prognóstico ser desfavorável pela possibilidade de coagulação intravascular disseminada e metástase torácica.

Essa pergunta também está no material:

Residencia2017_Veterinaria_Prova_Tipo2 UFU
22 pág.

Patologia Geral Faculdade UNICFaculdade UNIC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A, pois a maioria dos tumores mamários felinos são benignos, e não malignos, como os adenocarcinomas. Aproximadamente 85% dos tumores mamários em gatos são benignos, enquanto apenas 15% são malignos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais