Buscar

As doenças infecciosas são causas importantes de perdas reprodutivas em animais de produção. A respeito das provas sorológicas comumente utilizadas...

As doenças infecciosas são causas importantes de perdas reprodutivas em animais de produção. A respeito das provas sorológicas comumente utilizadas para diagnóstico de doenças reprodutivas, assinale a alternativa correta.

A) Para diagnóstico sorológico de leptospirose, o teste de aglutinação microscópica é considerado o padrão de referência. Este teste baseia-se na reação entre o anticorpo presente na amostra de soro do animal e culturas vivas de cada sorovar de Leptospira spp.
B) O diagnóstico confirmatório da brucelose bovina baseia-se em uma prova de aglutinação direta, na qual o antígeno acidificado tamponado reage in vitro com os anticorpos presentes no soro do animal, resultando na formação de grumos.
C) O diagnóstico sorológico da rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR) pode ser realizado por ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay). Este método se baseia na adsorção de partículas do herpesvirus bovino tipo 1 em lâminas de vidro. Em uma segunda etapa, o antígeno é incubado com o soro do animal suspeito. Os anticorpos presentes no soro são detectados com anticorpos anti-IgG bovina (antiglobulina), marcados com fluorseína. A reação é observada em microscópio.
D) O diagnóstico sorológico da neosporose pode ser realizado por imunofluorescência indireta. Este método se baseia na adsorção de antígeno solúvel de Neospora caninum em placas de poliestireno. Em uma segunda etapa, o antígeno é incubado com o soro do animal suspeito. Os anticorpos presentes no soro são detectados com anticorpos anti-IgG bovina (antiglobulina), marcados com peroxidase. A reação positiva resulta em cor, cuja intensidade é aferida em valores de absorbância com espectrofotômetro.

Essa pergunta também está no material:

Residencia2017_Veterinaria_Prova_Tipo2 UFU
22 pág.

Patologia Geral Faculdade UNICFaculdade UNIC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) O diagnóstico sorológico da rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR) pode ser realizado por ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay). Este método se baseia na adsorção de partículas do herpesvirus bovino tipo 1 em lâminas de vidro. Em uma segunda etapa, o antígeno é incubado com o soro do animal suspeito. Os anticorpos presentes no soro são detectados com anticorpos anti-IgG bovina (antiglobulina), marcados com fluorseína. A reação é observada em microscópio. As outras alternativas apresentam informações incorretas. O teste de aglutinação microscópica é utilizado para diagnóstico sorológico de leptospirose, mas não é considerado o padrão de referência. O diagnóstico confirmatório da brucelose bovina é realizado por meio da prova de fixação de complemento, e não por uma prova de aglutinação direta. Já o diagnóstico sorológico da neosporose é realizado por meio da técnica de imunofluorescência indireta, mas os anticorpos anti-IgG bovina são marcados com fluoresceína, e não com peroxidase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais